Estamos por detrás do Muro encerra edição 2025 – 13/9

Iniciado em 2020 “Estamos por detrás do Muro” é o nome do projeto que promove o diálogo entre Celso Moretti, cantor, compositor e pioneiro do reggae em Minas Gerais, e W Mota, artista visual cujo trabalho é marcado por referências de matriz africana.

O encontro destes dois artistas de linguagens distintas ocorre em uma apresentação intimista que tem como objetivo compartilhar com o público os processos criativos de ambos.

A proposta traz a instalação Giras Caixas, de W Mota e pocket show de Celso Moretti, com seu “Reggae Favela”, seguido de uma roda de conversa na qual os dois artistas discutem e abrem seus caminhos de criação, reduzindo a distância imaginada entre público e criadores, numa perspectiva de proximidade e interação direta com quem recebe os seus trabalhos. Ambos moradores da cidade de Betim, os artistas têm em comum o fato de retratarem a periferia e a negritude em suas obras,com pontos de vistas que se complementam. Este ano o projeto recebeu artistas como Nívea Sabino, Michelle de Oliveira e encerra o ciclo no dia 13 de setembro, às 15h, com a participação do filósofo, historiador e militante do movimento negro, Marcos Cardoso

O encontro acontece na Praça do Cristo Redentor – Bairro Milionário no Barreiro. Entrada franca.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Outras perspectivas, novos olhares

A partir de suas trajetórias os artistas começaram a se questionar sobre o que é “Estar por detrás do muro” e como esse processo de produzir arte fora dos holofotes também pode ser provocador e mobilizador. “É um espaço de acolhimentos para indivíduos que estão neste mesmo lugar em toda a estrutura da sociedade”, aponta Celso Moretti. “Refletir neste processo é contribuir para o rompimento de pensamentos eugenistas, que selecionam o que deve estar no mainstream de forma exclusiva e inferioriza alguns tipos de manifestações artísticas, baseando-se nos termos estéticos e artísticos euro centrados”, conclui W Mota.

Sobre Celso Moretti

Celso Moretti pioneiro do reggae em Minas Gerais, um dos mais antigos nomes do reggae do Brasil, traz consigo uma linguagem e trejeitos “favelísticos” das décadas de 60 e 70, período que marcou profundamente a sua vida e trajetória musical, criando o Reggae Favela e tornando-se a maior referência do gênero no estado.  Seus trabalhos, produzidos de forma independente, apontam as desigualdades sociais vividas nas favelas.

Sobre W Mota

W Mota desenvolve trabalhos que têm como principal referência as marcas e símbolos de matrizes africanas. Através de instalações, pinturas, objetos, intervenções urbanas e vídeos experimentais, o artista ressalta elementos que compõem e traduzem expressões afro-brasileiras. Sua instalação Gira Caixas foi apresentada em espaços como o Museu Inhotim, Memorial Minas Gerais Vale e 1º Salão de Artes Visuais de Navegantes.

Sobre o convidado/ Marcos Cardoso

Relevante intelectual do movimento negro no Brasil, Marcos Antônio Cardoso é graduado em Filosofia e Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor do Curso de Especialização Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da PUC Minas e do Programa UNI AFRO (Aperfeiçoamento e Especialização formação de Professores da Rede Pública de Ensino de Minas Gerais da Faculdade de Educação da UFMG. Foi membro do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares vinculada ao Ministério da Cultura e da Fundação Centro de Referência da Cultura Negra. Ex Consultor da Associação Cultural Casa África e do Projeto Cantando a História do Samba. Tem experiência na área de Educação com ênfase na formação continuada de professores, atuando principalmente nas seguintes temáticas: movimentos sociais, história do Brasil, racismo, identidade racial e introdução à História da África. Desenvolve pesquisas no campo da cultura afro-brasileira e com projetos de promoção da igualdade racial e políticas públicas para a redução das desigualdades raciais.

Estamos Por detrás do Muro – com Celso Moretti e W Mota Convidado Marcos Cardoso

QUANDO: 13 de setembro de 2025

ONDE: Praça do Cristo Redentor – Bairro Milionário no Barreiro 

Aberto ao público/ gratuito