Entre os dias 11 e 16 de novembro, o Cine Santa Tereza recebe mostra com exibições gratuitas que levam a marca de qualidade da produtora. São curtas, longas e episódios de séries. Na abertura, haverá bate-papo com o produtor André Carreira e os diretores de ‘5 Frações de Uma Quase História’
A história de uma das maiores produtoras do audiovisual brasileiro, a Camisa Listrada, teve início em Belo Horizonte. Do cinema autoral aos sucessos de bilheteria, passando por projetos criados especialmente para televisão e para o streaming. Diferentes olhares, formatos e momentos pelos quais a cultura no Brasil atravessou marcam seu caminho. Estabelecida atualmente no Rio de Janeiro, a produtora mantém o foco na qualidade e na capacidade única de encantar espectadores.
São 25 anos de uma trajetória vitoriosa com direito ao reconhecimento nacional e internacional. Para celebrar, estoura a pipoca onde tudo começou. Entre 11 e 16 de novembro acontece a Mostra Camisa Listrada, com programação totalmente gratuita, no Cine Santa Tereza. São 17 produções entre curtas, longas e episódios de séries. Na abertura, o filme 5 Frações de Uma Quase História – o primeiro do gênero ficção da produtora – terá, após a sessão, uma conversa com os diretores e o produtor André Carreira, sócio da empresa ao lado de Adriane Lemos, diretora institucional.
“Nós temos que comemorar esses 25 anos e nos orgulhar da nossa trajetória. Foi uma luta desde o início e ver a empresa se tornar uma das principais produtoras de cinema do Brasil, uma produtora que é referência, é motivo de muito orgulho. Principalmente por termos furado essa bolha. Começamos em Minas e aprendemos o que é fazer cinema em Minas. Nos transferimos para o Rio e considero que, ao longo dessa trajetória, esse olhar para Minas nunca foi perdido”, explica André Carreira.
De Minas para o mundo
Após 5 Frações de Uma Quase História, lançado em 2007, a produtora que trilhava o caminho de referência no mercado mineiro foi conquistando espaço e ultrapassando fronteiras. “Ao fazer cinema, a gente sempre quis dialogar com o público, ocupar salas a partir de ‘5 Frações’. A nossa trajetória nos levou para o que acho que foi o nosso segundo marco dessa nossa história em Minas, que foi ‘O Menino no Espelho’. Esse é um filme que se aproxima muito mais do que a gente faz hoje em dia. É um filme que circulou, talvez seja o nosso filme que mais circulou pelo mundo. Foi uma infinidade de festivais, prêmios. Ele também marcou uma produção mais sofisticada, com um orçamento maior e parcerias com a Downtown, com a Paris Filmes e com a Globo Filmes”, afirma Carreira.
Ao rever a jornada, o produtor lembra também dos desafios enfrentados. “São 25 anos em que passamos por muita coisa. Pegamos o começo da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Fundo Setorial no momento em que não tínhamos financiamento. Tivemos os impactos econômicos, produções que demoraram 10 anos para acontecer, como o ‘Mussum’. Enfrentamos a pandemia da Covid-19, momentos em que nenhum edital saía. Eu acho que foram inúmeros os desafios ao longo dos anos – desde os desafios inerentes a uma empresa pequena, fora do eixo, que começou a fazer seus curtas, seus documentários, os primeiros filmes de ficção, até ocupar um lugar no mercado. Mas acho que a Camisa Listrada tem uma característica que é nunca ter ficado parada. Nós sempre nos movimentamos e nos adaptamos”, conta.
A mistura entre versatilidade e resiliência é que abre os caminhos para a comédia, o drama, o registro de um espetáculo do Grupo Corpo ou biografia de um artista. “Nunca tivemos uma postura pessimista durante os momentos mais difíceis. Sempre pensamos que existe uma porta se fechando, alguma outra está se abrindo. Hoje somos uma produtora que transita muito bem no streaming, transita numa produção de documentários, de projetos com relevância cultural e que tem uma comunicabilidade com o público. Esse é nosso norte”, diz Carreira.
