COM NOMES DA GASTRONOMIA NACIONAL E LOCAL, EVENTO CONSOLIDA-SE NO CALENDÁRIO DA CIDADE E ATRAI TURISTAS E MORADORES DA REGIÃO
Entre 11 e 13 de julho, a Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil abre seu calendário de festivais em Minas Gerais, com a 6ª edição do Festival Fartura Conceição do Mato Dentro. O primeiro semestre foi dedicado a ações internacionais, expedições de pesquisa gastronômica e agora chegou a vez de celebrar. O evento, que acontece no Largo do Rosário, reúne turistas e moradores, com nomes importantes da gastronomia local e nacional, além de atrações musicais e artísticas.
Apresentado e realizado pelo Ministério da Cultura, pelo Governo Federal e Governo de Minas Gerais, o projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, da Cemig e da AngloAmerican.
“Começar em Conceição é sinônimo de alegria, porque é um dos eventos mais queridos e animados. As pessoas participam, adoram provar novidades gastronômicas, são abertas a novos estilos musicais. É uma cidade que realmente vive o Fartura intensamente”, comenta a curadora de gastronomia Carolina Daher.
Consolidando-se no calendário de eventos gastronômicos nacionais, este ano o Festival Fartura em Conceição traz Irina Cordeiro como madrinha da edição, participando da festa e cozinhando para o público. A chef potiguar formou-se em enogastronomia e em gastronomia antes dos 20 anos, atualmente comanda o restaurante Irina e o Cuscuz da Irina em São Paulo. Ganhou projeção nacional ao conquistar o 3º lugar no MasterChef Profissionais em 2017.
Além de oferecer uma boa comida nos estandes, a Plataforma Fartura tem como missão fortalecer a cadeia gastronômica e a cultura alimentar, a partir da troca entre os cozinheiros e deles com o público. Aulas práticas e teóricas, receitas ao vivo e espaço para produtores também compõem a programação, além de shows musicais.
O Festival Fartura Conceição do Mato Dentro 2025 traz nomes locais que reafirmam a cultura da região e cozinheiros mineiros e nacionais, com propostas diversas. O pastel de angu, prato típico da cidade, é destaque com participação de mestras como Lurdinha Majó e Vania de Queiroz. Chefs premiados, pratos elaborados, petiscos que agradam qualquer paladar e a tradicional cozinha mineira também estarão presentes.
“Desde a primeira edição percebemos que o festival em Conceição do Mato Dentro entraria para o calendário fixo da Plataforma Fartura. Primeiro porque foi abraçado pela comunidade local de imediato. E também pelo potencial turístico da cidade, que já conta com uma forte tradição no ecoturismo, à qual um festival de gastronomia com a estrutura que oferecemos só vem a agregar na programação para quem visita a região. Agora, já na 6ª edição, podemos considerar que ele veio para ficar e, cada vez mais, é bem recebido pelos moradores e novas pessoas passam a frequentar”, conta Guilherme Sânzio, diretor de produção do projeto.
PROGRAMAÇÃO GASTRONÔMICA
No Espaço Restaurantes, chefs servem pratos especiais ao longo do dia. O público poderá degustar pratos tradicionais locais, além de criações de destaques da gastronomia contemporânea mineira:
- Yves Saliba, do Odoyá, Pastaio e Per Lui (BH);
- Janjão, do Alcici Cozinha Árabe (BH);
- Marina Leite, do Casulo (Lapinha da Serra);
- Naiara Faria, do La Palma (BH);
- João Paulo, da Pizzaria Monte Castelo (Conceição do Mato Dentro);
- Cristiano Seabra, do Sr. Pork Embutidos e Defumados (Conceição do Mato Dentro);
- Vania de Queiroz, do Di Angu (Conceição do Mato Dentro);
Para quem gosta de acompanhar as receitas em tempo real, as Cozinhas ao Vivo terão uma programação especial com chefs preparando seus pratos na hora. Além de Marina Leite e Yves Saliba, também presentes nos estandes, estão confirmados:
- Irina Cordeiro, do Cuscuz da Irina e Irina Restaurante (São Paulo, SP)
- Carol Fadel, do Matula (BH)
- Jana Barrozo, do Cabernet Butiquim e Rex Bibendi Restaurante (Belo Horizonte, MG)
- Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis (BH);
- Yves Saliba, do Per Lui (BH) com José Ricardo Ozólio, da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS);
- Carol Daher, curadora Fartura Brasil e Associação das Moradoras do Rosário, de Conceição do Mato Dentro
No Espaço do Conhecimento, os chefs que vão cozinhar no festival compartilham suas experiências e receitas em aulas gratuitas. Além de Irina Cordeiro, Henrique Gilberto, participam:
- Aline Pires, do Instituto de Permacultura e Educação para Sustentabilidade (IPES) de Conceição do Mato Dentro;
- Aline Soares, Judite Comida de Vó (BH);
- Lurdinha Majó, do Pastel Mato Dentro (Conceição do Mato Dentro);
- Maria Clara Magalhães, do Matula (BH).
- José Ricardo Ozólio, da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro (APAQS);
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
O Festival Fartura Conceição do Mato Dentro conta com atrações artísticas durante os três dias de evento. A sexta começa o grupo de Diamantina Ateliê do Choro, trazendo um repertório de clássicos do gênero, e a cantora e percussionista Chris Cordeiro, natural de Belo Horizonte, que já dividiu o palco com grandes artistas, como Elba Ramalho e Mestre Zinho.
O sábado (12) conta com shows da dupla Everton e Giovana, além da banda paulistana Sandália de Prata, que mistura samba-rock, gafieira, rap, soul, jazz e blues. Tanto no sábado, quanto no domingo (13), o evento conta com a artista Dinda, que envolve as crianças com a arte da contação de histórias.
O domingo tem jazz com Gustavo Figueiredo Trio, formado por Gustavo Figueiredo no piano, Adriano Campagnani no baixo e Bruno Souza na bateria, além de Augusta Barna, cantora e compositora natural de Contagem e uma das vozes emergentes da cena musical mineira, que traz interpretações potentes de faixas autorais.
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
Fartura – Gastronomia do Brasil é a principal plataforma gastronômica do país, que consiste em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor. Desde 2012, as Expedições Fartura já percorreram mais de 100 mil km pelo território nacional, quase 300 cidades e mais de 260 entrevistas realizadas, originando livros, filmes e servindo como base para eventos premiados. O projeto já realizou Festivais Fartura em mais de 10 cidades brasileiras e internacionais, incluindo Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Brasília, Serro, Conceição do Mato Dentro, Lisboa e Porto, atingindo cerca de um milhão de pessoas.
FESTIVAIS FARTURA 2025
Festival Fartura Conceição do Mato Dentro
11 a 13 de julho de 2025, no Largo do Rosário – Conceição do Mato Dentro/MG.
Mais informações:
Adicionar Comentários