Jornadas de Gestão Cultural têm inscrições abertas

Capacitações na área da Cultura são realizadas pela ONG Observatório da Diversidade Cultural em diferentes regiões de BH para democratizar o acesso às atividades

Dar acesso a uma formação profissional de qualidade e capacitar jovens para atuar nos mais diversos setores é também um desafio para a área da Cultura. Se o cenário econômico e as oportunidades de emprego estão cada vez mais competitivos, destacam-se as pessoas com os melhores currículos. O problema é que nem sempre frequentar bons cursos é uma possibilidade real para a maioria e é neste contexto que o Observatório da Diversidade Cultural oferece, gratuitamente, as Jornadas de Gestão Cultural para Jovens. 

Os participantes, que tenham entre 15 e 24 anos, são convidados a pensar como a Cultura pode ser ferramenta efetiva de transformação econômica e social, por meio de estratégias para potencializar ações culturais que visam ao desenvolvimento. Para tornar tudo ainda mais interessante, elas são divididas em três módulos que trazem música, empreendedorismo e as artes visuais, aplicados à metodologia dos encontros.

Quem tiver interesse em participar e ampliar o currículo deve se inscrever no site observatóriodadiversidade.org.br e se atentar aos prazos e vagas limitadas. As edições acontecem em três espaços de diferentes regiões da capital mineira. De 13 a 28 de novembro, no Centro Cultural Esportivo do Betânia, na Região Oeste, toda quarta e quinta-feira, de 18h a 22h; na Região Noroeste, de 4 a 20 de novembro, às segundas e quarta-feiras, no SESC Santa Quitéria, no Carlos Prates, também de 18h a 22h; e na Pampulha, na Escola Municipal Lidia Angélica, nos dias 23, 30 de novembro e 7 de dezembro, de 9h a 17h. 

No total, são 24 horas / aula em cada regional, uma oportunidade gratuita e aberta tanto aos jovens que moram nas regionais ou que sejam de outras regiões, mas tenham disponibilidade para frequentar as atividades nas localidades. Após seleção, a lista com os nomes dos participantes também será divulgada no site do ODC.

Sobre o ODC

Este projeto, do qual fazem parte as atividades, é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e oferecido pelo Observatório da Diversidade Cultural, que há 10 anos realiza pesquisas e leva formação profissional de qualidade e gratuita às pessoas, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade cultural, em Minas Gerais e no interior de São Paulo. O ODC é uma instituição sem fins lucrativos que busca incentivar e realizar pesquisas acadêmicas, construir competências pedagógicas, culturais e gerenciais, além de proporcionar experiências de mediação no campo da diversidade cultural, entendida como elemento estruturante de identidades coletivas abertas ao diálogo e respeito mútuos.