Bloco de Carnaval Mimosas Borboletas 04/02

Bloco de Carnaval “Mimosas Borboletas” formado por mulheres cantam músicas que abordam o empoderamento feminino e homenageia a eterna Chiquinha Gonzaga

Ô Abre Alas que eu quero passar… – será cantando esta marchinha que o Mimosas Borboletas desfilará no dia 04/2, domingo, a partir das 10 horas, na Praça Marino Mendes Campos, 1100 – final da Av. Francisco Deslandes – Bairro Anchieta.

Grande sucesso do carnaval do ano passado o bloco das Mimosas Borboletas, arrastou em seu cortejo nas avenidas e ruas do bairro Anchieta cerca de 8 mil pessoas, quando homenageou a artista mexicana Frida Kallo. Agora em 2024 a grande homenageada será Chiquinha Gonzaga, compositora, instrumentista e maestrina brasileira.

Chiquinha Gonzaga (1847-1935) musicista talentosa contribuiu para a gênese da música brasileira, é autora da mais conhecida marcha carnavalesca “Ô Abre Alas que quero passar” e também foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Sua obra é estimada em trezentas composições, incluindo partituras para dezenas de peças teatrais .

O bloco Mimosas Borboletas foi criado em 2018 a partir de um espetáculo musical dirigido pela cantora, preparadora vocal e produtora cultural Celinha Braga, o bloco saiu pela primeira vez em 2020 e foi neste mesmo ano, que ganhou o 2º lugar no concurso “Mestre Jonas” com a marchinha “Mimosas Borboletas” composta por Celinha Braga.

O Bloco Mimosas Borboletas canta a sensualidade, a força, a diversidade, a coragem, o preconceito e a esperança da mulher. No repertório a boa música popular brasileira, privilegiando as músicas que transmitem mensagens sobre pautas importantes para as mulheres.

O Bloco tem alma feminina e vem buscando novas mulheres para voarem juntas neste movimento cultural de valores tão importantes para a sociedade. Através das músicas escolhidas, cantam, tocam, dançam e falam de temas como: empoderamento, sensualidade, força, diversidade, coragem, preconceito e esperança.

Além das canções de Chiquinha Gonzaga, o repertório passeia pela obra de Rita Lee, Caetano Veloso, Elza Soares, Tim Maia, Adriana Calcanhoto, Chico Buarque privilegiando a música popular brasileira.

A bateria é formada por 60 integrantes dirigidas por Analu Braga e Solange Caetano, que é a responsável pelos arranjos e regência do grupo. As melodias ficam por conta dos acordes da guitarra de Elaine Anunam e do baixo de Iara de Andrade.

Nos vocais Brenda Andrade, Celinha Braga, Flávia Marcelle, Fabrícia Dolabela, Gabriela Cruz, Jhessy Vilas e Thais Felicori.

O bloco conta também com a colaboração do parceiro, ator e diretor João Melo, que além da preparação vocal, desenvolve belíssimos objetos de cena e maquiagens exóticas.

Neste ano, o Bloco das Mimosas Borboletas sairá no pré-carnaval, dia 04 de fevereiro, domingo, a partir das 10 horas, na Praça Marino Mendes Campos, 1100 – final da Av. Francisco Deslandes – Anchieta. Na ala de dança, novamente acontecerá a parceria com o espaço “Casulo” criado e dirigido por Carol Saletti.

Desde agosto 2023, toda segunda-feira, o Bloco Mimosas Borboletas tem realizado, na Casa Outono (Rua Outono, 571 – Bairro Anchieta) ensaios com sua bateria, formada por 60 mulheres.

Fotos de: Carolina Monteiro