Lugar ao Sol
Para ocupar a posição de uma das maiores produtoras do Brasil, a Camisa Listrada desenvolve um trabalho incansável e constante. Até o momento são 37 obras lançadas, sendo 21 longas de ficção, mais de 50 prêmios ao redor do mundo, mais de 12 milhões de ingressos vendidos nos cinemas, três remakes lançados alcançando o topo das bilheterias do México e da Coreia do Sul, além do sucesso de audiência no streaming com mais de 200 milhões de horas assistidas.
Mais do que “absolutamente cinema”, é uma empresa que busca deixar seu legado não apenas na cultura. Desde 2017, a sócia de Carreira, Adriane Lemos, lidera ações de sustentabilidade da Camisa Listrada. O foco pioneiro em reaproveitamento e reciclagem de resíduos rendeu o prêmio de set Lixo Zero em 2023 para o longa Primeiro Natal do Mundo e o selo internacional Green Seal, que reconhece os avanços da empresa em prol do meio ambiente.
“São reconhecimentos que nos dão orgulho. Também é muito importante para nós a gestão da empresa, em especial, as pessoas que trabalham com a gente. Nesse momento de olhar para os 25 anos, de fazer essas revisões, que passam pelo trabalho, pela marca não tem como não destacar o espírito colaborativo de quem está ao nosso lado. Fazemos questão de dar protagonismo a quem trabalha com a gente. Temos uma equipe longeva e um bom ambiente de trabalho”, afirma em tom de comemoração.
De olho no futuro, André Carreira avisa que a Camisa Listrada vem acompanhando as tendências e o dinamismo do mercado. “Eu acho que cada vez mais estamos diversificando a nossa carteira e mostrando também que a produtora é capaz de fazer filmes relevantes em outros gêneros. Estamos retomando os trabalhos no mercado internacional e seguimos atuantes nos festivais e no mercado. Esses são os objetivos para os próximos anos”.
Mostra de Filmes Camisa Listrada 25 anos
Dia 11/11, terça-feira, 17h
- Sumidouro
(Cris Azzi | Brasil | 2005 | Documentário | 72 min)
Registro cinematográfico da construção da barragem de Irapé, localizada no Vale do Jequitinhonha, traçando um paralelo entre duas comunidades atingidas pela inundação da região.
Exibido na Mostra Competitiva de Longas da 13ª edição do festival É Tudo Verdade e premiado no 10º FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental (2008) como Melhor Longa-metragem.
Classificação indicativa: 10 anos
Dia 11/11, terça-feira, 18h30
- 5 Frações de uma Quase História
(Armando Mendz, Cristiano Abud, Cris Azzi, Guilherme Fiúza Zenha, Lucas Gontijo, Thales Bahia | Brasil | 2007 | Drama/Suspense| 96 min)
Um fotógrafo obcecado por pés femininos; um homem que se projeta em situações vistas na tv; um apático funcionário público que recebe uma proposta de um juiz corrupto; um trabalhador de um matadouro com o casamento em crise e uma secretária desiludida no amor que sonha em se casar. Estas cinco personagens terão suas vidas modificadas a partir de um quente final de semana.
Melhor Direção de Arte e Prêmio Especial do Júri no Cine PE 2007; Melhor Roteiro e Prêmio Especial do Júri no Brazilian Film Festival Miami 2008.
Elenco: Cynthia Falabella, Cláudio Jaborandy, Gero Camilo, Jece Valadão, Leonardo Medeiros, Luiz Arthur, Murilo Grossi e Nivaldo Pedrosa.
Classificação indicativa: 16 anos
A sessão será seguida por bate-papo com o produtor e os diretores.
Dia 12/11, quarta-feira, 17h
- Fui!!!
(Guilherme Fiúza Zenha | Brasil | 2004 | Comédia/Suspense | 15 min)
Uma transação ilegal envolvendo uma organização criminosa, dois gringos arrogantes e um motorista de táxi panaca. Pelas ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, essa estranha mistura de personalidades e culturas acaba por ter um desfecho inusitado e hilário.
