Tuktuk Cia. Teatral lança o curta “GOLD”

“GOLD”, espetáculo da Tuktuk Cia. Teatral, é lançado no formato audiovisual

Montagem adaptada e gravada para o vídeo chega ao canal no YouTube da companhia para exibição gratuita por 90 dias. Projeto é resultado da experimentação do grupo mineiro sobre a transposição da linguagem do teatro para o universo cinematográfico.

A Tuktuk Cia. Teatral lança o projeto audiovisual do seu espetáculo “GOLD”, trabalho que já circulou por importantes festivais de teatro, entre eles o Festival de Teatro de Curitiba. A montagem teatral ganha versão cinematográfica, gravada sem plateia, na Funarte-MG, transpondo a linguagem do teatro para o universo do cinema. O trabalho ficará disponível no canal no YouTube da companhia por 90 dias para acesso gratuito e com acessibilidade em Libras (https://youtu.be/ZPmmclqKRwE?si=4b-QWAZdfxhf-18u). Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo/MG com apoio do Teatro Universitário da UFMG.

Com direção de Tarcísio Ramos, trilha sonora e direção musical de Max Hebert e orientação dramatúrgica de Idylla Silmarovi, a peça é uma criação coletiva que aborda a exploração desenfreada do meio ambiente, da terra e de seus recursos naturais.  A proposta da companhia é transpor a peça teatral para o universo cinematográfico, promovendo, assim, um intercâmbio entre as duas linguagens artísticas. “Este projeto nos possibilitou experimentar a interseção entre o teatro e o audiovisual, trazendo elementos que no teatro ao vivo não é possível”, conta a atriz Lori Moreira.

A adaptação do espetáculo para o audiovisual exigiu da Tuktuk Cia. um processo extenso de pesquisas e adaptação. O grupo ficou imerso por seis meses no projeto, que envolveu adequação do texto, gravações das cenas, edição e finalização.  Os registros foram feitos no palco da Funarte-MG, com algumas cenas externas em espaços públicos de Belo Horizonte e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Essa é uma das principais diferenças que para nós, artistas do teatro, foi impactante: o audiovisual te oferece como recurso a possibilidade de gravações externas, o que traz outra textura para a trama. Por outro lado, durante as gravações, sentimos a ausência do público, que no teatro nos dá uma temperatura para cena”, explica o ator Victor Velloso.

A versão de “GOLD” para o audiovisual tem 32 minutos e conta com direção de vídeo e atuação de Thálita Motta Melo. Em cena, estão Ana Luísa Cosse, Fernando Dornas, Lori Moreira e Victor Velloso, artistas que compõem a Tuktuk Cia. Teatral


Ficha Técnica do vídeo

– Direção de vídeo e atuação: Thálita Motta Melo

– Direção de Câmera e montagem: Kleber Bassa

– Elenco: Ana Luísa Cosse, Fernando Dornas, Lori Moreira e Victor Velloso

– Dramaturgia: Ana Luísa Cosse, Fernando Dornas, Pimenta e Victor Velloso

– Concepção inicia: Tarcísio Ramos

– Direção de movimento e preparação corporal: Eliatrice Gischewski

– Direção musical e músico convidado: Max Hebert

– Direção de arte: Thálita Motta Melo

– Desenho e operação de luz: Ismael Soares

– Criação e confecção de máscaras: Fernando Linares e Rafael Bottaro

– Produção executiva: Polyana Horta

– Projeto gráfico: Dejota Torres

– Redes sociais: Alexandre Ribeiro

– Coordenação de projeto: Tuktuk Cia. Teatral

– Apoio: Teatro Universitário da UFMG e Funarte-MG.

– Patrocínio: Lei Paulo Gustavo/MG