Casulo Cidadania oferece formação gratuita para empreendedores culturais – inscrições até 23/07

Duas atividades formativas gratuitas voltadas ao setor cultural serão realizadas em Belo Horizonte, entre os dias 28 de julho e 15 de agosto. A primeira é a oficina “Produção e Gestão Cultural”, com carga horária de 21 horas. A segunda é uma mentoria coletiva focada na modelagem de grupos artísticos e instituições culturais do terceiro setor. Ambas as atividades são voltadas a artistas, produtores, gestores e demais interessados na profissionalização da atuação no campo da cultura e serão ministradas pelo consultor e gestor cultural Romulo Avelar. As ações integram a segunda edição do projeto “Oficinas e Circuito de Arte Digital – Ano II”, uma iniciativa da Casulo Cidadania, com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

“Em sua segunda edição, o projeto quer fortalecer o desenvolvimento cultural e econômico da cidade, oferecendo ferramentas práticas que deixam um legado formativo para empreendedores da área cultural e social”, afirma Danusa Carvalho, coordenadora da Casulo Cidadania.

Romulo Avelar, gestor cultural com larga experiência, explica que é crucial investir na construção de pontes entre os campos da cultura e da administração e que as oficinas contribuem para essa formação. “O artista que possui uma base sólida em gestão e produção artística desfruta de maior liberdade para dedicar-se aos processos criativos. Portanto, o investimento nesses aspectos, com a aplicação de ferramentas administrativas ao universo cultural, é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho mais tranquilo e sustentável. Abordaremos diversos aspectos da administração cultural tanto para iniciantes quanto para agentes já com experiência, mas que desejam se atualizar. Para ambos, queremos auxiliar para uma gestão eficiente”, completa.

Oficina “Produção e Gestão Cultural”

Com carga de 21 horas-aula, a oficina tem como objetivo lançar pontes entre os universos da cultura e da administração, bem como estimular o desenvolvimento de ações colaborativas no ambiente cultural. É destinada àqueles que desejam se familiarizar com o contexto da produção e da gestão cultural e com a dinâmica dos empreendimentos da área.

Aberta a pessoas com ou sem experiência no setor, a atividade é indicada para artistas, produtores, gestores de instituições culturais públicas, privadas e do terceiro setor, além de alunos e profissionais de campos diretamente relacionados com o fazer artístico-cultural, como administração, direito, marketing e comunicação.

Serão seis encontros presenciais de 3h30 cada, com exposição de conteúdos pelo professor e espaços para perguntas e reflexões coletivas. Os participantes terão acesso a uma apostila digital com textos sobre os temas tratados nos encontros, além de uma série de arquivos complementares.

A oficina abordará temas como: papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais; organização e trabalho coletivo; formação de equipes; empreendedorismo na área cultural; políticas públicas para a cultura; relação com as empresas; elaboração de projetos culturais; fontes de recursos para a cultura; marketing e fidelização de público; etapas de uma produção; e aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.

A oficina será realizada no P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro), nos dias 28, 29 e 30 de julho e 04, 05 e 06 de agosto (sempre de segunda a quarta-feira), das 18h30 às 22h.

Serão disponibilizadas 60 vagas, preenchidas por meio de seleção. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho, pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1TQLdLiXPj-lDWPmeiPiuF5m-ztjXDYNjFVn3oZg0Jws/edit?ts=686849a1

O resultado da seleção será divulgado até o dia 25 de julho. Haverá emissão de certificado digital para quem obtiver, no mínimo, 75% de presença. Um grupo de WhatsApp será criado para comunicação durante o processo formativo.

Mentoria de Gestão Cultural

De 11 a 15 de agosto, será realizada uma mentoria coletiva para grupos e instituições culturais do terceiro setor, com foco na modelagem e estruturação de suas atividades. A proposta é oferecer uma semana de reflexões e planejamento, com acompanhamento individualizado do facilitador, dentro de uma metodologia colaborativa.

As mentorias acontecerão também no P7 Criativo, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30, com instruções coletivas e atendimento personalizado aos participantes. A atividade utilizará como base o Business Model Canvas, ferramenta que permite refletir sobre aspectos fundamentais de qualquer empreendimento, inclusive os da área cultural.

Serão analisados nove pilares centrais: oferta de valor (produtos ou serviços oferecidos), segmento de clientes (públicos atendidos), canais de vendas (estratégias de abordagem e ferramentas de comunicação), relacionamento com o cliente (fidelização de público), atividades-chave (ações centrais da organização), recursos-chave (recursos necessários para o funcionamento), parceiros-chave (alianças estratégicas), além de fontes de custos e fontes de receitas.

A mentoria é voltada exclusivamente a grupos e instituições, com obrigatoriedade de participação de dois representantes por entidade. Não serão aceitas inscrições individuais, e somente poderão participar os que tiverem concluído a oficina “Produção e Gestão Cultural”.

As inscrições para a mentoria também vão até o dia 23 de julho, por meio do link:
https://docs.google.com/forms/u/0/d/1pdd20vnEOx0Uqo7NN-L3han0gqRJaAZA495PzbUIa8Q/viewform?usp=sharing_eip&ts=68685a46&urp=gmail_link&edit_requested=true

Sobre o ministrante

Romulo Avelar é administrador e gestor cultural com ampla experiência no setor. Estudou na Escola de Produção Cultural da Fundição Progresso (RJ) e atuou em diversas frentes públicas e privadas, como Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, Presidente da Fundação Municipal de Cultura de BH, e consultor de planejamento de instituições como o Grupo Galpão, Casa do Beco e Giramundo Teatro de Bonecos. Autor dos livros “O Avesso da Cena: notas sobre produção e gestão cultural” e “Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma experiência de gestão cultural”, Avelar já ministrou 210 cursos em 22 estados brasileiros, ofereceu consultoria a 171 grupos e instituições e atuou profissionalmente em 116 cidades. Também coordenou edições do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música do Sebrae-MG.

Oficinas e Circuito de Arte Digital – Ano II
Oficina “Produção e Gestão Cultural” 28 a 30 de julho e 04 a 06 de agosto (segunda a quarta), das 18h30 às 22h
Mentoria de Gestão para o Terceiro Setor Cultural
 11 a 15 de agosto (segunda a sexta), das 18h30 às 21h30

Local: P7 Criativo – Rua Rio de Janeiro, 471, Centro, Belo Horizonte – MG
Inscrições gratuitas até: 23 de julho
Mais informações: Instagram @casulo.cidadania