IV Mostra Brasil Afro Moda celebra cultura africana com programação gratuita em BH

Com o tema “Minas é o Mundo e o Mundo é África”, o evento acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Mercado da Lagoinha, e movimenta o calendário cultural da capital, fortalecendo a cadeia produtiva da moda afro-brasileira.

Em comemoração ao “Julho das Pretas” – mês de celebração e fortalecimento da luta de mulheres negras no Brasil, o Mercado da Lagoinha recebe a 4ª edição da Mostra Brasil Afro Moda nos dias 26 e 27 de julho, sábado e domingo. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Com uma programação diversa e composta majoritariamente por mulheres, o evento promovido pela Associação Nacional da Moda Afro Brasileira (ANAMAB) também homenageia o Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho, reforçando o legado da líder quilombola como símbolo de resistência e luta contra a escravidão e pela liberdade do povo negro, além de uma mulher empreendedora.

A Mostra acontece de 11h às 21h no sábado, e de 10h às 20h no domingo. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos, entretanto para participar das oficinas, é preciso realizar inscrição prévia no site do evento. A 4ª edição da Mostra Brasil Afro Moda traz atrações para todos os gostos, incluindo exposição e venda de produtos gastronômicos, roupas, acessórios, roda de negócios, oficinas, lançamento de livros e shows, todos ligados à cultura africana.

Nesta edição, o tema “Minas é o Mundo e o Mundo é África” destaca a profunda herança cultural deixada pelos povos africanos escravizados, uma influência que atravessa séculos e se manifesta de forma viva, especialmente na moda, por meio de cores vibrantes, tecidos, tecelagem, estampas simbólicas e acessórios que celebram a estética e a ancestralidade africana.

A idealizadora, coordenadora da Mostra e presidente da ANAMAB, Makota Kisandembu Ifafémi Agboola, explica que o evento nasceu em 2013, durante a 7ª edição do FAN – Festival de Arte Negra, a partir de um diálogo entre a Associação e a Fundação Cultural Palmares.

“Foi durante o 7º FAN que realizamos o Seminário de Moda Estética Negra e
Economia Criativa, e, a partir dele, nasceu a I Mostra Brasil Afro Moda. Agora, na 4ª edição, seguimos impulsionando a economia criativa, oferecendo uma plataforma de comercialização de moda, literatura, música, ervaria e gastronomia afro-brasileira, potencializando a formação e capacitação dessa cadeia produtiva”, afirma a presidente da ANAMAB .

Pela segunda vez, a Mostra será realizada no Mercado da Lagoinha, reforçando a conexão do bairro da região Noroeste da capital com a cultura africana, e trazendo a proposta de showroom de produtos, serviços e musicalidade.

Segundo a idealizadora do evento, o público poderá vivenciar um mercado
negro, retomando a essência dos antigos comércios africanos.

Atrações artísticas e marcas expositoras
Com curadoria da ANAMAB, a programação reúne mais de 20 marcas
expositoras que dialogam com o tema central do evento e irão apresentar os seus produtos e serviços nos dois dias de Mostra.

Entre elas, destaca-se a Black Vika, que comercializa roupas e acessórios
étnicos. A marca preparou especialmente para a Mostra a coleção “Búzios de Axé”, com peças femininas, masculinas e acessórios em crochê e búzios. Para a fundadora e CEO, Virgínia Marques, o evento representa uma oportunidade de fortalecer a comunidade criadora de moda e promover trocas reais.

“A expectativa é que o público conheça o trabalho das marcas expositoras e
escolha com o que mais se identifica. O mercado negro é espaço de troca, de
afeto e, claro, de networking”, afirma Virgínia. A abertura do evento acontece no sábado, 26, às 11h, com a oficina “Cuidado com os Cabelos Crespos”, com a artista Graça Santos (DF), que além de uma das fundadoras da ANAMAB, desenvolve trabalhos na área de estética negra há mais de 40 anos.

A partir das 12h, o público poderá conferir uma rodada de negócios e desfile com as marcas participantes, seguida com a batalha de rima feminina, com foco em elementos da cultura afro, comandada pela artista Dani Vesh da Coletiva Nutrilhar, às 16h30.

