Bartenders ensinam receitas de drinks feitos com a típica bebida brasileira

Um deles homenageia Carmen Miranda, famosa cantora considerada um dos primeiros produtos de exportação cultural do Brasil mundo afora

Bebida típica e exclusiva do Brasil, a cachaça tem sua história ligada à do próprio país e pode ser considerada o primeiro destilado das Américas, tendo sido produzida, pela primeira vez, de forma intencional, em algum engenho de açúcar do litoral brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do Pisco, da Tequila e do Rum.

Como bebida símbolo da resistência do povo brasileiro, enfrentou preconceitos desde a época do Brasil Colônia, período no qual teve a sua comercialização proibida por várias vezes, resultando na Revolta da Cachaça, que deu origem ao Dia Nacional da Cachaça -13 de setembro – uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça.

Hoje, esse símbolo nacional evoluiu, e chegou ao século XXI ocupando posição de destaque, com qualidade comparável à dos melhores destilados produzidos mundialmente. A cachaça é, inclusive, inspiração para diversos drinks na alta coquetelaria. Confira duas receitas para você preparar em casa:

Magnífico

Receita do bartender Lucas Brandão, da Panorama Pizzaria

Ingredientes

-25 ml de cachaça amarela

-25 ml de limão-taiti

-15 ml de xarope simples

-100 ml de espumante moscatel

-Espuma de limão siciliano da Mixing Original ou outra de sua preferência.

Preparo do xarope simples:

Coloque 1/2 copo Lagoinha de açúcar e 1/2 de água filtrada em uma panela pequena em fogo médio e mexa devagar até o açúcar se dissolver. Esfrie e está pronto.

Preparo do drink

Em uma taça de vinho previamente resfriada coloque 6 pedras de gelo, a cachaça, o xarope, o suco do limão, o espumante e misture gentilmente. Coloque 3 rodelas de limão, cubra com a espuma (até ficar com a espessura de um dedo) e coloque 6 sementes de romã por cima.

Pequena Notável

Receita do bartender Conrado Salazar, do Piratas BBQ

Ingredientes

– 45 ml de cachaça Ypióca 150

– 25 ml de sumo de limão siciliano

– 10 ml de licor amaretto

– 50 ml de suco de abacaxi

– 10 ml de xarope grenadine

– 7,5 ml de bitter Campari

– Finalizar com 1 gash Angostura Aromatic sobre o drink

– Ganish: 1 cereja amarena, 1 triângulo de abacaxi (com casca) e 3 folhas da coroa do abacaxi. Todos fincados em um palito.

– Copo: taça coupê

Modo de preparo

Bata todos ingredientes na coqueteleira. A coagem é simples em uma taça coupê previamente gelada.

Adicionar Comentários

Clique para comentar