BACH e TELEMANN dois dos maiores expoentes da música no período barroco no mesmo concerto. Ambos os compositores, mestres na arte do contraponto, aqui se rendem a característica introspectiva de um discurso musical melódico através de suas sonatas e fantasias para flauta solo.
Este tipo de composição para flauta solo além de ser conhecida por sua sonoridade envolvente, também demonstra, o grau de intimidade de cada compositor ao compor para o instrumento específico. A flauta solo, sempre esteve presente na literatura musical barroca e teve a beleza de sua sonoridade comparada ao canto de pássaros e a voz humana, incorporando ao longo dos séculos, possibilidades e qualidades expressivas distintas.
Esse fato fez com que a flauta se tornasse um instrumento ainda mais encantador agregando tais características ao discurso musical. Felicidade, tristeza, amor, paixão, morte, são sentimentos e inquietações humanas que permeiam a criatividade como estímulos a arte há séculos e na música barroca não é diferente. Tais afetos se tornam ainda mais claros e intimistas quando apresentados através de instrumento solo como a flauta, estabelecendo uma conexão direta entre compositor, interprete e ouvinte, entre passado, presente e porque não no futuro.
Portanto, o presente trabalho do flautista Maycon Lack busca ofertar ao público uma experiência intimista, propondo um mergulho a sensibilidade através da sonoridade da flauta solo e da música dos mestres Johann Sebastian Bach, Georg Philip Tellemann e seu afilhado Carl Philip Emanuell Bach.
O ECA é um espaço inteiramente voltado para a arte e está instalado numa casa aos pés da serra do curral, reservação ambiental e símbolo de Belo Horizonte. Sua localização é privilegiada, no alto da cidade, com vista para esse belo horizonte e seus concertos contam com serviço de bar e restaurante onde é possível saborear um bom vinho ao som da música.
Maycon Lack, flauta solo
Sexta, 29 de setembro às 20:30
ECA – Espaço Cultura e Arte
Rua Odilon Braga, 1190, Mangabeiras, B. H.
Ingressos 15,00
Adicionar Comentários