Exibido no 5º Festival Internacional de Cine Las Palmas de Gran Canaria (2004), no XXII Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay (2004) e na Mostra Internacional de Cortometrajes de Cusco (2004). Vencedor como Melhor Curta na Mostra Minas Júri Popular no 7º Festival Int. de Curtas de Belo Horizonte (2005).
Elenco: Henrique Neves, Isaac Bernat, Zé Alex, Andréa Bordadágua, Thelmo Fernandes, Alexandre Akerman.
Classificação indicativa: 14 anos
- Contrato com a Sorte
(André Carreira | Brasil | 2013 | Comédia | 17 min)
Derley ganha a vida participando de concursos culturais e sorteios promocionais. Sua esposa, Maria Célia, está grávida e quer que ele arrume um emprego de verdade, gerando uma intensa crise no relacionamento. Mas Derley tentará provar para Maria Célia que a sorte está sempre ao seu lado.
Exibido na 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes e no 13º Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), ambos em 2013.
Elenco: Nivaldo Pedrosa, Izadora Fernandes, Manoelita Lustosa, Aggeo Simões, Ana Régis, Inês Peixoto e Roberta Zampetti.
Classificação indicativa: 10 anos
- Sobre o Resto dos Dias
(Alexandre Baxter, Luiz Felipe Fernandes | Brasil | 2010 | Drama/Romance | 17 min)
Uma perda que pode ir além dos desafetos e suscitar as dúvidas e surpresas de algo inesperado. A falta do que se dizer nos momentos em que tudo parece estar perdido. Uma história como tantas outras. Exceto pelo fato de que nenhuma história é exatamente igual.
Vencedor da categoria de Melhor Direção no 34º Festival Guarnicê de Cinema (2011); além de Melhor Fotografia, Montagem e Filme no 6º Cinema e Vídeo dos Sertões (2011); e Prêmio de Melhor Atriz (Mariana Coutinho) no 3º Festival Manuel Padeiro (2012).
Elenco: Alexandre Cioletti, Mariana Coutinho, Carolina Corrêa.
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 12/11, quarta-feira, 18h
- Descaminhos
(Marília Rocha, Luiz Felipe Fernandes e Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz e Cristiano Abud | Brasil | 2007 | Documentário | 75 min)
Um road movie sobre trilhos através de quatro estados, 55 cidades e 8.000 km de linhas férreas. Moradores às margens de ferrovias lembram o passado e comentam o presente a partir de um elemento comum: o trem.
Melhor Documentário Latino-Americano no 7º International Documentary Film Festival of Barcelona e Menção Especial do Júri no 56º International Film Festival Mannheim Heidelberg, ambos em 2007.
Classificação indicativa: 10 anos
Dia 12/11, quarta-feira, 19h30
- Expedições Burle Marx – Episódios: Coleção e Botânico
(João Vargas Penna | Brasil | 2014 | Documentário | 53 min)
Série de TV que refaz os percursos das viagens de observação, pesquisa e coleta de plantas promovidas por Roberto Burle Marx nos diversos ecossistemas brasileiros. José Tabacow e Oscar Bressane, colaboradores do paisagista, nos guiam nessa jornada. Cada episódio destaca uma faceta de Burle Marx: o colecionador incansável, o visionário do paisagismo como arte moderna, o botânico esteta autodidata e um dos precursores da defesa do meio ambiente no Brasil. A série completa está disponível na plataforma Curta!ON.
Classificação indicativa: Livre
- Inhotim – Episódio: Arte Natureza
(Pedro Urano | Brasil | 2018 | Documentário | 52 min)
Série em 13 episódios que investiga a multiplicidade de linguagens artísticas contemporâneas a partir do Inhotim, ambicioso projeto que reúne instituição de arte e jardim botânico no interior de Minas Gerais. Neste episódio, em conversas com botânicos, curadores e artistas como Olafur Eliasson (Dinamarca), Giuseppe Penone (Itália), Matthew Barney (EUA) e Tunga (Brasil), investigamos as relações entre seres biológicos e obras de arte. Como uma coleção “pensa” a outra? A série completa está disponível na plataforma Curta!ON.
