A sociedade de hoje, apesar de centrada na ciência e na escrita, deve muito aos saberes construídos por nossos ancestrais indígenas. A partir das experiências cotidianas, eles chegaram a conhecimentos que foram repassados oralmente para as gerações seguintes. No entanto, pouco disso se mantém vivo nos meios urbanos. A fim de não deixar esse aspecto rico da cultura se perder, O Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Histórias das Aldeias no próximo sábado, 30 de setembro.
Narrativas que embasam a vida de algumas comunidades serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e seu esforço para formação do mundo. Já os Apinajé, habitantes da região central do Brasil, crêem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar aos indígenas a se alimentarem de produtos da terra. Essas e outras histórias serão contadas como forma de valorização dessas culturas a partir das 15h.
A classificação indicativa é livre. Para participar, é preciso retirar senha na recepção do Espaço.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.
Quando: Sábado, 30 de setembro, às 15h Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada gratuita |
Adicionar Comentários