A Faculdade de Educação (FaE) da UFMG realiza, no dia 28 de novembro, o segundo dia de lançamento do Barracão das Artes Paulo Freire, espaço institucional dedicado à criação artística, práticas pedagógicas e ações culturais que integram ensino, pesquisa e extensão. Com o tema Corpo, pedagogias e cenas brasileiras, a programação é gratuita e aberta ao público, reunindo artistas, estudantes, professores e a comunidade em atividades formativas, performativas e colaborativas.
Ao longo de todo o dia, diferentes projetos e coletivos ocupam os espaços internos e externos da FaE com ações que dialogam com teatralidades brasileiras, criação coletiva, improvisação, música, artes manuais e processos educativos.
Entre os destaques, estão a Oficina de Desmontagem do espetáculo Gota D’Água e a Leitura Dramática Encenada de Gota D’Água, ambas conduzidas pela Cia Baiana de Teatro Brasileiro (Salvador/BA). Reconhecido nacionalmente, o espetáculo que deu origem a essas atividades acumula mais de 15 indicações a prêmios em todo o país. De sua força cênica emergiu o brilho de Evana Jeyssan, vencedora de Melhor Atriz no 28º Prêmio Braskem de Teatro, no qual o audiovisual obteve outras três indicações (Melhor Direção, Melhor Espetáculo e Melhor Fotografia), e no 21º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, no qual obteve 12 indicações. A obra também teve sua versão audiovisual exibida em festivais como Filte 2021 e Teatro de Cabo a Rabo, além de indicações em categorias diversas.
No segundo dia de lançamento haverá, ainda, a Mostra Pibid Teatro, com estudantes de duas escolas públicas de Belo Horizonte; e o Bordadaço, realização conjunta do projeto Linhas da FaE com o Movimento de Mulheres Camponesas, propondo uma ação coletiva de bordado como prática política e poética.
A programação também amplia as ações do programa de Residências Artístico-Pedagógicas do Barracão (RAP LAB FaE), com o lançamento do mini-documentário Improvisórios e bate-papo sobre a pesquisa coordenada pelo professor Jardel Sander (Fapemig), seguido de uma jam de improvisação livre em dança, aberta ao público. O dia ainda conta com a mostra Pedagogias Brasileiras do Ritmo e mais uma edição da vibrante Roda de Tambores, conduzidas pela professora Emília Chamone, encerrando o evento com celebração e potência coletiva.
O Barracão das Artes Paulo Freire, coordenado pelo professor Vinícius da Silva Lírio, consolida-se como um laboratório vivo de experimentação, convivência e produção cultural, alinhado à Política Cultural da FaE, que reconhece a arte como dimensão estruturante da formação universitária e da vida em comunidade.
Segundo dia de lançamento do Barracão das Artes Paulo Freire
Local: Faculdade de Educação da UFMG
Data: 28 de novembro de 2025
Entrada gratuita e aberta à comunidade interna e externa
Outras informações: barracaodasartespaulofreire@gmail.com / Instagram – @barracaoarteufmg




Adicionar Comentários