Slam MG e do Slam Interescolar 02/11 e 03/11

Belo Horizonte sedia finais do Slam MG e do Slam Interescolar BR 2018
Público presente decidirá a etapa estadual e a etapa nacional interescolar nos dias 2 e 3 de novembro, no Espanca e no Sesc Palladium
O Slam é uma competição de poesia falada conhecida mundialmente há mais de 30 anos. Foi criado nos EUA e difundido em vários países como uma competição que parte do Spoken Word (Poesia falada), comumente visto como os saraus urbanos contemporâneos, e se utiliza de algumas regras como: os jurados/as que são escolhidos no momento da competição; poemas autorais recitados em até 03 (três) minutos, sem uso de acompanhamento musical, elemento de cena ou figurino. Entre campeonatos mundiais, internacionais, nacionais, interestaduais, interescolares, entre outras modalidades, o Slam também acontece fora dos circuitos, cada um com suas particularidades, nas mais de 500 comunidades espalhadas pelo mundo.
O Slam Clube da Luta, de Belo Horizonte, foi o primeiro da capital mineira e acontece regularmente uma vez por mês, desde 2014, no Teatro Espanca e em diversos outros espaços em que é convidado. Além disso, fica responsável pela organização da Final Estadual do Slam de Minas Gerais e neste ano o Slam Interescolar BR. Por ter mais tempo de atuação no estado o Clube da Luta visita e orienta os “novos” Slam’s na participação do Slam BR, a etapa Nacional organizada em São Paulo pelo coletivo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – ZAP! Slam, de onde sai um(a) poeta brasileiro(a) que vai representar o Brasil, na França, na Coupe du monde du poésié, organizado pelo coletivo Grand Slam, de Paris.
Neste ano de 2018 participarão da final 18 (dezoito) poetas representantes de um dos 20 (vinte) Slams existentes em Minas: Slam Clube da Luta (BH); Slam Valores (BH), Slam Avoante (BH), Slam das Manas (BH), Slam Ternas (BH), Slam da Estação (Sarzedo), Slam Trincheira (Ibirité); Slam A Verdade Seja Dita (Vespasiano), Slam A Rua Declama (Timóteo); Slam Ondaka (Uberaba), Slam Ondaka De Poemas Curtos (Uberaba) Slam Duamô (Uberaba), Slam Abaeté (Uberlândia), Slam da Ágora (Juiz de Fora), Slam Batalha Poética (Juiz de Fora), Slam Contra Corrente (Juiz de Fora), Slam A Rosa do Povo (Itabira), Slam Recitando Vidas (Teófilo Otoni), Slam Akewi (Viçosa) e Slam Ativista (Conselheiro Lafaiete). Além destes ainda teremos os representantes da etapa nacional do Slam Interescolar dos estados do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.
No dia 2 de novembro, sexta-feira, acontece a semifinal no Teatro Espanca. No dia 3, sábado, é a vez da final no Grande Teatro do Sesc Palladium, com acessibilidade em Libras.Os prêmios nestes dois dias serão presentes ofertados pelo público. Neste ano, o Slam MG está realizando uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a vinda e estrutura física e logística para receber mais de 50 pessoas na cidade durante os dois dias de evento. A campanha está disponível no site benfeitoria.com/slammg.
Dia: Sexta-feira, 2 de novembro de 2018
Horário: das 13h às 18h
Local: Teatro Espanca – Rua Araão Reis, Centro.
Entrada: Gratuita – sujeito a lotação.
Dia: Sábado, 3 de novembro de 2018
Horário: das 14h às 18h
Local: Sesc Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro
Entrada: R$ 2
Acessível em Libras