Evento ainda fortalece o protagonismo feminino no cenário das batalhas de danças, um espaço historicamente marcado pela desigualdade de gênero
Workshop, exposição fotográfica, feira de empreendedoras e roda de conversa compõem a programação da 5a edição do Encontrão das Minas, que será realizado no sábado, dia 29 de novembro, a partir das 14h, no Centro Cultural Lindéia/Regina. O evento consiste numa ação de inserção, capacitação e desenvolvimento de mulheres na cena das batalhas de danças. O objetivo é criar espaços seguros e saudáveis onde as mulheres possam estudar, trocar experiências e se desenvolver para atuar na cena das batalhas de dança, além de contribuir para a criação de oportunidades no mercado de trabalho artístico, ao mesmo tempo desafiar e quebrar estigmas relacionados à presença e à atuação das mulheres na cultura urbana.
O evento é gratuito, acessível e aberto a todos os públicos, contudo tem foco em mulheres de diferentes estilos de dança e níveis de experiência, abrangendo tanto iniciantes quanto dançarinas mais avançadas. “O espaço para as atividades será adaptado para que as participantes possam se sentir à vontade para explorar sua criatividade e desenvolver suas habilidades técnicas”, explica Guidá; idealizadora do evento.
Ela ainda ressalta que as participantes terão a oportunidade de trocar experiências e se aprofundar na prática da dança urbana, ao mesmo tempo em que refletem sobre temas relevantes como a sororidade, empoderamento feminino e a luta por um espaço mais justo na cena artística. “O Encontrão das Minas é realizado devido à falta de oportunidades que as mulheres ainda têm para conseguirem ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas na cena Hip Hop, que historicamente continua marcada pelo machismo.“O projeto vai de contramão ao apagamento histórico das mulheres – principalmente as mulheres pretas- na cultura Hip Hop”, explica Guidá
Para Hellen Caroline, coordenadora de equipe, o Encontrão das Minas é de grande importância para a sociedade, pois contribui diretamente para a promoção de um cenário artístico mais igualitário e para a valorização da mulher dentro de um contexto cultural historicamente dominado por homens. “Além disso, o Encontrão das Minas oferece um espaço de fortalecimento da identidade e autonomia das participantes, criando uma rede de apoio e fortalecimento entre as mulheres da cena Hip Hop”; completa Hellen Caroline.
Isadora Coelho, Intérprete de libras e Assistente de produção; destaca que o Encontrão das Minas também visa ampliar a visibilidade das mulheres no Hip Hop e contribuir para a criação de oportunidades no mercado de trabalho artístico, ao mesmo tempo que desafia e quebra estigmas relacionados à presença e à atuação das mulheres na cultura urbana.
O evento conta com o apoio de produtoras e empreendedoras independentes como Preta Produtora, Uana Cultural e Mais Que Chup. O Encontrão Das Minas é realizado por meio Política Nacional Aldir Blanc Desenvolvimento de Projetos da SECULT/MG. Fomento Nº 19338/2024, contemplado no Edital 08/2024. Conta ainda com produção Crew UBDI e Preta Produtora e apoio do Mais Que Chup e Arte&Foto
Idealizado pela artista e produtora Guidá, e realizado anualmente desde 2021, a ideia do Encontrão das Minas surgiu a partir da trajetória da Crew UBDI, formada por mulheres que se uniram em 2017 para estudar e praticar dança e a cultura Hip Hop, e que, desde então, têm se dedicado a criar espaços de empoderamento e visibilidade para outras mulheres dentro da cena, tendo em vista a falta de visibilidade que as mesmas ainda sofrem. “Ao longo dos anos, a Crew tem promovido eventos, workshops e produções artísticas que buscam fortalecer a presença feminina no Hip Hop, como o “Agosto das Deusas”, e a produção da videodança “Brown Skin Girls”, que ressalta a valorização da mulher preta e sua ancestralidade”, finaliza Guidá.
PROGRAMAÇÃO
14:00 – Workshop com Chellz Tapayó
15:40 – Workshop com Aline Negrona
16:00 – Roda de conversa “Batalhas de danças – Por que? E pra quem?”
17:00 – Batalha Open Style para Mulheres (com Premiação de 800,00 para 1° lugar)
18:30 – Cypher
19:00 – Encerramento Durante o evento teremos a exposição fotográfica “Agosto das deusas” da fotógrafa Bruna Cris e também a feira de empreendedoras. O evento é gratuito, acessível e aberto a todos os públicos.
Encontrão das Minas;
DATA: sábado, dia 29 de novembro de 2025
Horário: a partir das 14:00
LOCAL: Centro Cultural Lindéia/Regina – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte/ Barreiro
VALOR DA ENTRADA: Gratuito




Adicionar Comentários