“A estética da moda afro dialoga profundamente com as raízes do hip-hop.
Colocar mulheres, especialmente mulheres pretas, no centro dessa construção é essencial para fortalecer redes e abrir novos espaços para suas vozes”, destaca Vesh. O primeiro dia de evento finaliza com o lançamento da coleção “Biojoias Onilé” de WM Atelier & TC Arte Produções, às 18h30, seguido do show de reggae Keyroga & Banda Kalimba, a partir das 19h30.

No domingo, 27, das 10h às 13h, o mestre ceramista Wander Marcílio
compartilha seus saberes na oficina “Biojoias”. Das 14h às 15h, os escritores
Carol Barreto (BA) e Marco Pereira lançam suas obras “Modativismo” e “Poesia a Revolução”, respectivamente. O evento finaliza com a batalha de rima mista da coletiva NuTrilhar, às 16h, e o famoso Samba da Januário da artista Fran Januário, a partir das 18h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
26 de julho (sábado)
11h às 21h: Mercado com exposição e venda de produtos
11h às 14h: Oficina “Cuidado com os Cabelos Crespos”, com a artista Graça
Santos (DF)
11h às 12h: Coletiva Nutrilhar (DJ)
12h às 14h: Rodada de negócios e desfile com as marcas participantes, com
Makota Kisandembu Ifafémi Agboola
14h às 16h30: Coletiva Nutrilhar (DJ)
16h30: Batalha de rima feminina com a Coletiva NuTrilhar, comandada por Dani Vesh
18h30: Lançamento da coleção “Biojoias Onilé” — WM Atelier & TC Arte
Produções
19h30: Show de reggae com Keyroga & Banda Kalimba
27 de julho (domingo)
10h às 20h: Mercado com exposição e venda de produtos
10h às 13h: Oficina “Biojoias” com o mestre ceramista Wander Marcílio
14h às 15h: Lançamento dos livros “Modativismo”, de Carol Barreto e “Poesia à Revolução”, de Marco Pereira
16h: Batalha de rima mista da Coletiva NuTrilhar
18h: Samba da Januário, com a artista Fran Januário

FICHA TÉCNICA:
Realização: Associação Nacional da Moda Afro-Brasileira
Coordenação Executiva: Makota Kisandembu Ifafémi Agboola
Gestão Cultural: Emerson Ferreira
Produção Executiva: Amazonita Ágata
Curadoria: Associação Nacional da Moda Afro-Brasileira
Assistente de Produção: Maura Rodrigues
Oficineiros:Maria das Graças Santos, Makota Kisandembu Ifafémi Agboola e
Wander Marcilio
Layout de Mercado: Thayana Fontes
Fotógrafo e Videomaker: Marco Antônio Pereira
Assessoria de Imprensa: Bárbara Navarro
Designer Gráfico: Aruanã de Oliveira
Assistente de Social Media: Wallace Vinicius da Silva
Artistas convidados: Carol Barreto, Coletiva NuTrilhar, Fran Januário, Graça
Santos, Keyroga & Banda Kalimba, Marco Pereira e Wander Marcílio
Marcas participantes: Akuenda, Aldo Clécius, Ateliê Maria de Copas, Aya
Acessórios, Black Viva, Diundala Modas, Drink’s do Romário, Ducarmo Couros, Eduisa Design, Essência Negra, Jinsaba Ervaria, Lóide Bonecas, Kitandu Kitutu Gastronomia Afro-Brasileira, Lóide Bonecas, Nandyala Editora e Livraria, N’zinda Cabelo & Arte, Nandyala, Pret@ de Fibra, Quebra Conceito, Rnicomedes Produções em Artes Visuais, TC Arte Produções, Tapioca d’ Lu, Tatuadora TBF, Trem das Artes e WM Atelier.

IV MOSTRA BRASIL AFRO MODA
26 e 27 de julho de 2025 (sábado e domingo)
Mercado da Lagoinha – Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 821, bairro
Lagoinha
Acesso Gratuito
Mais informações: www.anamabmodaafrobrasil.com
Instagram: @anamabmutue I Facebook: Mostra Brasil Afro Moda