Mostra apresenta obras inéditas das artistas Andréa Vilela e Mirella Spinelli e fica em cartaz até 24 de agosto, com entrada gratuita
O que é um lugar senão o encontro entre memória e afeto? A exposição “Cartografias Inventadas na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até o dia 24 de agosto de 2025, convida o público a olhar para a Praça da Liberdade não como um espaço fixo, mas como território simbólico, onde as lembranças individuais e coletivas desenham novas paisagens. Sob curadoria de João Caixeta, a mostra apresenta ao público 17 obras inéditas das artistas mineiras Andréa Vilela e Mirella Spinelli. Com técnicas distintas que variam entre aquarela, acrílica e óleo, as formas e as cores que se revelam com a leveza do traço servem como uma ferramenta de escavação poética. A exposição faz parte do Modernos Eternos Street, evento cultural de arquitetura, design, décor e arte, e tem entrada gratuita.
Partindo da Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte (MG), as artistasAndréa Vilela e Mirella Spinelli constroem um mapa afetivo em que memória, imaginação e pertencimento se entrelaçam. Ao invés de retratar o espaço urbano em seus contornos objetivos, elas propõem uma reinvenção sensível da paisagem, revelando camadas visíveis e invisíveis do tempo e da experiência.
Andréa Vilela, por meio de aquarelas sutis, evoca atmosferas silenciosas em que os contornos parecem emergir do gesto suave e da transparência. Já Mirella Spinelli trabalha com tintas acrílica e óleo para criar estruturas visuais mais densas, em que a cor e a matéria se impõem como exercício de presença e escavação poética. Ambas se encontram na leveza do traço, na construção de imagens que acolhem os silêncios, os vazios e a impermanência.
Para o curador da exposição, João Caixeta, a exposição propõe um exercício de imaginação. Segundo ele, as artistas não representam a cidade como documento, mas como gesto criador. “As obras aqui reunidas não pertencem à cidade como registro, mas como forma de capturar aquilo que, por vezes, escapa ao olhar apressado. E é neste instante que a cidade se torna íntima”, afirma.
A exposição “Cartografias Inventadas na Casa Fiat de Cultura”é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis e da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra é uma parceria com o Modernos Eternos Street, tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
As artistas
Mirella Spinelli
Artista visual, ilustradora, graduada pela Escola de Belas Artes Visuais da UFMG. Especialista em Arte Contemporânea pelo instituto IEC- PUC/MG, Especialista em Arte e Cultura_FAFICH/UFMG e Mestre em Artes pela UEMG. Como artista e ilustradora participa de mostras coletivas e individuais no Brasil e exterior tendo sido premiada por sua produção. É também autora de livros didáticos sobre arte e publicações infanto-juvenis destacando-se sua adaptação para quadrinhos do Diário de Anne Frank e da vida de Van Gogh. É professora nos cursos de Design e Design de Moda da Universidade FUMEC-BH, onde ministra disciplinas da área de desenho e do campo da ilustração. Em sua produção investiga as possibilidades da interpretação pictórica em pintura para além da literalidade dos elementos ou temas, propondo uma poética das formas e das cores que habita o terreno flutuante entre o real e o imaginário.
Andréa Vilela
Artista Plástica, Ilustradora e Professora Pesquisadora com doutorado em Literatura pela Faculdade de Letras da UFMG com a tese “Lúcio Cardoso – O traçado de uma vida”, mestrado em Literatura também pela FALE/UFMG com a dissertação “Olhar sobre uma casa escrita – A poética de Lúcio Cardoso no romance Crônica da casa assassinada” e bacharelado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Na sua atuação como artista e como ilustradora teve seu trabalho premiado em mostras coletivas de Arte e prêmios de literatura e ilustração. Como artista e pesquisadora vem desenvolvendo aspectos relativos ao desenho, à ilustração, à memória, ao tempo, à impermanência, aos processos de criação, às poéticas de imagem/texto e às relações sujeito-obra. Suas pesquisas ainda abrangem a vida e obra de Lúcio Cardoso e Maria Helena Cardoso. É professora do Curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais onde atualmente ocupa o cargo de vice-diretora. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa NEDEC / UFMG (Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo); NUPPE/UFU (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino) e Studiolo/UFMG.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 90 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
Exposição “Cartografias Inventadas na Casa Fiat de Cultura”
Período expositivo: Até 24 de agosto de 2025
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
Adicionar Comentários