Chef Felipe Rameh assina novo menu do El Mai

Restaurante reconhecido pela gastronomia oriental com shushibar ganha reforço com cozinha “Mar & Terra” pelas mãos de um dos maiores profissionais da área na cidade.


Chef e apresentador de TV, Felipe Rameh é um dos grandes nomes da gastronomia mineira contemporânea, indicado por Alex Atala “como um dos cinco profissionais de destaque na gastronomia brasileira”. Distante das cozinhas de restaurantes em Belo Horizonte desde 2019, ele volta para assumir como chef executivo do novo menu “Mar & Terra” que acaba de ser lançado no restaurante el MAI, no bairro de Lourdes. “A proposta é conectar cada vez mais as duas frentes de gastronomia do restaurante, que já é um dos melhores da cidade na comida japonesa, com o trabalho criterioso e inovador do chef John Oliveira. Nossa proposta é elevar ainda mais, agora, também para os pratos quentes, que vêm com novos ingredientes e combinações, cheios de sabor e sofisticação”, explica o chef.

O desafio foi seguir ao máximo o conceito da casa – “Mar & Terra” – com insumos de cada um desses mundos combinados em praticamente todos os pratos, em sabores e apresentações que harmonizam perfeitamente com os produtos do sushibar. As referências são inúmeras e vão da cozinha mineira, à francesa e espanhola e, claro, às asiáticas, com iguarias raras como wagyu, foie gras, ikura, unagui, atum bluefin, black cod, vieira, além dos melhores peixes e ostras frescas. O chef Felipe Rameh destaca algumas novidades que devem ganhar o coração dos clientes: tempurá de quiabo com missô, polvo à moda da Galicia, filé de wagyu ao molho poivre. Isso sem falar da tradicional goiabada do Tragaluz, onde Felipe também é chef executivo e que trouxe para o el MAI em uma espécie de intercâmbio entre as casas.

“O Felipe Rameh é um dos grandes nomes da nossa gastronomia e estava afastado dos restaurantes em BH há um tempo. Quando o convidamos foi para trazer suas criações pra mais perto do público belorizontino, em um feat perfeito com o conceito contemporâneo do el MAI. Ele desenvolveu um cardápio muito coerente com nossa proposta de qualidade, sofisticação, criatividade e com sabores e pratos que dificilmente serão encontrados em outras casas na cidade”, aponta o sócio-proprietário, Rodrigo Paiva.

Sobre Felipe Rameh

Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen.

De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues. Atala, vale dizer, já o apontou como um dos cinco profissionais de destaque na gastronomia brasileira. Se apresentou nas principais feiras de gastronomia do mundo; cozinhou em lugares como Beirute (a convite da embaixada brasileira) e Paris (em três dos hotéis cinco estrelas mais icônicos da cidade); foi embaixador da Nespresso, lançando o primeiro café 100% brasileiro da marca. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT), e o “Coisas Daqui”, que acabou de encerrar a sua segunda temporada na Globo Minas. Além do el MAI, atualmente ele também atua como chef executivo do Tragaluz, em Tiradentes (MG).

Sobre el MAI

Os sócios Carolina Caram e Rodrigo Paiva moraram em Nova York, onde trabalharam e se apaixonaram pela boa gastronomia. De volta ao Brasil, decidiram investir no setor e abriram a Koneteria Gourmet, que funcionou durante 13 anos e segue agora em formato delivery. O projeto do el MAi demorou quase 4 anos para sair do papel, depois de muita pesquisa e a identificação de uma lacuna no mercado. “Percebemos essa tendência e Belo Horizonte ainda não tinha uma casa com duas gastronomias diferentes e de alta qualidade em um mesmo ambiente”, comenta Carol. A pandemia foi o momento certo para pôr em prática essa ideia. Inaugurado em Outubro de 2021, o el MAi traz a proposta de Sushibar e Cozinha Mar & Terra. O projeto arquitetônico da casa é de Isabela Vecci, que abusou de texturas nas paredes, quadriculados e cores vivas, para deixar o ambiente alegre e com ar mais despojado, para atender à diversidade de públicos do restaurante. Uma varanda espaçosa, pé direito alto e a charmosa iluminação repleta de luminárias com cúpulas de tecidos variados que lembram lanternas japonesas estilizadas dão o tom da decoração.

O Sushibar é assinado pelo paulista John Oliveira, com passagens pelo Imakay, Naka e IT Sushi. O chef veio para BH especialmente para assumir o el MAI, trazendo toda sua bagagem e experiência com comida japonesa, trazendo conceito e qualidade para os amantes da gastronomia oriental. A Cozinha Terra & Mar chega pelas mãos do chef Felipe Rameh, com a missão de entregar o mesmo padrão. Os drinks são uma outra atração à parte, assinados pelo mixologista Daniel Goursand, que traz opções de clássicos, releituras e criações autorais.

NOVO MENU “MAR & TERRA” EL MAI POR FELIPE RAMEH

Rua Prof. Antônio Aleixo, 592 – Lourdes

Funcionamento da casa: Segunda a quinta: 17h30 às 0h | Sexta: 17h30 às 0h30 | Sábado: 12h às 0h30 | Domingo: 12h às 0h

Informações e reservas: https://linktr.ee/elmaigastro

Instagram: @elmaigastro