Uma experiência coloca o público frente a frente com as feridas da humanidade
Em Frankenstein – Fragmentos da guerra, Leonardo Fernandes (Ópera Matraga, Pérola, de Murilo Benício) dá vida ao monstro de Mary Shelley. Nesta adaptação contemporânea do clássico, Frankenstein é recriado para os dias de hoje: um monstro formado a partir dos corpos atingidos pela guerra, que cruza oceanos em busca de seu lugar no mundo.
O espetáculo tem texto inédito do aclamado dramaturgo Sérgio Roveri, direção de Eliatrice Gischewski e trilha sonora executada ao vivo por Airon Gischewski.
“A atuação de Leonardo ficou marcada na história do teatro nacional” — essa foi a fala do crítico da UOL, Miguel Arcanjo Prado, sobre o sucesso do primeiro solo do ator, Cachorro Enterrado Vivo, que rendeu a Leonardo o APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Ator, além de indicações a prêmios importantes no Brasil. Agora, o ator apresenta seu segundo monólogo, Frankenstein – Fragmentos da Guerra, no palco do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com direção de Eliatrice Gischewski e trilha sonora executada ao vivo por Airon Gischewski.
A guerra como protagonista
Frankenstein – Fragmentos da Guerra atualiza o clássico trazendo o monstro para as guerras de hoje. Adaptada para o século XXI sob uma direção feminina, a peça marca a estreia de Eliatrice Gischewski como diretora.
Um monstro que busca pertencimento e identidade, ao mesmo tempo em que tenta entender as monstruosidades que o criaram — essa é a premissa de Frankenstein – Fragmentos da Guerra. A peça faz única apresentação no dia 25 de outubro, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte, e leva aos palcos um texto forte, atual e que provoca reflexão sobre o horror da guerra e seus desdobramentos sobre as vítimas.
O texto é do dramaturgo paulista Sérgio Roveri, que já trabalhou com Fernandes em outros projetos, como Neblina, O Sonho das Pérolas, Enquanto Estamos Aqui e Os que Vêm com a Maré. A direção é de Eliatrice Gischewski, estreando na função após uma carreira consolidada como bailarina e preparadora corporal no teatro.
A releitura do clássico de Mary Shelley (1831) atualiza, revigora e confere novas camadas de significado ao mito da criatura renegada por seu próprio criador. O texto de Roveri transporta o drama para o século XXI ao situá-lo em meio à guerra, onde o monstro se torna um efeito colateral da ambição e do desatino humanos. Nesta montagem, Leonardo Fernandes divide o palco com o músico Airon Gischewski, responsável pela trilha sonora ao vivo.
Leonardo comenta que há muito tempo desejava atuar novamente em um monólogo, e o encontro com o texto de Roveri veio na hora certa. “A habilidade dele na construção de personagens é incrível. Isso me fisgou”, comenta.
Óptica feminina
A direção marca a estreia de Eliatrice Gischewski, que, além da carreira como bailarina, é parceira de longa data de Leonardo Fernandes em diversos projetos que lhe renderam várias indicações a prêmios no teatro. Para ela, uma experiência fortalece a outra. “Creio que a minha experiência com a dança, na verdade, foi o que fez com que essa direção existisse. O Leonardo é um ator que tem um trabalho corporal impressionante, e isso já se tornou uma particularidade da atuação dele. Então, estar à frente da peça vem para potencializar isso de alguma forma”, analisa.
Uma peculiaridade de Frankenstein é ter o olhar feminino como guia da montagem. Junto com Eliatrice, está a atriz, dubladora e produtora Vanessa Machado como assistente de direção — sem esquecer da criadora de Frankenstein, a britânica Mary Shelley. “Acho que o mundo precisa, cada vez mais, se ver por ópticas femininas. Toda a peça é muito atual e discute o ser humano profundamente e em muitos lugares diferentes. Então fiquei muito encantada com a possibilidade de fazê-la”, reflete Eliatrice.
Mesmo sentindo-se segura pelo histórico de trabalho com Leonardo Fernandes, Eliatrice reconhece que essa direção trouxe grandes desafios. O tempo escasso e o aperto de recursos seguem sendo os mais relevantes, como em toda produção independente. “A gente idealiza um monte de coisas e, no fim, precisa fazer o que é possível. E também somos [ela, Leonardo e Vanessa] diretamente responsáveis pelo projeto inteiro das três peças (referindo-se à trilogia Três Peças que Atravessam o Mar, da qual fazem parte Frankenstein, Os que Vêm com a Maré e A Grande Onda de Kanagawa), o que imprime um ritmo diferente aos trabalhos, em virtude das outras necessidades das produções.”
Sobre Frankenstein – Fragmentos da Guerra
O Frankenstein de Sérgio Roveri é um filho da guerra. Construída a partir de partes dos corpos das vítimas do conflito, uma vez concluída, a criatura parte para a Europa em busca do médico que a criou – que também é um pai que a abandonou. Traduzido para o inglês, o texto já teve duas montagens em Londres, em 2022.
Na peça, Frankenstein é um refugiado, um deslocado pelos conflitos armados, pela fome e pelas atrocidades. Na trágica travessia do Oriente em direção à Europa, a personagem não está apenas interessada em encontrar seu criador – ela quer encontrar sua identidade, seu lugar no mundo, um pedaço de terra que possa entender como seu.
Atualíssimo, o texto de Sérgio Roveri traz a guerra como pano de fundo. Qualquer que seja a guerra, quaisquer que sejam os refugiados e horrores, o Frankenstein desta adaptação para o teatro estará condenado a uma eterna ressurreição.
FICHA TÉCNICA
Frankenstein – Fragmentos da Guerra
Texto: Sérgio Roveri
Direção: Eliatrice Gischewski
Atuação: Leonardo Fernandes
Performance e Trilha Sonora Original: Airon Gischewski
Assistente de Direção: Vanessa Machado
Figurino: Rosina Lobosco
Bordados: Maria Lima
Hair Stylist: Juliana Parreiras
Cenário: Leonardo Fernandes e Eliatrice Gischewski
Confecção de Cenário: Thok Soluções
Preparação Corporal: Eliatrice Gischewski
Criação de Luz: Wladimir Medeiros
Técnico de Som: Airon Gischewski
Fotos: Tati Motta
Projeto Gráfico: Márcio Miranda e Leonardo Fernandes
Vídeos: Roberta Araújo
Assessoria de Imprensa: Janaína Rochido
Produção: Eliatrice Gischewski, Leonardo Fernandes
FRANKENSTEIN – FRAGMENTOS DA GUERRA
25/10/25, sábado, às 20h.
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia)
Classificação: 14 anos
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia 2244 – Lourdes
Vendas: Sympla ou bilheteria do Teatro
Bilheteria: (031) 3516.1360




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