Comemoração dos 10 anos do Espaço Comum Luiz Estrela

ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA COMPLETA 10 ANOS E APRESENTA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DE AGOSTO A OUTUBRO DE 2023

Um dos espaços mais singulares da cidade, o Espaço Comum Luiz Estrela, completa 10 anos de existência em 2023. Situado à Rua Manaus, 348, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, o Espaço surgiu como uma ocupação de caráter cultural e artístico, com o objetivo principal de democratizar o acesso à cultura e descentralizar espaços de lazer na cidade. O cenário se abre em 2013, quando, de forma autônoma e voluntária, um grupo de artistas e ativistas ocuparam o casarão até então conhecido por ser construído como hospital militar. A edificação, construída em 1912 e tombada municipalmente em 1994 por seu valor histórico e arquitetônico, pertence ao Conjunto Arquitetônico da Praça Floriano Peixoto, tombado pelo IEPHA-MG, e estava abandonada há 19 anos. 

No anseio de renovar os ares de um antigo espaço público abandonado e em ruínas, fruto das políticas de apagamento do Estado, o grupo de artistas e ativistas ocupou o casarão em 26 de outubro de 2013. Durante estes anos, o coletivo desafiou padrões de funcionamento e organização, tornando-se referência nacional de espaço autogestionado. Ao completar 10 anos de existência e resistência, o coletivo que experimenta esta autogestão no espaço se organiza atualmente em oito Núcleos de Pesquisa e Ação, de maneira voluntária e orgânica, a partir de suas vontades e interesses. Um encontro de aproximadamente 90 pessoas, flutuantes, voluntárias, pesquisadoras e curiosas, onde cada um escolhe como e quando atuar, como contribuir, e como usufruir desse espaço. Um lugar potente para o fazer e o pensar sobre a arte, a cultura e a educação.

Reconhecida no último ano como um Museu de Território e uma referência como Centro Cultural, a ocupação cria e movimenta seu espaço museográfico no presente, ao passo que explora entre as trincas e pequenos detalhes uma história que urge ser contada, numa espécie de acervo em construção contínua. O Estrela é um lugar de memória, que reflete e pertence à comunidade que o rodeia, frequenta e o faz acontecer. Muitos artistas, estudantes, pesquisadores e ativistas já foram acolhidos com suas atividades por lá. Um dos espaços mais acessíveis de BH para realização de eventos e atividades culturais diversas. 

A programação anual do Espaço possui atividades recorrentes com o propósito de que a comunidade se encontre, colabore e conviva juntos:

Festival de Inverno, Festival de Primavera, BloComum no carnaval, Visitas Guiadas para escolas públicas, oficinas diversas, rodas de conversa, exibição de filmes independentes, feiras, produção e facilitação de eventos externos, festas e apresentações artísticas. Realiza, ainda, assembleias gerais mensais, reuniões do Conselho Comum, mutirões de limpeza e manutenção semestrais, Imersão Estelar anual e administração do espaço. 

Qualquer pessoa interessada em colaborar pode fazer parte dessa história.

Para conhecer mais sobre o trabalho de cada núcleo acesse: https://docs.google.com/document/d/1NsRHtYRSFv9BbxyiTHabxm1TDZRNaH0uVzvU5M3Stu8/edit.

Para celebrar esses 10 Anos de história, o coletivo lança, de agosto a outubro de 2023, uma programação com várias atividades comemorativas. Como tudo no Estrela, essa programação construída por muitas mãos, segue aberta para que pessoas possam propor atividades e viver experiências. Algumas ações já podemos destacar:

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

Relançamento da Campanha de Financiamento Coletivo durante um almoço aberto, no dia 26 de agosto, das 11h às 14h, acompanhado de Léo Fonseca tocando LPs da melhor qualidade. O coletivo sabe que esse sábado será um dia cheio de atividades na cidade e por isso convida todos para dar uma passadinha no Estrela na hora do almoço para se fortalecer para o restante da programação da cidade neste dia, como a Marcha da Maconha e o Festival Sarará.

Esta  Campanha de apoio ao Espaço Comum Luiz Estrela é realizada por meio da plataforma Evoé, e tem como objetivo financiar o tradicional Festival de Primavera, este ano com a Edição Comemorativa de 10 anos Estelares, garantir o pagamento das despesas básicas de manutenção (que inclui internet, água, luz, contador e um receptivo que abre as portas da Casarona de terça a sábado realizando visitas guiadas), e manter um fundo de reserva para as obras de restauração. Qualquer pessoa que tenha interesse em contribuir com a cultura e com a classe artística de Belo Horizonte pode apoiar esse movimento com valores a partir de 10 reais. Saiba mais no site https://evoe.cc/luiz-estrela.

Ao se tornar um apoiador da campanha, além de contribuir para a manutenção do espaço, a pessoa se torna parte dele e será um convidado especial durante todo o Festival em outubro, com benefícios especiais e concorrendo a prêmios.

LANÇAMENTO DA LOJA COMUM

Vale destacar que, no dia 12 de agosto, aconteceu o lançamento de uma edição especial da Loja Comum, sob direção de criação da artista e educadora Silvia Herval, com produtos como camisetas, bonés, copos, bolsas, cartões postais e adesivos. A arte gráfica dessa edição foi construída colaborativamente, com destaque para os artistas visuais Lucas Matoso, Kenny Mendes, Alexandre Fonseca, Julia Bernardes e Mari Angelis. Tudo com muito estilo e personalidade, pode ser conferido nas mídias sociais do Estrela e o coletivo aceita encomendas.

FEIRINHA ESTELAR

Desde 2014, sempre no segundo sábado do mês, acontece a Feira Estelar, na Casarona do Espaço Comum Luiz Estrela. Idealizada e construída de forma coletiva por colaboradores do espaço, é autogestionada pelos próprios feirantes, de forma aberta e horizontal. A Feirinha, (como é carinhosamente chamada) é um espaço de responsabilidade social e financeira. Participam dela pequenos produtores e artesãos variados e sempre há atividades culturais e formativas, oferecidas de forma gratuita para a sociedade em geral. No dia 9 de setembro acontecerá a próxima edição da feira.    

LANÇAMENTO DO SITE CINEMA GRÁTIS BH

O Núcleo Audiovisual toca o cineclube Cine Estrela, promovendo sessões abertas ao público e também em parceria com escolas públicas da cidade. Com objetivo de divulgar a programação de cinema gratuita de BH foi criado o site www.cinemagratisbh.com.br e um grupo de transmissão para receber informações das sessões: https://chat.whatsapp.com/GInpueX6URRGh3bAloTEbR. Essa iniciativa foi contemplada no Edital BH nas Telas 2020, do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

FESTIVAL DE PRIMAVERA

De 23 de setembro a 26 de outubro, acontece o famoso Festival de Primavera do Espaço Comum Luiz Estrela. Este ano as atividades ocorrem sempre aos sábados e domingos. A programação comemorativa está sendo construída e, em breve, haverá mais detalhes para divulgação, basta acompanhar o Estrela no instagram @espacoluizestrela. Já podemos adiantar a participação dos núcleos que compõem o coletivo com: exposição do projeto “Olhos da Rua”, do Restauro e Memória; instalação “Aconchegar Memórias”, da Artista Ângela Leão;  performance “convívio 

ato-convite”, de Sarah Coeli e Thalita Amorim; lançamento dos zines Caderno de Processos, da Escola Comum e Biscoito Escrito com a Cozinha Comum; e produção de mudas de mogno com a Permacultura. Em breve acontecerá uma convocatória para a comunidade e a cidade proporem suas atividades somando na programação.