Uma das mais tradicionais de BH, Irmandade lança álbum neste sábado, dia 20, no Centro Cultural Vila Rita, dia 28/4, domingo, na sede da Guarda, no bairro Concórdia; com produção musical de Sérgio Pererê, disco apresenta 32 faixas
Fundada em 1938, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos congados mais tradicionais de Belo Horizonte. A agenda anual da Irmandade contempla a realização da Festa de São Jorge, que acontece sempre em abril, na sede da Guarda, localizada no bairro Concórdia. Neste ano, a festividade conta com um adendo especial – o lançamento do disco “Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário”, que apresenta 32 canções gravadas em estúdio pelos reinadeiros e reinadeiras, com produção musical do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê. A festa acontece no dia 28 de abril, domingo, às 14h, e é aberta ao público. Antes do festejo, o álbum terá um primeiro lançamento no Centro Cultural Vila Rita, neste sábado, 20 de abril, às 16h. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Kelly Simone é quem assina o roteiro do disco. Ela conta que pensou o repertório a partir de uma vivência com a Irmandade, considerando um dia de visita a outro congado. “São mais de 780 canções catalogadas e todas possuem momento certo. Algumas podem ser tocadas em locais públicos, em festas e visitas; outras têm a ver com a ritualística. Escolhi canções que cantamos quando vamos visitar outros congados”, afirma. “Mas a musicalidade e a fé têm a ver com os processos de intuição, então também entraram hinos e orações que não são tão comuns nesse contexto da visita, mas que achei importante a gente registrar no disco”, completa, citando o Hino de Nossa Senhora do Rosário e a Oração de São Jorge.
Mixado e masterizado por Fabrício Galvani, no Estúdio Galvani, em Belo Horizonte, o álbum apresenta todas as levadas tocadas pela Guarda de São Jorge, que faz parte dos grupos de congo, como “dobrado”, “compassado“, “marcha grave“ e “parasero“. O disco contou com produção musical de Sérgio Pererê, que conduziu a gravação dos corais de vozes e das percussões em um processo coletivo no estúdio. “O repertório traz cantigas que eles tocam e cantam uma vida inteira, que são passadas como uma herança de família. É uma Guarda que tem uma relação muito forte com a espiritualidade. Meu papel foi de ajudar na construção da sonoridade, reproduzindo algo bem próximo do que a Guarda já faz, sem muita invenção”, afirma Pererê.
Kelly Simone afirma que a experiência no estúdio foi proveitosa, por mais que o ambiente fosse diferente do céu aberto ao que Guarda está acostumado. “Num primeiro, a gente estranha um pouco, né? Aqueles vários microfones, caixas de som. Afinal, ninguém ali é músico profissional, apesar de vários terem experiência com coral. É um lugar diferente para quem reza por meio da canção. Mas foi tudo muito tranquilo. O pessoal do estúdio nos deixou muito à vontade e o Pererê foi muito profissional e elegante na condução do trabalho. Eles gostaram muito das harmonias, das melodias. Foi uma experiência bem interessante”, conta a Rainha Conga. “Fica um registro de canções clássicas da nossa Guarda, de canções clássicas do Congo, de canções que não podem se perder. Eu espero que quem escute sinta-se como se estivesse passando o dia numa festa de Reinado, como se estivesse sendo abraçado pelo ambiente do Reinado e pelo aconchego da fé”.
Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário
A Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos reinos mais tradicionais de Belo Horizonte. Fundada no dia 13 de maio de 1938, no bairro Concórdia, foi uma das primeiras guardas lideradas por uma mulher: Vilma Lima Conceição, que assumiu o cargo de Capitã, um dos mais importantes na hierarquia religiosa, em 1932.
Anualmente, a Irmandade mantém a Festa de São Jorge, no mês de abril, e a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no mês de outubro. Os festejos atraem centenas de pessoas e guardas visitantes, mantendo viva a tradição do reinado e da cultura banto-mineira. Kelly Simone, Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, é quem narra a história da fundação desta que é uma das mais antigas irmandades de Belo Horizonte:
“A primeira geração, dos fundadores, é representada por nossos avós, Capitão Alcides e Rainha Conga Srª. Rosa de Lima. Ambos, juntamente com alguns amigos, vizinhos, compadres, e alguns parentes, o irmão do Alcides, Ulisses Alberto, e seus primos José Inácio e João, resolveram formar um reinado e fundaram esta irmandade formada por dois ternos: um congo e um moçambique.
As guardas eram compostas de Reis, Rainhas, Capitães, Príncipes, Princesas, Juízes, Vassalos, Alferes. Foi inicialmente chamada de Guarda de Nossa Senhora do Rosário, e depois recebeu o título de Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário.
Os descendentes atuais mantêm vivas as tradições e os costumes herdados dos antepassados fundadores da tradição, bem como de nossa antepassada recente, Tia Wilma, que nos últimos trinta anos foi nossa matriarca e fonte de transmissão dos legados culturais que nos fomentam a lida”.
GUARDA SÃO JORGE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Lançamento do disco
Quando. Dia 20 de abril, sábado, às 16h
Onde. Centro Cultural Vila Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Rita)
Quanto. Entrada franca
Festa de São Jorge / Lançamento do disco
Quando. Dia 28 de abril, domingo, às 14h
Onde. Sede da Guarda (Rua Tamboril, 639 – Concórdia)
Quanto. Entrada franca
Adicionar Comentários