O artista mineiro Décio Noviello realiza o happening Do Corpo à Terra, que marcou a inauguração do Palácio das Artes na década de 1970 junto a vários novos artistas que emergiam no cenário nacional da época. Desta vez, o artista de 89 anos reviverá a intervenção no Passeio Niemeyer, espaço fronteiriço entre o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o complexo cultural, colorindo o ambiente com granadas de fumaça de cores vibrantes.
As granadas do happening de Noviello, utilizadas pelo exército brasileiro e até do Vietnã, transgridem as práticas militares e são utilizadas de forma lúdica, artística e com contornos políticos. Em 1970, com a intenção de “colorir a paisagem”, o artista soltou as granadas em diferentes locais do Parque Municipal, antecipando o que os críticos e curadores contemporâneos chamaram de “pintura em campo expandido’’.
A intervenção foi refeita, também, durante a abertura da exposição Cor Opção, no mês de agosto passado e que ocupa a galeria Genesco Murta do Palácio das Artes até 21 de outubro, reunindo diferentes períodos da produção artística de Noviello. A mostra integra a edição 2018 do Programa ArteMinas, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para valorizar a produção artística mineira.
Data: 9 de outubro (terça-feira)
Local: Passeio Niemeyer – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 737
Horário: 19h
Entrada gratuita
Adicionar Comentários