Desafio Liga Jovem: Inscrições vão até 18 de agosto

Maior competição de empreendedorismo e tecnologia do país visa empoderar estudantes para transformar ideias em soluções reais

O Sebrae prorrogou as inscrições para a 3ª Edição do Desafio Liga Jovem. Agora, o prazo para participar da maior competição de empreendedorismo e tecnologia do país vai até 18 de agosto. Estudantes mineiros poderão se inscrever em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior.

A iniciativa tem o objetivo de empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios. As inscrições devem ser feitas no site do desafio.

Os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.

Durante toda a competição, uma série de ações serão realizadas com os participantes, entre elas, oficinas on-line. Os estudantes passarão por uma trilha de aprendizado com certificado de 30 horas, com a possibilidade de ganhar prêmios: serão mais de 70 notebooks e celulares de última geração; mais de R$ 250 mil em vale compras para 500 estudantes e professores, além de viagens nacionais e internacionais.

A novidade da edição é a presença – na grande final – de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores, três equipes representadas por estado. Os vencedores do Desafio Liga Jovem vão receber uma viagem internacional de até 10 dias, com tudo pago.

A gerente de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, ressalta que o desafio impulsiona os estudantes a serem agentes transformadores das suas realidades. “É uma iniciativa que estimula o desenvolvimento de competências e comportamentos empreendedores, como iniciativa, proatividade e trabalho em equipe. Habilidades essenciais para que o estudante se torne protagonista e transforme a realidade ao redor. Esse é o principal pilar da educação empreendedora”, destaca.

Equipe Ariranha, de Cachoeira da Prata/MG, foi finalista nacional na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, em 2024. Foto: Divulgação

Premiação

Etapas Estaduais – As equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.

Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.

Vencedores da Grande Final

1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.

2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.

3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.

Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.