Evento gratuito une música, literatura, gastronomia e tradição afetiva no dia 17 de outubro, na Praça da EMC, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco.
Belo Horizonte se prepara para uma noite de afeto, cultura e pertencimento nesta sexta-feira, dia 17 de outubro de 2025, quando a Praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, se transforma novamente em palco da diversidade artística e da mineiridade compartilhada. Nesta edição especial do EMC na Pracinha, o público reencontra a tradicional Mostrô – Feira da Mineiridade, que está de volta, com uma programação especial em comemoração ao mês das crianças.
Produzido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação Social (SECOM-MG) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT-MG), o evento propõe um diálogo entre tradição e contemporaneidade, sem deixar a diversão de lado. É um convite à convivência, à celebração do feito à mão e à escuta sensível das expressões que compõem a identidade mineira.
“A Mostrô volta ao seu berço afetivo, agora em sintonia com a EMC, celebrando a força da cultura mineira. É um encontro entre tradição e contemporaneidade, entre o feito à mão e a potência da comunicação pública”, afirma Bosco Ladeira, gestor cultural responsável pela feira.
A programação se desenrola ao longo da tarde, em um ritmo que mistura música, literatura, contação de histórias e carnaval para a criançada, costurando diferentes tempos e gerações. A cantora Zal abre o evento às 17h com um show que reflete sua trajetória plural, marcada pelas brasilidades e pela emoção. Artista independente e dona de uma voz que transita entre ritmos e afetos, ela apresenta canções autorais e interpretações que traduzem sua história de vida.
Em seguida, às 17h45, o Instituto Fernando Sabino exibe o curta Galinha ao Molho Pardo, adaptação do conto homônimo do escritor mineiro. A sessão comentada evoca o olhar sensível do autor sobre a infância em Belo Horizonte dos anos 1930, recuperando o encanto de um tempo em que as pequenas histórias do cotidiano revelavam grandes sentimentos.
Às 18h, a contadora de histórias Beatriz Myrrha, conhecida como Danda, ocupa a cena com sua arte de narrar. Mãe, educadora e artista premiada, Beatriz transforma a palavra em ponte entre gerações, conduzindo o público por contos e memórias que atravessam a infância e o imaginário mineiro.
O encerramento chega em clima carnavalesco com o ensaio do bloco infantil Gato Escaldado, às 19h, dentro da programação do Baila Que Eu Digo, projeto parceiro do EMC na Pracinha. Com origem afetiva e engajamento social, o bloco é conhecido por unir alegria, inclusão e consciência ambiental. Nesta edição, o grupo aposta em uma batucada protagonizada por crianças, reafirmando a importância da formação cultural desde cedo e fortalecendo a tradição do carnaval como espaço de convivência e diversidade.
Nos intervalos, o público é embalado pelo DJ Press Play Digo, figura marcante da cena cultural belo-horizontina, com sets vibrantes que mesclam ritmos dançantes e brasilidades contemporâneas.
Mais do que uma simples agenda, o EMC na Pracinha + Mostrô se firma como um gesto de pertencimento coletivo. Um espaço de partilha entre o público e os fazedores de cultura, onde a arte mineira se reconhece e se reinventa em praça pública.
EMC na Pracinha + Mostrô – Feira da Mineiridade
Data: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira), das 17h às 22h
Local: Praça da EMC – Centro de Cultura Presidente Itamar Franco – R. Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto
Atrações: Zal, Instituto Fernando Sabino, Beatriz Myrrha, Bloco Gato Escaldado e DJ Press Play Digo
Entrada: Gratuita
Realização: Empresa Mineira de Comunicação (EMC), SECOM-MG, SECULT-MG e Governo de Minas Gerais
Adicionar Comentários