A última edição da 20ª temporada do Quarta de Improvisos acontece no dia 17 de dezembro de 2025, às 19h, com as participações de instrumentistas do Brasil residentes em países europeus, onde também desenvolvem trabalhos com a música experimental. A noite que encerra a programação 2025 traz as seguintes participações:
Marina Mello – harpista brasileira radicada em Zurique. Além de sua formação em música clássica, com foco no Mestrado em Performance na Universidade de Zurique (ZHdK), ela desenvolveu um estilo único e expressivo por meio da harpa e de suas infinitas possibilidades. Nesse sentido, apresenta seu percurso artístico principalmente a partir da pesquisa de novas texturas sonoras, explorando paradoxos entre o vazio e o ruído, e entre sons verticais harmônicos e aleatórios.
Marina Cyrino – flautista, artista sonora e pesquisadora brasileira, atualmente vivendo em Berlim. Seu trabalho abrange improvisação, composição, instalações performativas, luteria experimental e colaborações interdisciplinares. É integrante do selo Seminal Records. Sua prática se caracteriza pela hiper-amplificação da flauta, combinada a uma ampla variedade de preparações, objetos e balões acoplados
Matthias Francisco Koole – Guitarrista cuja atuação transita entre improvisação, música escrita e projetos multidisciplinares. Também é integrante do selo/produtora brasileira de música experimental Seminal Records, juntamente com Henrique Iwao, Sanannda Acácia, J.P.-Caron, Cássia Siqueira e Marina Cyrino. Como parte do selo, organizou e foi curador da série de improvisação QI – Quartas de Improviso, em Belo Horizonte. Atualmente vive em Berlim.
As convidadas e o convidado se apresentarão com artistas do projeto, sendo Ajítẹnà Marco Scarassatti e Patrícia Bizzotto, ambos integrantes do Trio QI, instrumentistas do projeto e contará com encerramento do Dj Iwao
O Quartas de Improviso acontece na Galeria Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza), a entrada é gratuita.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte com patrocínio do Centro Universitário Una
Sobre o Quartas de Improviso
O QI – Quartas de improviso teve início em 2013, no antigo Nelson Bordello, espaço cultural de BH situado em frente à Serraria Souza Pinto e desde então, o projeto já esteve em galerias de artes e teatros a exemplo da Galeria Mama Cadela, Espaço Luiz Estrela, Luthier Bar, Teatro Espanca!, entre outros. Uma característica central do projeto é a de reunir músicos, sem nenhum ensaio prévio para improvisar com músicas criadas no calor do momento, resultando em apresentações marcadas pelo experimentalismo e que dialogam com o inesperado, contando também com convidados de outras linguagens que improvisam junto aos músicos, a exemplo de performers e artistas visuais.
O que: Quarta de Improvisos (QI) – Temporada 20
*QI204* (17/12 – 19h) Scarassatti-Bizzotto + Marina Mello (harpa) + Matthias Koole (violão, guitarra) + Marina Cyrino (flauta, flautim, sopros outros)
Dj Iwao
Onde: Galeria Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza),
Programação:
Entrada franca




Adicionar Comentários