Criadores do bloco Alcova Libertina lançam o álbum Libertália

Criadores do bloco Alcova Libertina lançam álbum que exalta a liberdade criativa

Disponível nas plataformas digitais em 1o de Junho, “Libertalia” é fruto de uma longa história e amizade e experimentações estéticas

Os corsários mineiros estão de volta, prometendo uma grande revolução artística com o lançamento do álbum “Libertália”, já disponível nas plataformas digitais. Criador do bloco Alcova Libertina, um dos mais destacados do Carnaval de Belo Horizonte, o grupo formado por músicos, pintores, poetas e videomakers de diversos estilos e tendências chega de assalto para bagunçar o conservadorismo sociocultural no país.

 “Libertália” sustenta a utopia pirata em 16 músicas que não se ancoram a nenhum rótulo, numa grande nau de linguagem plural, em que corajosos tripulantes zarpam de uma forte influência do rock e do blues, coletando por onde passam tesouros da chanson française, do samba, do baião, do forró, da música erudita, do punk e de ritmos latinos e do reggae. O que vale é o trabalho coletivo e o amor à liberdade criativa.

 Como bons piratas que não têm papas na língua, o grupo mineiro exibe um arsenal poderoso de temas existenciais e cotidianos, permeados por críticas políticas e ao mercado de arte. Não faltam viagens psicodélicas, letras sarcásticas e poéticas. Uma síntese dessa alquimia bem-sucedida tomou a forma do clipe “Alucinado”,  disponível no YouTube no dia 16 de maio, lançado ao mar como “um grito pelo direito de ser corpo e espírito livres”.

 Rafael Fares resume o trabalho como “uma salada transnacional feita com muitas línguas, português, francês, inglês e espanhol, fruto de um coletivo plural que vive intensamente a experiência de ser filho de Gilberto Gil em viagens mutantes de paisagens radioheadianas, entre cascatas e montanhas, efeitos eletrônicos e maracatus atômicos, profusão de influências dignas da carnavalização antropofágica brasileira”.

O álbum duplo “Libertália” é a esperada conquista de uma trajetória iniciada em 2010, quando amigos de longa data criaram o ateliê Alcova Libertina, logo depois ampliando a sensação de desbunde como um dos protagonistas do Carnaval de BH. A experiência do bloco, junto à vontade de criar e ampliar as possibilidades estéticas, transformou o grupo numa usina incessante de músicas.

 “Compusemos canções dos mais variados estilos, mesclando rock com ritmos brasileiros. Este movimento foi crescendo até o dia que o grupo entendeu que era chegada a hora de juntar tudo num disco. Com músicas dos mais variados gêneros, o Libertália deve ser compreendido como a compilação de uma longa história de amizade, inquietação estética e experiências alucinógenas”, descreve Bruno Leal Medeiros.

 Com a faca nos dentes e sangue nos olhos, eles se puseram a navegar por águas nunca antes conhecidas, desembarcando num lugar paradisíaco representado por Libertália – diz a lenda, um local fundado por piratas, onde se implantou, no século 17, um regime anárquico e comunista. Neste lugar mítico numa ilha da África, os corsários criaram as suas próprias leis, defendendo uma luta em favor dos oprimidos e contra os ricos.

 “Para Marcos Braccini, num momento em que a cultura brasileira parece ser, mais uma vez, aprisionada por um retrocesso conservador, o Libertália é uma ode à liberdade, de criar o que se gosta, com quem se gosta, de ser o que se é, sem apego a rótulos ou estilos consolidados, um disco de experimentações denso e divertido que aponta para o futuro sem deixar a constelação do passado”.

– Instagram

https://www.instagram.com/libertaliaoficial/

Volume I: Lançamento 1 de Junho

Volume II: Lançamento 5 de Outubro

– Vídeos e datas de lançamento

Estrelato: Lançamento dia 9 de Maio –

https://youtu.be/I6FYjUqpa6Q

Alucinado: Lançamento dia 16 de Maio

https://youtu.be/2lfcXMjauwA

Bitter River: Lançamento dia 23 de Maio

https://youtu.be/GL_sSEnQy0E

Uncreated: Canção do Volume II (Lançamento em Outubro)

https://youtu.be/I6wVrML1DDE

Adicionar Comentários

Clique para comentar