Exposição QUANDO no Museu Mineiro 29/03 a 05/01

Exposição apresenta obras realizadas por coletivo formado por artistas e mulheres com trajetória de vida nas ruas, acolhidas no Abrigo Maria Maria.

QUANDO acontece a partir do dia 29 de março no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. A  exposição apresenta obras realizadas pelo coletivo de nome homônimo, composto por artistas e mulheres cis e trans que transitam pelo abrigo Maria Maria, espaço de moradia provisória para população feminina adulta com trajetória de vida nas ruas ou situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Os trabalhos da mostra são frutos de laboratórios de arte realizados pelo coletivo QUANDO no Maria Maria desde 2018 e incluem diário de bordo, derivas pela cidade, arte têxtil, práticas de colagem, desenho, pintura, vídeo, dentre outras ações multidisciplinares que servem como suportes para o compartilhamento de memórias, narrativas, sonhos.   

A exposição busca refletir sobre os espaços identitários, tanto individuais quanto coletivos, a relação com o território, a ideia que se tem de lar quando não se tem um, memórias afetivas da cidade em que se habita, estados de ser e perceber o mundo e o “quando” enquanto questão em seu sentido de circunstância, situação, tempo, uma ocasião temporal que não se sabe ao certo definir, nem se é do campo do desejo, da vontade, do sonho, ou se é da ação, do chamado: “quando vamos ter vez?”, “quando vamos ter casa?” “quando vamos ter emprego”, “quando vão nos escutar, “quando vão nos perceber?”

Coexistir através de práticas que não exigem aptidões prévias faz parte da filosofia do coletivo QUANDO, criado pelos artistas Matheus Couto, Dulce Couto e Chris Tigra. “Atuamos com o imprevisível, nosso grupo se forma quando acontece o encontro com as mulheres do abrigo e nunca sabemos como vai ser, quem vai estar, quem vai querer participar, é tudo na base na situação do momento, como é o próprio fluxo da vida de quem transita por instituições de acolhimento à população de rua” explica Matheus. “No meio disso, convidamos outros artistas e agentes culturais pra chegar junto, atuar com essas práticas coletivas que tem o espírito mais livre, baseado na troca entre todo mundo”, completa.

Maria Maria

Inaugurada em 18 julho de 2000, o abrigo é uma das unidades da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) que oferta serviços de acolhimento e socioassistenciais para pessoas em situação de rua. Com capacidade de acolhimento para até 40 mulheres, o serviço é organizado em consonância com os princípios, diretrizes e orientações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Executado pela Cáritas Regional Minas Gerais em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), o Maria Maria oferece condições para a redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência na vida de suas moradoras, além da redução da presença de pessoas em situação de rua e da garantia da inclusão social em serviços e acesso aos direitos fundamentais. Seu funcionamento inclui o atendimento 24 horas, tendo como referência uma metodologia inclusiva com participação das moradoras na discussão e na construção de critérios e normas de convivência e da gestão coletiva da moradia.

Mais sobre o Maria Maria:

https://servicos.pbh.gov.br/servicos/i/5e4e90dfe1bf5e706b6d364a/5dc8470253fd6b5bbd99185f/servicos+acolhimento-institucional-republica-maria-maria

Exposição Quando

Integra ainda a programação da exposição uma série de oficinas com foco no público com trajetória de vida nas ruas da cidade, conforme local e programação:

MUSEU MINEIRO | 29 março – 01 de Maio 2022

Oficina Maquiagem para Pele Negra | com Indianara Araújo 01/04/2022 | 14-17hrs

Oficina Do Lixo ao Luxo – Upcycling | com Dyony Moura 08/04/2022 | 14-17hrs

CENTRO CULTURAL SÃO GERALDO | 02 à 27 de Maio 2022

Colagens que contam histórias | com Rafaela Ianni 11/05/2022 | 14-17hrs

Documentando a Rua – Audiovisual | com Chris Tigra 19/05/2022 | 14-17hrs

A exposição QUANDO é incentivada pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, tem patrocínio da UNIBH e apoio do Museu Mineiro, Make More e Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

Exposição: QUANDO

Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte/MG

Data: 29 de março a 01 de maio de 2022

Visitação: segunda a sexta-feira, de 12h às 19h I sábado e domingos, de 11h às 17h

Informações: Matheus Couto – (31) 99974-3761

Realização: coletivo QUANDO @quandocoletivo