Jéssica Tamietti mostra vídeo de espetáculo de história de mitos de sereia

 Espetáculo solo da multiartista mineira, “Sereias” completa se debruça sobre as variadas facetas e origens de uma das mais famosas figuras míticas; versão inédita da montagem, adaptada para o audiovisual, será publicada no dia 13 de setembro, no YouTube

Do Rio Vermelho, em Salvador, à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Da mitologia grega às divindades iorubás. De Dorival Caymmi aos Paralamas do Sucesso. Das pranchas de surfe às fantasias de Carnaval. Dos livros infantis aos causos dos anciãos. As sereias talvez sejam as figuras mitológicas mais incrustradas no imaginário coletivo do brasileiro – e, nem por isso, sabemos muito sobre as origens e as múltiplas facetas dessa fascinante figura. Essa foi a fagulha que despertou o interesse da multiartista mineira Jéssica Tamietti pela mais famosa criatura das águas, o que desembocou no espetáculo solo “Sereias”, em 2015. Seis anos depois, a atriz, palhaça, musicista, educadora, poeta, escritora e contadora de histórias apresenta uma nova versão da montagem, adaptada para o audiovisual. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o vídeo será publicado no dia 13 de setembro, segunda-feira, às 20h, no YouTube.

O espetáculo “Sereias” resgata mitos de povos distintos através da poesia rimada, mostrando a multiplicidade do mito e sua diversidade em convivência harmônica. São contadas as histórias das sereias gregas, de Melusina, de Iemanjá, da Mãe D’água e de Iara, apontando seus pontos em comum e suas divergências. As diferenças, inclusive, foram o ponto de partida para a pesquisa de Tamietti, como conta a artista: “Na faculdade de Letras, participei do projeto Contos de Mitologia, que tinha por objetivos pesquisar e divulgar as mais diversas mitologias, principalmente nas escolas públicas de BH. Foi lá que descobri que as sereias gregas tinham asas, destruindo meu imaginário de sereia. Então me pus a investigar outras histórias e mitos relacionados a esse arquétipo, para além da imagem da sereia metade peixe”.

Jésssica Tamietti apresenta “Sereias”

Dia 13 de setembro, quinta-feira, às 20h

Onde. YouTube / Nas redes. Site | Instagram

Adicionar Comentários

Clique para comentar