Arcomusical faz show de lançamento de videoclipes 24/08

Arcomusical Brasil evidencia a versatilidade do berimbau e mistura diferentes linguagens artísticas em show de lançamento de videoclipes

Referência na pesquisa de instrumentos da família dos arcos musicais, grupo executa, ao vivo, quatro faixas cujos clipes serão lançados simultaneamente no dia 24 de agosto, no Cine Santa Tereza; músicas integram disco autoral de 2021

Música de câmara, canção popular, capoeira, poesia, dança, artes visuais e audiovisual. No dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h, o Cine Santa Tereza será palco deste entrelace de linguagens artísticas capitaneado pelo Arcomusical Brasil. Referência na pesquisa de instrumentos da família dos arcos musicais – em especial, do berimbau – o grupo mineiro lança quatro videoclipes que integram o primeiro disco autoral de sua carreira, “Semente” (2021). Gravados pela produtora Paisagem Lava neste ano, junto a artistas de diferentes segmentos, os vídeos serão mostrados na sequência, formando um curta-metragem, enquanto o Arcomusical Brasil executará ao vivo, simultaneamente à exibição dos clipes, a trilha sonora das quatro músicas. A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de ingressos online ou na portaria do Cine Santa Tereza, meia hora antes do show.

Os clipes tiveram participações de três artistas mineiros com distintos tipos de produções criativas. A primeira é do cantor, compositor e poeta Marquim D’Morais, cuja trajetória remete ao berimbau, instrumento-ícone da capoeira. O músico, que lançou em 2017 seu primeiro disco, “Do Alto do Morro”, participa do clipe de “Jogo de Dentro” (José Henrique Soares). Marcada no clipe da faixa “Sonho de M’Bira” (José Henrique Soares), a  participação se deu junto ao Camaleão Grupo de Dança. Fundado em 1984, pela diretora Marjorie Quast, em BH, o grupo possui 17 montagens assinadas por 13 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios. Firmada junto à artista, ilustradora e comunicadora Bruna Lubambo – que assina as ilustrações dos vídeos, a identidade e o encarte do álbum visual lançado em 2021 -, a terceira parceria costura os clipes já citados e também os das faixas “Canção da Semente” (Natália Mitre) e “Caminhos” (Mateus Oliveira).

Com direção geral, direção de arte e direção de fotografia respectivamente assinadas por Rodrigo Oliveira, Luiza Palhares e Ciro Thielmann (Paisagem Lava), além da produção executiva de Flávia Mafra, os clipes sedimentam antigas parcerias do grupo. “As participações nos vídeos ocorreram naturalmente. Todos eles são artistas que já tinham trabalhado com o grupo de uma forma ou outra. O Marquim D’Morais já fez várias participações em shows nossos e também gravamos uma faixa em um disco dele, da qual temos muito orgulho. Fizemos uma apresentação em um evento de capoeira e o Camaleão elaborou uma coreografia linda para uma das músicas. E a Bruna fez a arte gráfica do disco e conhece o grupo desde o início. Então, foi tudo muito natural. São pessoas relevantes na nossa trajetória”, conta Mateus Oliveira, um dos idealizadores e integrantes do Arcomusical Brasil, que é formado também por Natália Mitre, José Henrique Soares e Rafael Matos. 

De acordo com o músico, a ideia dos clipes surgiu na época do disco, atendendo ao apelo musical que a própria estética do berimbau traz. “Acreditávamos que o aspecto visual era uma parte muito importante e marcante em nossos shows. Sentimos a necessidade de mostrar esse aspecto da nossa performance de forma a alcançar mais pessoas, em um suporte que possibilitasse mostrar isso na internet e de outras maneiras diferentes nas nossas apresentações”, destaca Mateus Oliveira. “A apresentação será ao vivo, no Cine Santa Tereza, espaço privilegiado de exibição de audiovisual, localizado em um bairro de tradição cultural da cidade. Como na época do cinema mudo, o grupo vai tocar as músicas enquanto o filme é transmitido na tela. Como os quatro clipes formam, em conjunto, um curta-metragem, este formato funciona especialmente bem”, completa.

Para Mateus Oliveira, os quatro clipes do projeto – bem como suas respectivas faixas e as duas outras que completam o álbum “Semente” – explanam o universo vasto de possibilidades do berimbau. “A potencialidade sonora do berimbau é basicamente o motivo da existência do Arcomusical. Cada composição passa pelas experiências de cada membro do grupo. Algumas têm sonoridades voltadas para a música brasileira e a cultura popular, outras buscam um caminho de experimentação sonora e uma linguagem própria do grupo, que se assemelha à música de câmara, no sentido de ser uma proposta de som intimista e com muito diálogo entre os participantes”, sublinha. “Com os videoclipes, poderemos fazer o trabalho chegar a mais pessoas e, com isso, alcançar outros públicos. A Paisagem Lava fez um trabalho artístico de alto nível, o que nos dá bastante esperança de colher bons frutos com este material”.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Arcomusical faz show de lançamento de videoclipes

Quando. Dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h

Onde. Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)

Quanto. O evento é gratuito, mediante retirada prévia de ingressos online ou na portaria do Cine Santa Tereza, meia hora antes do show

Mais. www.arcomusical.com