Conservatório UFMG divulga programação de eventos – 28 a 31/10

A programação do Conservatório UFMG para a próxima semana, de 28 a 31 de outubro, contará com o concerto A Flauta Mágica – Trechos da Ópera de W.A. Mozart, com o Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais; apresentação do Grupo de Saxofones da UFMG; show especial de Antonio Gomes e Marcos Braccini; e concerto Música e Novas Tecnologias, sob a organização de Rogério Vasconcelos Barbosa e Marco Scarassatti. Os eventos têm entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Concerto A Flauta Mágica – Trechos da Ópera de W.A. Mozart

A apresentação será no dia 28 de outubro, terça-feira, às 19h30. Coordenado pelos professores Daiana Melo e Diego de Almeida, o Grupo Experimental de Ópera da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (GEO Esmu UEMG) é um projeto de extensão voltado para cantores líricos, que desejam aprimorar-se na prática do repertório operístico. Neste sentido, anualmente integram o grupo estudantes de canto erudito da Esmu-UEMG e demais cantores líricos interessados. 

É um projeto que proporciona, sobretudo, um enriquecimento na formação musical buscando aprimorar a prática do canto por meio da performance do repertório operístico de diferentes épocas. As montagens dos espetáculos, bem como os ensaios e as apresentações, promovem uma maior interação entre cantores de variados níveis de expertise técnico-vocal. Além disso, o projeto configura-se como uma ferramenta de divulgação da ópera enquanto estilo e prática de performance musical a públicos de distintas realidades socioeconômicas e culturais.

Quarta Cultural – Grupo de Saxofones da UFMG

No dia 29 de outubro, às 12h30, o Grupo de Saxofones da UFMG apresentará obras originais escritas para saxofone, no intuito de contribuir para a divulgação do repertório erudito dedicado ao instrumento. Os musicistas apresentam obras compostas por Leonard Bernstein, G. Bizet, G. Gershwin, Renato Goulart, G. Puccini, Chris Hazell, entre outros. 

Sobre o grupo
Na década de 90, por meio da atuação do professor Dilson Florêncio, foi criada a disciplina Grupo de Saxofones da Escola de Música da UFMG, tendo como principal objetivo a divulgação do repertório erudito escrito originalmente para o instrumento. Ao longo dos anos, a disciplina supriu a formação temporária de diversos grupos, tais como o Quarteto de Saxofones e o Quinteto de Saxofones da UFMG. Em 2016, o Grupo de Saxofones passou a integrar a grade dos projetos de extensão da UFMG, promovendo workshops e recitais com os saxofonistas Dilson Florêncio (BRA), Douglas Braga (BRA) e Adalberto Barbosa (BRA – FRA). Em 2019, o Grupo se apresentou durante o I Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG, acompanhando o saxofonista brasileiro Carlos Gontijo e o saxofonista espanhol Carlos Ordoñez. Em 2024, o Grupo participou da organização do II Encontro Internacional de Saxofonistas da UFMG e acompanhou artistas nacionais e internacionais em recitais dentro da programação do evento. Atualmente, o grupo busca criar novas opções de vivência artística para os alunos do bacharelado em música com habilitação em saxofone e conta com a participação de músicos convidados dos mais diversos núcleos profissionais e de formação do Estado.

Especial Antonio Gomes Neto e Marcos Braccini

No dia 30 de outubro, quinta-feira, às 19h30, o show especial contará com a participação de Rafael Martini (direção musical, piano, sanfona e violão), Lucas Telles (violão) e Alexandre Andrés (flauta). 

O show é o desdobramento de um projeto de fôlego do selo e editora Klave em torno da obra dos dois autores, que além da produção e lançamento dos discos havia já publicado em 2024 os livros de poemas Calada palavra, de Antonio Gomes Neto, e Pérola abstrata, de Marcos Braccini. Antonio Gomes Neto apresenta Outros caminhos e Como se fosse mágica, do disco Aurora, lançado em 2023, com arranjos adaptados para o grupo. Marcos Braccini, por sua vez, antecipa o repertório de seu ainda inédito Nas marés. Os dois compositores também dividem o palco para revisitar os discos Tempo de Desenredo e Noturno. Participação especial de Brisa Marques.

O show conta com intérprete de Libras e vídeo-cenário projetado por Rafael Fares, a partir das imagens de Ronald Dickman (Aurora) e da fotógrafa francesa Muriel Gani (Nas marés). Figurinos de Paula Braccini e produção de Lívia Aranha.

Música e Novas Tecnologias

No dia 31 de outubro, sexta-feira às 19h30, o Circuito Contemporâneo realiza o concerto Música e Novas Tecnologias, sob a organização de Rogério Vasconcelos Barbosa e Marco Scarassatti. 

O concerto explora a aproximação da música contemporânea a novas tecnologias como vídeo, projeções e espacialização multicanal do som. Serão apresentadas composições para violão, guitarra, violoncelo, flauta e saxofone, tanto de compositores de Belo Horizonte como de alguns representantes da música contemporânea europeia e asiática. 

Os concertos da série Circuito Contemporâneo ocorrem mensalmente no Espaço de Criação e Investigação Sonora (ECrIS), laboratório situado no Conservatório UFMG e vinculado ao Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC) da Escola de Música da UFMG. A série apresenta produções voltadas às criações musicais envolvendo mídias eletrônicas, em suas mais distintas vertentes. Equipado com um sistema de som de oito canais e projeção de vídeo em telão, o ECrIS disponibiliza uma experiência audiovisual imersiva, aproximando o público da cidade de pesquisas e criações realizadas no campo da música eletroacústica, da música mista, da arte sonora e de outras explorações artísticas dos meios digitais e eletroacústicos.

Programação semanal Conservatório UFMG

28 a 31 de outubro de 2025

Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)

Entrada gratuita

Informações: 3409-8300