Eleita a Melhor Série Documental no 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2019.
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 13/11, quinta-feira, 17h
- Oxicianureto de Mercúrio
(André Carreira | Brasil | 2003 | Drama | 15 min)
Amâncio, jovem boêmio da década de 30, encontra amigos em um bar e relata o seu doloroso tratamento para se curar de uma úlcera sifilítica no estômago. Enquanto a sua história toma ares de fantasia e aventura, um homem bruto e bêbado o desafia a provar que realmente está curado.
Premiado no festival Primeiro Plano 2008 na categoria Melhor Ator (Adilson Maghá) e no Festival Cinema dos Sertões 2010 nas categorias Melhor Filme, Melhor Montagem e Melhor Ator (Leonardo Bertholini).
Elenco: Leonardo Bertholini, Odilon Esteves, Rômulo Braga, Alexandre Vasconcelos, Inês Peixoto, Cecília Bizzoto, Adilson Maghá, Geraldo Peninha e Epaminondas Reis.
Classificação indicativa: 12 anos
- Fronteira
(Rafael Conde | Brasil | 2008 | Drama, Mistério | 85 min)
Uma história de amor e mistério em um velho sobrado onde vive Maria Santa, jovem cuja fama de milagreira ultrapassa as montanhas do interior de Minas. A chegada de dois novos personagens terá efeitos perturbadores sobre Maria Santa: um viajante, com quem vive uma intensa paixão, e Tia Emiliana, velha senhora empenhada em preparar um grande milagre.
Elenco: Yara de Novaes, Débora Gomez, Grace Passô, Berta Zemel e Alexandre Cioletti
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 13/11, quinta-feira, 19h
- Companhias do Teatro Brasileiro – Episódio: Grupo Galpão
(Roberto Bomtempo | Brasil | 2023 | Documentário | 29 min)
A série Companhias do Teatro Brasileiro é um painel documental que conta a história do teatro brasileiro e sua evolução através das companhias e grupos que marcaram época. Neste episódio, nos debruçamos na história do Grupo Galpão. Fundado em Belo Horizonte nos anos 1980 com foco no teatro de rua, o Galpão atraiu centenas de pessoas em cada espetáculo e ganhou projeção nacional e internacional. Conquistando a crítica e o público, a união do grupo possibilitou uma longa carreira teatral, causando impacto no teatro brasileiro e mundial por mais de 40 anos, desde sua criação até os dias de hoje. A série completa está disponível na plataforma Curta!ON.
Elenco: Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Inês Peixoto, Teuda Bara, Júlio Maciel
Classificação indicativa: 10 anos
- Por um Triz
(Eduardo Zunza | Brasil | 2017 | Documentário | 90 min)
O documentário Por um Triz acompanha o processo criativo do Grupo Corpo na construção do espetáculo Triz. Coreografia, cenário, figurino, maquiagem e trilha, especialmente composta pelo músico Lenine, articulam-se para compor a peça final. Os olhares dos bastidores, o dia a dia dos bailarinos e os desafios da equipe são mostrados intensamente ao longo dos últimos meses de ensaios antes da estreia.
Classificação indicativa: 10 anos
Dia 14/11, sexta-feira, 17h
- Mão na luva
(José Joffily e Roberto Bomtempo | Brasil | 2014 | Drama, Romance | 70 min
Lúcio e Sílvia decidem se separar depois de treze anos de vida em comum. A última noite sob o mesmo teto é marcada por acusações, revelações e também pelas lembranças de um casal tão apaixonado que, pelo entendimento perfeito, lembrava o encaixe de uma “mão na luva”. Eles vivem em uma noite o dilema dos grandes apaixonados: não conseguem viver juntos e tampouco separados.
Premiado no FestNatal 2013 nas categorias Melhor Atriz (Miriam Freeland) e Melhor Direção.
Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Chico Pelúcio, Mario Cezar Camargo, Eduardo Moreira, Alexandre de Sena, Chico Aníbal e Fernanda Vianna.
