Evento em Ouro Preto reúne gastronomia, cultura e música, com participação de quitandeiras capacitadas em oficinas de gastronomia
FOTO: Jaque Matos
A comunidade de Amarantina, distrito de Ouro Preto, situado a 70 km de Belo Horizonte, se prepara para mais uma edição das “Tradicionais Cavalhadas e Festa de São Gonçalo” (13 e 14/09 e de 19 a 22/09), um dos eventos mais antigos da região, que une gastronomia, cultura e religiosidade. O “Festival Sabores de Amarantina” acontece dentro da programação das Cavalhadas, no primeiro final de semana do evento, com o intuito de valorizar os sabores da culinária mineira, promover o encontro entre moradores e visitantes e fortalecer a identidade cultural local. No cardápio, estarão desde pratos típicos da cozinha mineira — como feijão tropeiro, frango com quiabo e ora-pro-nobis com ragu de costelinha — até quitandas tradicionais, como pudim, bolos e biscoitos artesanais, além de pratos veganos e outros produtos da região.
A participação de quitandeiras de Amarantina em oficinas de gastronomia ministradas pela nutricionista Ivânia Moutinho foi realizada pela organização do festival nos meses de julho e agosto com o objetivo de trazer melhorias e inovações para os pratos, garantindo mais qualidade e valorizando ainda mais o trabalho daquelas que preservam a tradição culinária do distrito. “Meu papel é apoiar, valorizar e fortalecer as tradições, e contribuir como instrutora nas oficinas de “Pertencimento”, “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos” e “Empreendedorismo” , levando orientações sobre alimentação e boas práticas.”, destaca a nutricionista. Já a quitandeira Maria das Dores Dias, mais conhecida como Dorinha, diz que o festival é uma grande oportunidade. “Sempre quis participar e este ano recebi o convite com muita alegria. As Cavalhadas e a Festa de São Gonçalo são muito importantes pra mim e para nossa comunidade, vou me dedicar e participar do concurso com muito orgulho, oferecendo meu pudim de milho verde e espero que todos gostem!”, afirma. As cozinheiras e quitandeiras irão concorrer nas categorias: melhor prato tradicional, melhor prato vegano, melhor quitanda tradicional e melhor quitanda vegana.
A programação promete dois dias de muita cultura, sabor e diversão. No sábado (13/09), além do Café na Roça e da abertura oficial, o público poderá aproveitar o Cortejo Brincante, a Arena Brincante – Estação das Histórias e oficinas criativas de cerâmica e bordado. A música toma conta com shows como Duo Sangue Latino e, no fim da tarde, o aguardado Banda Urucum anima o público com seu ritmo contagiante. Já no domingo (14/09), a programação continua com Missa Sertaneja, Encontro de Congado e Folia, e o destaque infantil fica por conta do Cortejo da Cavalhada Mirim e da própria Cavalhada Mirim, seguidos de shows musicais e a premiação do festival gastronômico.
As Cavalhadas são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.
SOBRE AS CAVALHADAS
O espetáculo das Tradicionais Cavalhadas, realizado em Amarantina, Distrito de Ouro Preto localizado às margens da BR-356, revive, de forma teatral e folclórica, as guerras travadas no interior da Europa Medieval, entre os exércitos Mouros e Cristão, com enredo baseado no livro Carlos Magno e “Os Doze Pares de França”. As Cavalhadas, são uma apresentação teatral equestre, com personagens determinadas e vestes características. Os protagonistas são reis e respectivos soldados, embaixadores e a princesa Florípes. O Rei Cristão, representado por Carlos Magno, apresenta-se de farda e capa azuis, calça branca e coroa, ostentando o crucifixo, símbolo do cristianismo. O Almirante Balão, rei do exército Mouro, usa indumentária semelhante, porém vermelha, e carrega símbolos do ilslamismo como a lua e a estrela.
Além do Festival “Sabores de Amarantina”, a programação do evento, que será divulgada em breve, conta com missas e outras ações de cunho religioso, passeata pela Paz, shows, apresentações de dança e teatro, programação cultural infantil e edições das Cavalhadas nas categorias mirim, juvenil, adulto e feminino, reafirmando o papel comunitário e educativo da tradição. Além disso, durante a festividade haverá registro de depoimentos e histórias vinculadas aos participantes, entre outras ações do Programa “Universidade da Cavalhada”, iniciativa criada em 2023 voltada para o fortalecimento da memória e dos saberes ligados a este importante patrimônio cultural de Ouro Preto.
As “Tradicionais Cavalhadas de Amarantina e Festa de São Gonçalo – EDIÇÃO 2025” são realizados pela Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante, Paróquia de São Gonçalo e comunidade Amarantinense, com produção da Ponce Eventos e do Território Criativo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do CONDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto e do FUNPATRI – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
PROGRAMAÇÃO: será divulgada em breve
TRADICIONAIS CAVALHADAS DE AMARANTINA E FESTA DE SÃO GONÇALO – “Festival Sabores de Amarantina”
Local: Distrito de Amarantina – Ouro Preto (MG)
Atividades: Gastronomia típica, concurso de pratos, feira de artesanato, oficinas, apresentações musicais e Cavalhadas Mirins
Data: 13 e 14/09 (Festival + Cavalhada Mirim), 19 a 22/09/25 “Tradicionais Cavalhadas e Festa de São Gonçalo”, na arena do Parque das Cavalhadas
Alguns pratos: frango ao molho pardo, frango com quiabo, galinhada, ragu de costelinha com ora-pro-nobis, tropeiro tradicional e de milho, canjiquinha vegana, bolinho de jiló com cogumelo, bolinho de feijão, rosca de abóbora com goiabada, bolo de laranja e pastel de carne.
Instagram: @cavalhadasdeamarantinhaoficial
Adicionar Comentários