Atividades gratuitas, que acontecem no dia 3/10, contam com exposição, palestra e debates sobre o papel da educação na inclusão social e da moda como expressão da diversidade
O Senac realiza, no dia 3 de outubro, o evento Diálogo sobre a Diversidade – Educar com Inclusão, que vai tratar sobre o papel da moda como vetor cultural de representação da diversidade. A programação inclui exposição de fotografias, palestra e roda de conversa com entidades e pessoas engajadas na inclusão social, em diversas frentes. As atividades gratuitas acontecerão de 18h às 21h no Núcleo de Pós-Graduação do Senac (Rua dos Guajajaras, 40).
Às 18h50 inicia a palestra “Educação Especial e Educação Inclusiva”, com Alexandra Rangel, terapeuta ocupacional e consultora do Instituto Ester Assumpção. Na sequência, a partir de 19h30, começa o debate com as temáticas gênero, corpo através da moda inclusiva; bullying e a questão do idoso e da pessoa com deficiência; quando o preconceito tem cor e classe social. Participam das discussões, os estilistas Carolina Bicalho e Virgílio Andrade; Kdu dos Anjos, idealizador do projeto Lá da Favelinha; Makota Kisandembu, diretora de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte; o grafiteiro Nilo Zak; Geisa Batista, professora da Faculdade Senac, e Andreia Duarte Oliveira Costa, coordenadora Técnico Social do Sesc.
O público também poderá conferir a apresentação artística “Narrando Histórias” com a participação do grupo do Sesc e a exposição “Diverso”, que traduz o olhar da fotógrafa Isabella Leite sobre diversidade e a inclusão. Com passagens pela Escola Guignard, Escola de Imagem, Metrópole e Estúdio Figa, Isabela tem um trabalho voltado para a observação sensível dos espaços humanos e de seus personagens.
A gerente de produtos em Moda e Beleza do Senac, Patrícia Carvalhais, explica que a moda é uma representação da diversidade para a sociedade e será o contexto dos debates sobre inclusão. “A moda integra todos os estilos e atitudes. Ela traduz a individualidade de cada um e de todos. E a nossa proposta como instituição formadora é fomentar esse debate e abordar a inclusão em todas as esferas, seja de gênero, racial, idade, dentre outros. A própria educação é também uma forma de inclusão”, observa.
O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br. Informações no site mg.senac.br ou pelo telefone 0800 724 4440.
Programação
(Núcleo de Pós-Graduação do Senac – Rua dos Guajajaras, 40).
18h às 18h30 – Exposição “Diverso” da fotógrafa de Isabella Leite
18h30 às 18h40 – Apresentação artística – Narrando Histórias do Sesc
18h50 às 19h30 – Palestra Educação Especial e Educação Inclusiva
19h30 às 21h00 – Roda de conversa “Diálogo sobre a Diversidade”
Adicionar Comentários