Edição itinerante da Série BH Instrumental, com Patrocínio do Instituto Unimed-BH e Apoio da Prefeitura de Contagem, promove uma grande festa ao ar livre em homenagem ao aniversário da cidade
É hora de rodar mais uma vez pela Grande BH e encontrar novos públicos. A Série BH Instrumental, com apoio cultural da Prefeitura de Contagem, dentro das comemorações pelo aniversário de 114 anos do município, chega ao Parque Ecológico do bairro Eldorado para mais uma apresentação gratuita, trazendo a música instrumental mineira em sua versão mais dançante, com o sexteto do saxofonista Cléber Alves em show que apresenta a “Gafieira de Paulo Moura”.
O projeto, realizado em Praças Públicas de Belo Horizonte, há quase duas décadas, reforça seu viés itinerante junto à cidade de Contagem, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, através do incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem realização da Veredas Produções, atuante no cenário cultural e musical, há 30 anos.
Paulo Moura (1932-2010) foi um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos. Em 65 anos de vida profissional, o compositor, arranjador, clarinetista e saxofonista viveu sempre alguns passos à frente, provocando contínuas revoluções em nossa música. O mestre Paulo Moura reinventou o som da Gafieira, desenhou novas formas sonoras, tornando nossa alma e nossa música mais genuinamente brasileiras. Com essa formação de sexteto, o saxofonista mineiro Cléber Alves traz de volta a gafieira instrumental inspirada nos arranjos e concepção musical do artista renomado, que foi também seu mestre e professor.
O repertório apresenta sambas de gafieira gravados por Paulo Moura, de sua autoria “Ao Velho Pedro” e “Tarde de Chuva”, além de parcerias como “Alma Brasileira”, de Zeca Freitas, “Nada Além” de Mário Lago/Custodio Mesquita, em ritmo de “Fox-trot”, dentre muitas outras marcantes composições.
O evento, será no dia 30 de agosto, sábado, a partir das 16h30, e ainda terá realização do ESPAÇO INSTITUTO UNIMED-BH: com ações de Saúde e Bem-Estar para toda a Família, distribuição gratuita de água e pipoca e oferta de “Quick Massage”, para bem cuidar do corpo, da mente e da alma, num agradável fim de tarde de música e diversão. A festa será aberta sob os embalos da DJ Nara Torres (DJ Naroca), com acesso gratuito e classificação livre. O Parque Ecológico do Eldorado permanecerá aberto, neste dia, até às 20h, para realização do show que irá adentrar a noite. Uma experiência cativante em meios as árvores deste ambiente que acolhe pela natureza.
SOBRE O ARTISTA
Cléber Alves é saxofonista, compositor e arranjador. Foi aluno dos mestres Paulo Moura e Nivaldo Ornelas, em meados de 1980. Morou na Alemanha por 10 anos e fez graduação e Mestrado em jazz e música popular na Universidade de Música Stuttgart. Desde seu retorno em 1998, já trabalhou com músicos como: Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Ed Motta, Chico Amaral, André Mehmari, Maria Schneider entre outros. Em 2019 concluiu o doutorado em música, pela Escola de Música da UFMG, onde sua tese de doutorado virou livro, lançado pela editora Appris: “A Bossa Nova Instrumental – O Samba Jazz pelo olhar de Paulo Moura” e possui 04 álbuns gravados. Seu sexteto, formado especialmente para essa festa dançante, conta com a presença de Ulisses Luciano (Trompete), Danilo Mendonça (Trombone), Igor Neves (Piano Elétrico), Pablo Souza (Baixo Elétrico) e Guilherme Stephan (Bateria), todos sob a regência do líder da banda (Cléber Alves), no sax alto e soprano.
PROJETO SÉRIE BH INSTRUMENTAL E VEREDAS PRODUÇÕES 30 ANOS
A Veredas Produções chega em 2025 com 30 anos de atuação ininterrupta na militância em favor da Cultura Brasileira, sempre celebrando o compromisso de divulgar, difundir e circular a música popular instrumental, em sua mais ampla diversidade, com o olhar votado para o país e para o mundo. Com idealização da produtora cultural Rose Pidner (in memoriam), coordenação e curadoria de Paola Berto, o projeto Série BH Instrumental integra o Circuito Instituto Unimed-BH e busca formar público para o gênero, além de popularizar o acesso a espetáculos de qualidade, desenvolvendo, assim, a consciência crítica dos cidadãos. O Série BH Instrumental – Edição Contagem, conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores e o Apoio Cultural da Prefeitura de Contagem.
SOBRE O INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
SÉRIE BH INSTRUMENTAL – EDIÇÃO CONTAGEM APRESENTA: Cléber Alves Sexteto e a “Gafieira de Paulo Moura” + Espaço Instituto Unimed-BH com ações de Saúde e Bem-Estar para toda família.
Dia 30 de agosto de 2025, a partir das 16h30
Parque Ecológico do Eldorado – Rua Paineiras, 753, Contagem/MG
Acesso gratuito e Classificação Livre
Informações – www.veredasproducoes.com.br / Instagram: @VeredasProduções
Adicionar Comentários