Conversação Procurando Sacy 31/10

Em comemoração ao Dia Internacional do Saci, em 31 de outubro, a Academia Mineira de Letras sedia a “Conversação Procurando Sacy”. Com curadoria e mediação da artista visual Marlette Menezes, que tem o personagem folclórico como objeto de estudo, o evento busca instigar o imaginário, suscitar novas conexões e estabelecer um diálogo aberto entre arte e ciência. Participarão da conversação a professora Eneida Maria de Souza, doutora em Literatura; a contadora de histórias Gislayne Avelar de Matos; a filósofa Patrícia Kauark, doutora em Epistemologia; e o músico Paulo Santos.

O evento faz parte do programa Casa da Palavra, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Como representação da cultura brasileira, o saci tem origens muito mais antigas do que a imagem consolidada nos livros de Monteiro Lobato, em 1921. “Ele, na verdade, remonta à tradição oral dos povos tupis-guaranis, que viviam no Sul do Brasil no século 18. A partir do encontro dessa cultura com as dos europeus que participavam das missões jesuítas, surge o sacy, cuja letra ‘y’, do tupi, foi trocado pelo i ao longo da história”, conta Marlette Menezes.

As atividades do Dia Internacional do Saci na AML acontecem em conjunto com o Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Liberdade, e a Livraria da Rua, na Savassi. Os trabalhos colaborativos e educativos acontecem ao longo de outubro, agrupados com o nome de “Procurando Sacy”, voltado especialmente para crianças. A programação prevê a exposição interativa “Operação Yaterê”, nos dias 17 e 19 de outubro, às 14h, e no dia 21, às 11h; a contação de histórias “Quem conta um conto…”, nos dias 16, 18 e 20, sempre às 15h; o espetáculo “Foi coisa de saci”, no dia 20 de outubro, às 17h; e do documentário “Somos todos sacys” (2017), de Sylvio do Amaral Rocha e Rudá Andrade, no dia 21 de outubro, às 14h.

Data: quarta-feira, 31 de outubro

Horário: 19h

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, BH/MG).

Entrada gratuita

Mais informações: academiamineiradeletras.org.br