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 14/11, sexta-feira, 19h
- Mussum, O Filmis
(Sílvio Guindane | Brasil | 2023 | Drama, Biografia | 122 min)
Mussum: O Filmis narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões.
Mais de 15 prêmios em festivais, incluindo Melhor Filme pelo júri e pelo voto popular no Festival de Gramado 2023 e Prêmio Grande Otelo 2024 nas categorias Melhor Direção e Melhor Ator.
Elenco: Ailton Graça, Yuri Marçal, Thawan Lucas Bandeira, Cacau Protásio, Neusa Borges, Cinnara Leal, Luiza Rosa, Gero Camilo.
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 16/11, domingo, 16h
- O Menino no Espelho
(Guilherme Fiúza Zenha | Brasil | 2014 | Aventura, Fantasia | 84 min)
Um menino diante do espelho descobre a solução para seus problemas: um duplo para fazer tudo o que ele acha chato, como enfrentar o valentão da escola ou ficar de castigo em casa, deixando tempo livre para que ele se dedique apenas a diversão e aventuras. Adaptação da obra homônima de Fernando Sabino.
Exibido em mais de 40 festivais ao redor do mundo. Premiado pelo voto popular como Melhor Filme no GUKIFF International Kids Film Festival 2017, na Coreia do Sul, além de Melhor Atriz Coadjuvante (Giovanna Rispoli) e Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema da Lapa 2014; e Menção Especial do Júri ao elenco infantil no CinePE 2014.
Elenco: Lino Facioli, Giovanna Rispoli, Mateus Solano, Regiane Alves, Ricardo Blat, Gisele Fróes, Laura Neiva, Murilo Quirino, Ravi Hood e Bárbara Luz.
Classificação indicativa: Livre
Dia 16/11, domingo, 18h
- Fala Sério, Mãe!
(Pedro Vasconcelos | Brasil | 2017 | Comédia | 79 min)
Quando teve sua primeira filha, Maria de Lourdes, Ângela Cristina não sabia as aventuras e desventuras que estavam por vir. Mãe de primeira viagem, ela vive uma montanha-russa de emoções, medos, frustrações e tem um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, a filha Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Embora teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe. Baseado no livro de Thalita Rebouças, Fala Sério, Mãe! acompanha a história de amor que começa às turras e termina na mais plena parceria e amizade.
Acumulou mais de 3 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros, conquistando o pódio das bilheterias de 2018.
Elenco: Ingrid Guimarães, Larissa Manoela, Marcelo Laham, Duda Batista, Vitória Guimarães, Cristina Pereira, João Guilherme.
Classificação indicativa: 12 anos
Dia 16/11, domingo, 19h30
- Os Farofeiros
(Roberto Santucci | Brasil | 2018 | Comédia | 103 min)
Colegas de trabalho, Lima, Alexandre, Rocha e Diguinho reúnem suas famílias em uma viagem para curtir o feriadão. Entre engarrafamentos quilométricos em carros apertados, ataques de mosquitos e disputas por um espaço na areia de praias lotadas, nada parece dar certo na viagem. Os planos de um passeio perfeito vão definitivamente por água abaixo quando descobrem que a casa que alugaram estava abandonada e caindo aos pedaços. Sem ter para onde ir, eles se enfiam em confusões hilárias enquanto administram os problemas de convivência para superar aquele que será o feriado mais infernal de suas vidas.
Foi visto por mais de 2,6 milhões de pessoas nos cinemas e acumula recordes de audiência tanto na TV paga quanto na TV aberta.
Elenco: Maurício Manfrini Cacau Protásio, Danielle Winits, Antonio Fragoso, Nilton Bicudo, Aline Riscado, Elisa Pinheiro e Charles Paraventi.
Classificação indicativa: 12 anos
MOSTRA DE FILMES CAMISA LISTRADA 25 ANOS
11 a 16 de novembro de 2025
Cine Santa Tereza. Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte
Programação gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla ou na bilheteria do cinema
Apoio cultural: Prefeitura de Belo Horizonte




Adicionar Comentários