Instituto Inhotim reúne Rosana Paulino e Ventura Profana em “O que é imaginação?” – 31/8

Evento dá continuidade ao programa “O que é…?”, que propõe reflexões a partir de diferentes linguagens

No dia 31 de agosto de 2025, domingo, o Instituto Inhotim realiza mais uma edição do programa “O que é…?”, desta vez dedicado à pergunta “O que é imaginação?”. Para expandir as noções sobre o tema, participam duas referências da arte e da cultura contemporânea brasileira: a artista, educadora e curadora Rosana Paulino (SP) e a artista multifacetada e pastora travesti Ventura Profana (BA). 

Mais que respostas prontas, o programa busca aguçar a curiosidade, a partir de diferentes linguagens. No domingo (31), cada convidada responde à questão de forma singular: Rosana traz uma conversa sobre os arquivos, a memória e a imaginação na construção da obra de arte, enquanto Ventura apresenta um sermão que mescla poesia e reinvenção bíblica. 

“Esta edição está mais que especial com a presença das artistas Rosana Paulino e Ventura Profona. Rosana tem uma profunda pesquisa em que a mulher negra está no centro a partir de uma relação intrínseca com a natureza, na qual os corpos se entrelaçam formando desenhos e gravuras botânicas. Já Ventura propõe imaginar deuses e edificar evangelhos, no seu sermão que parte de suas ressignificações da linguagem cristã. Com certeza, será uma oportunidade única do público ter contato com essas importantes falas e pesquisas”, comenta Deri Andrade, curador assistente do Inhotim. 

A primeira atividade, a conversa “Observação, arquivo e imaginação na construção da obra de arte”, é conduzida por Rosana Paulino, às 11h. Com obras em importantes coleções nacionais e internacionais, Paulino utiliza o arquivo como lugar de abertura à reparação e à esperança, num gesto que reimagina a história. Ao redor do Viveiro Educador, Rosana compartilha com o público suas estratégias de criação e provoca a pensar: podemos imaginar imagens capazes de produzir algum tipo de cura?

A programação segue às 14h30 com o sermão de Ventura Profana. Em “Imaginando deuses, edificando evangelhos”, a artista indaga o que acontece quando o que é imaginado encarna. Entre profecia, deserto e ressurreição, Ventura constrói um inventário de gestos, mitos e rituais, destacando a poesia da literatura bíblica.  

Sobre o programa “O que é…?”

O programa “O que é…?” teve sua estreia em 2024 com o objetivo de instigar o público com perguntas que geram novas possibilidades de interpretação e debate. Com uma proposta interativa e interdisciplinar, a iniciativa se estrutura a partir dos pilares do Inhotim — Arte, Natureza e Educação — e propõe experiências que vão além da simples busca por respostas, incentivando um olhar expandido sobre temas fundamentais.

Ao longo do último ano, o projeto trouxe questões como “O que é um sonho?”, “O que é transmutar?”, “O que é um rio?”, “O que é uma pedra?”, “O que é uma planta?”, “O que é justiça” e “O que é o tempo?”, reunindo nomes como Ricardo Aleixo, Anelis Assumpção, Sidarta Ribeiro, Ava Rocha, Brigitte Baptiste, UÝRA e Emanuele Coccia. A cada edição, diferentes linguagens — como conferências, performances, espetáculos, oficinas e visitas mediadas — são utilizadas para ampliar a experiência do público.

O programa “O que é…?” segue como um espaço de experimentação e troca, oferecendo ao público novas formas de pensar e sentir o mundo por meio do diálogo entre arte, filosofia, ciência e cultura popular. O projeto conta com o apoio da Vale como Mantenedora Master.  

O que é imaginação?
11h: Observação, arquivo e imaginação na construção da obra de arte, com Rosana Paulino (SP)
Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador | Classificação Indicativa: Livre

14h30: Imaginando deuses, edificando evangelhos, com Ventura Profana
Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Rommulo Vieira Conceição, O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção (2021) [A25] | Classificação Indicativa: Livre  

INHOTIM – INFORMAÇÕES GERAIS 

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO  

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.  

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças. 

ENTRADA  

Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada*: R$ 30,00.  

*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/ 

ENTRADA GRATUITA  

Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim. 

Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras do Inhotim não pagam entrada; 

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;  

Domingo Gratuito: o último domingo do mês é gratuito.

LOCALIZAÇÃO  

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 — sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 — sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé. 

O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; o Nubank e a Cemig como Parceiros Estratégicos; Shell e Itaú como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro da Vivo, Santander, Supernosso, CBMM, Grupo Ultra e Petronas. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.