Instituto Ramacrisna realizou 16 mil atendimentos em 2020

Instituição completa 62 anos e supera maior desafio da sua história: manter ações e projetos mesmo com isolamento social

Mais de 16 mil crianças, jovens e adultos foram beneficiados pelas ações e projetos do Instituto Ramacrisna em 2020. Tal resultado vem coroar os 62 anos da entidade, celebrado neste mês de fevereiro. De acordo com o relatório de atendimentos do Instituto, 278 alunos participaram de ações de apoio pedagógico e de inclusão digital, além de oficinas, cursos profissionalizantes, de aprendizagem, e diversas outras atividades culturais, de geração de trabalho e renda, esporte e lazer, entre outros.

Os projetos do Ramacrisna atendem crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social em 13 cidades da Região Metropolitana de BH. Com sede em Betim e um núcleo em Belo Horizonte, o Instituto Ramacrisna com ajuda de parceiros realizou, ao longo do ano, a distribuição de diversos itens de alimentação, higiene pessoal, brinquedos e 600 chips de internet móvel para facilitar o acesso ao ensino remoto a crianças e jovens. 

“O ano de 2020 foi muito diferente de tudo que já vivemos. O novo cenário social gerado pela pandemia trouxe diversos desafios e foi necessário oferecer apoio extra às famílias atendidas. Grandes parceiros se sensibilizaram e fizeram doações fundamentais para mantermos o atendimento ao nosso público, que ficou ainda mais vulnerável neste período”, destacou a vice-presidente do Instituto, Solange Bottaro.

Outro apoio importante foi a parceria já consolidada com a Fundação Dom Cabral no desenvolvimento de competências em gestão e autossustentabilidade, promovendo readequações estratégicas. Solange acredita que este fator foi fundamental para superar o maior desafio da história a instituição: “A gestão profissional conduzida com o apoio da Fundação Dom Cabral, somada às sólidas parcerias com o poder público e privado, foi o que nos possibilitou caminhar à frente desse cenário tão adverso”.

As boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento também fizeram com que o Ramacrisna fosse eleito, pelo 4º ano consecutivo, como uma das 100 melhores ONGs do país pelo Instituto Doar – o maior prêmio do terceiro setor no Brasil. “Reconhecimentos como esse nos fortalecem institucionalmente para que possamos angariar novos recursos e dar continuidade aos projetos já desenvolvidos”, avalia Solange.

A ação dinâmica dos gestores para manter parcerias com organizações públicas também resultou na distribuição de mais de um milhão de refeições. Ao longo do ano, o Ramacrisna, que é responsável pela administração dos restaurantes populares de Betim, serviu 388.755 pratos para a população. Já em parceria com a Secretária da Saúde de Betim, a organização conseguiu entregar 746.491 refeições para UPAs, hospitais e maternidades.

Além da parceria com a Prefeitura de Betim, o Ramacrisna recebe o apoio de instituições como Petrobras, BrazilFoundation, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Minas Gerais, Rotary Club, entre outras.

Confira abaixo os números de atendimento do Instituto Ramacrisna em 2020:

Cursos profissionalizantes

·         15 cursos (Mecânica; Robótica Industrial; Soldador; Operador de Computadores; Robótica educacional; Programação PLC; Logística; Informática Básica; Vendas;  Eletricista de Instalações;  Auxiliar Administrativo; Recepção; Excel avançado; Injeção eletrônica;  Eletrodo Revestido/Simbologia)

·         29 turmas

·         479 alunos (333 em parceria com a BrazilFoundation)

Aprendizagem

·         528 adolescentes no programa Jovem Aprendiz

·         146 adolescentes no Projeto Jovens de Futuro

·         99 empresas

·         13 cidades da RMBH

Produtora Antenados

·         9 funcionários

·         453 gravações de vídeo-aulas

·         43 trabalhos externos executados

·         13 clientes

CAER (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna)

·         Atividades realizadas até março/2020 – Antes do distanciamento social e suspensão de algumas atividades em razão da Pandemia de Covid-19.

·         278 crianças e adolescentes no Apoio Pedagógico e Inclusão Digital

·         86 crianças e adolescentes em oficinas de música e dança

·         73 crianças e adolescentes em oficinas de robótica educacional e impressão 3D

·         179 crianças e adolescentes em oficinas de esportes

·         99 crianças e adolescentes em oficinas de judô

·         110 crianças e adolescentes em oficinas de xadrez

·         278 crianças e adolescentes na Mesa Alfabetizadora

Atividades culturais

·         41 músicos participaram da Orquestra Jovem Ramacrisna

·         328 pessoas utilizaram a Biblioteca Ramacrisna

·         179 livros foram emprestados

·         110 pessoas participaram da Cinemateca

Projeto Construindo o futuro

·         4 cursos

·         14 turmas

·         317 jovens nos cursos profissionalizantes (Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Cuidador de Idosos e Iniciação à Informática)

·         313 crianças nas atividades voltadas à primeira infância

Alimentação

·         30.026 refeições

·         15.362 lanches

Gestão / Administração

·         104 funcionários diretos

·         1.594 horas de treinamento

·         19 parcerias firmadas

Poder público

·         746.491 refeições servidas (convênio com a Secretaria de Saúde de Betim)

·         388.755 refeições servidas nos Restaurantes Populares de Betim

·         7.224 participantes de oficinas culturais em parceria com a Funarbe (Fundação Artístico Cultural de Betim)

·         7.488 participantes das atividades esportivas em parceria com a Secretaria de Esportes de Betim

Doações

·         10.844 doações de parceiros e entregues às famílias da comunidade

·         43.379 pessoas beneficiadas

Sobre o Ramacrisna

O Instituto Ramacrisna foi fundado no dia 3 de fevereiro de 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva. Com sede em Betim e um núcleo de atendimento em Belo Horizonte, a organização é considerado referência em projetos de autossustentabilidade, principalmente devido ao trabalho desenvolvido na fábrica de telas de arame. Sua principal missão é a transformação de vidas por meio de soluções inovadoras em educação e profissionalização, visando o desenvolvimento humano, cultural, social e ambiental. Ao longo destes 62 anos, o Instituto já impactou a vida de quase dois milhões de pessoas de 13 cidades da Grande BH.