Espetáculo Fedra 26/04 a 20/05

Peça da Cia Club Noir, dirigida por Roberto Alvim, traz texto do dramaturgo francês escrito em 1677; obra é baseada na tragédia grega de Eurípedes e discute a insurreição feminina contra o poder e as regras sociais.

Um texto do século XVII, adaptado de uma tragédia grega, a respeito de um tema incrivelmente atual – o empoderamento feminino. Assim é a história de Fedraversão clássica do dramaturgo francês Jean Racine (1639-1699) para a tragédia grega de Eurípides, que ganhou montagem do Club Noir, sob a direção de Roberto Alvim. A discussão sobre a sexualidade feminina e sua dissonância em relação aos papéis sociais de mãe, esposa e cidadã, são o enredo central do espetáculo, que estreia na capital mineira dia 26 de abril, seguindo temporada até 20 de maio, sempre de sexta a segunda, no Teatro I, do CCBB Belo Horizonte.

O mito da insurreição feminina contra o poder e as regras sociais é o eixo principal da tragédia. Na trama, Fedra (interpretada por Juliana Galdino, vencedora do Prêmio Shell de melhor atriz por “Medéia”) é casada com o rei Teseu. Ela se apaixona por Hipólito, filho de seu marido. Quando Teseu é declarado morto na guerra, Fedra cria coragem e assume seu amor por seu enteado. Mas Teseu retorna e, ao descobrir a paixão incestuosa de sua esposa por seu filho, precipita uma série de eventos que conduzem o reino à catástrofe.

Fedra é a tragédia que brota de nosso medo mais terrível: o de nos apaixonarmos por aquilo que a sociedade, com suas leis e regras, não nos permite. Para o diretor Roberto Alvim, a peça expõe a coragem de uma mulher situada no centro do poder. “Essa insurreição atravessa seu papel de cidadã, no governo, como mãe e esposa. Tudo é atingido”.

O texto de Racine, escrito na França em 1677, imortalizou-se na História do Teatro, tendo sido encenado por alguns dos maiores diretores contemporâneos. A grande montagem brasileira foi realizada por Augusto Boal e protagonizada por Fernanda Montenegro em 1986.

SERVIÇO DO ESPETÁCULO “FEDRA” – TEMPORADA EM BH

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – TEATRO I
(Praça da Liberdade, 450 – Telefone: 31 3431-9400)

PERÍODO: 26 de abril a 20 de maio (sexta a segunda)
HORÁRIO =  20h

Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Ingresso: R$ 30 (inteira) 
>> Clientes Banco do Brasil tem 50% de desconto.

R$ 15 (meia) 
>> Estudantes, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos.