Campanha “Um Dia no Parque” promove atividades gratuitas – 20/07

Atividades oferecidas vão desde trilhas, piqueniques, passeios ciclísticos, palestras, exposições até observação de aves e de primatas; confira


No próximo 20 de julho, quando se celebra o Dia do Amigo, brasileiras e brasileiros de todas as regiões estão convidados a viver um momento de conexão com a natureza na 8ª edição da campanha Um Dia no Parque, organizada pela Coalizão Pró-UCs. Com o tema “Protegendo o que nos conecta“, o projeto mobiliza parques e outras Unidades de Conservação (UCs) de todo o país com uma ampla programação de atividades gratuitas, como trilhas, piqueniques, passeios ciclísticos, oficinas, exposições, palestras, além de ações especiais como a observação de aves e a observação de primatas.
 

Neste ano, a campanha também celebra os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), reforçando o papel dessas unidades na conservação da biodiversidade, na mitigação das mudanças climáticas e no fortalecimento do vínculo das pessoas com o meio ambiente. A expectativa é mobilizar mais de 400 UCs e 120 mil visitantes, superando os números da edição anterior.
 

Entrada gratuita, trilha cata-lixo e observação de aves e primatas são destaques da edição

Entre os destaques desta edição está a iniciativa da Fundação Florestal, que irá garantir a gratuidade de entrada em todas as Unidades de Conservação estaduais sob sua gestão, como o Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque Estadual Jaraguá, Parque Estadual Juquery e Parque Estadual do Morro do Diabo. A ação permite que mais pessoas possam vivenciar experiências ao ar livre.
 

Em Belo Horizonte (MG), a campanha contará com uma programação especial nos Parques Serra do Curral e Mangabeiras. A ação será realizada de manhã pelo Instituto Semeia e o Instituto Serra do Curral, com destaque para o Hike Cata-Lixo, uma trilha guiada pela crista da Serra com recolhimento de resíduos. As inscrições para participar da atividade devem ser feitas previamente, online e por meio do link encontrado na bio dos institutos no Instagram (@institutosemeia e @institutoserradocurral).
 

Outra atividade que tem conquistado as pessoas é o Vem Passarinhar, uma ação especial voltada para os amantes da observação de aves. Um dos espaços que receberá esta iniciativa é o Parque Jardim Felicidade, localizado em Pirituba (Zona Norte de São Paulo). Ela inclui trilhas guiadas de observação da natureza com foco nas aves, empréstimo de binóculos, além de um café da tarde colaborativo.
 

observação de primatas também chama a atenção de quem deseja conhecer de perto esses fascinantes animais e suas curiosidades, proporcionando uma experiência única de conexão com a natureza e com as espécies que habitam nossos ecossistemas terrestres. Além do encantamento gerado pela presença dos animais em seu habitat natural, a atividade promove a conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e o papel essencial dos primatas na manutenção do equilíbrio ecológico das florestas, como dispersores de sementes e indicadores da saúde ambiental.
 

Um dos espaços que receberá essa atividade é o Parque Estadual Carlos Botelho, um dos mais importantes refúgios da vida selvagem do sudeste paulista e elo fundamental no corredor ecológico da Mata Atlântica. Criado em 1982, o parque protege mais de 37 mil hectares distribuídos entre os municípios de Capão Bonito, São Miguel Arcanjo e Sete Barras, sendo uma UC de proteção integral voltada à conservação ambiental e ao uso educacional, recreativo e científico.

As ações também acontecerão em outras Unidades de Conservação espalhadas por todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, proporcionando diferentes oportunidades para o público se engajar nas atividades e no contato com a natureza. As informações completas sobre datas, locais e formatos de participação podem ser acessadas no site da campanha, na rede social, no app ou plataforma eTrilhas, e na plataforma Oichuy.
 

Para Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia — organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras — “a campanha Um dia no Parque propõe estimular vivências ao ar livre que despertem a consciência das pessoas sobre o valor dos parques e a necessidade de conservá-los. É um convite aberto a todos que desejam se aproximar da natureza e fortalecer seu vínculo com ela”, ressalta.
 

Segundo Angela Kuczach, idealizadora do Um Dia no Parque e diretora executiva da Rede Pró-UC, “quem não encontrar uma UC ou atividade cadastrada por perto, pode se inspirar nas atividades oferecidas e fazer seu próprio Um Dia no Parque na Unidade de Conservação de sua preferência. Esta é uma oportunidade única para explorar as UCs da sua região.”

25 anos do SNUC

O tema do Um Dia no Parque deste ano também celebra os 25 anos do SNUC. Além de valorizar os vínculos entre pessoas e natureza, a campanha de 2025 reforça o papel das UCs na mitigação das mudanças climáticas. Ao proteger ecossistemas essenciais — como florestas, manguezais, áreas costeiras e nascentes — essas unidades ajudam a conservar a biodiversidade e a regular o clima.
 

Segundo Pedro da Cunha e Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, fortalecer o SNUC é essencial para garantir a efetividade da proteção dessas áreas. Ele aponta que torná-lo conhecido da sociedade é uma das formas de ampliar seu reconhecimento e apoio. “Por isso celebramos esse dia em nossas Reservas, Parques e Refúgios, mas também em nossa Rede Brasileira de Trilhas, que foi desenhada para conectar as áreas protegidas do Brasil, ao mesmo tempo em que, por meio da recreação ao ar livre, conecta os brasileiros à natureza”, comenta.
 

A campanha Um Dia no Parque é promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por organizações da sociedade civil e instituições comprometidas com a proteção dos biomas brasileiros, como WWF-Brasil, Instituto Semeia, Imazon, Fundação SOS Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, IPÊ, FUNBIO, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.
 

Além disso, o projeto também conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Rede Brasileira de Trilhas, o Instituto Alana, a plataforma eTrilhas e o ICMBio, que ajudam a ampliar o alcance da iniciativa e promover o turismo sustentável nos parques e áreas protegidas.

Para saber quais UCs participam da campanha e conferir a programação completa das atividades em cada estado, acesse o site oficial ou as redes sociais do Um Dia no Parque 2025, a rede social, no app ou plataforma eTrilhas, ou a plataforma Oichuy.
 

Um Dia no Parque 2025 – Dia do Amigo e 25 anos do SNUC

Data do evento: 20 de julho

Contato: umdianoparque@redeprouc.org.br ou (41) 3015-8396

Instagram Um Dia no Parque