O escritor Jeferson Tenório, autor do premiado romance “O avesso da pele”, participa do Festival Sempre Um Papo, em Belo Horizonte, para falar de seu mais recente livro “De onde eles vêm”(Companhia das Letras). A conversa com o autor acontece no dia 10 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). Depois do bate-papo, mediado pelo jornalista Afonso Borges, Jeferson segue para uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
Além de Jeferson Tenório, o Festival Sempre Um Papo traz diversos outros escritores de destaque nacional para Belo Horizonte, entre setembro e outubro. Serão ao todo oito encontros, que contarão com a presença de autores como Maria Ribeiro, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Cidinha Silva, Eduardo Gianetti e Aline Bei. O Sempre Um Papo completa, no ano que vem, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Sobre o livro “De onde eles vêm”
Tendo como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas na universidade brasileira, o romance “De onde eles vêm”tece uma história sobre preconceito, luta, exclusão e sonho. A história é ambientada em Porto Alegre, por volta dos anos 2000, e acompanha o despertar racial do narrador, Joaquim, em meio a um ambiente hostil.
Órfão, tendo que cuidar da avó doente, desempregado e sem dinheiro, Joaquim busca a todo custo manter seu amor pelos livros e pela literatura. Dessa forma, o livro faz o retrato de uma jornada feita de obstáculos em um momento em que políticas para amenizar desigualdades eram vistas como problema, não como possibilidade de solução.
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. É doutor em teoria literária pela PUC-RS e foi professor visitante na Universidade Brown, nos Estados Unidos. Além de “De onde eles vêm”, é autor de “Estela sem Deus” (2018) e “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti, foi alvo de censura, teve mais de 200 mil cópias vendidas e direitos vendidos para países como Portugal, Itália, Inglaterra, França, Suécia, China, Eslováquia, México e Estados Unidos.
Sempre Um Papo
Ao longo de sua trajetória, o Sempre Um Papo já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Itaú.
Festival Sempre Um Papo recebe
Dia 10 de setembro de 2025, quarta-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Adicionar Comentários