Após assassinato de optometrista, CBOO e CROOMG convocam ato nacional – 5/11

A Confederação Brasileira de Optometria e Óptica (CBOO) e a Câmara Regional de Óptica e Optometria de Minas Gerais (CROO-MG) convocam a todos os optometristas e profissionais do setor óptico do país para um ato nacional de protesto e defesa da categoria, que será realizado no dia 5/11/25, às 9h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília (DF).

A mobilização ocorre também em resposta ao assassinato brutal do optometrista Marcelo de Souza Nogueira, no dia 20/10/25, na cidade de Itapetininga (SP), pelo médico oftalmologista, José Gabriel Bloise de Meira . O crime reacendeu o alerta sobre o clima de hostilidade e perseguição enfrentado por profissionais da Optometria em todo o país.

Crise anunciada: violência motivada por intolerância profissional

Para o presidente da CROMG-MG, Túlio Laktini, o homicídio não foi um episódio isolado, mas o resultado direto de anos de incitação ao ódio, desinformação e intolerância fomentados por entidades médicas que se posicionam contra a atuação legal e científica da Optometria, profissão reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 131).

“Este não foi somente um crime bárbaro, foi uma tragédia criminosa anunciada. Há anos alertamos para a escalada de ataques contra optometristas, que vêm sendo perseguidos judicialmente, difamados e impedidos de exercer uma profissão legítima e essencial para a saúde pública”, afirma Laktini.

A CROO-MG manifesta profundo pesar pela morte de Marcelo e exige que as autoridades conduzam as investigações com celeridade e transparência, responsabilizando não somente o autor do crime, mas, também aqueles que, por meio de discursos e ações institucionais, promovem a intolerância e a desvalorização da Optometria.

Profissionais relatam medo e perseguição

Optometristas de diferentes estados relatam trabalhar sob constante ameaça. O optometrista mineiro Paulo Fernando, que também convoca para a mobilização, afirma ter sido alvo de processos judiciais infundados e relata que ficou meses impedido de exercer sua profissão por decisão liminar, revertida somente recentemente.

“Hoje nós trabalhamos com medo. O discurso de ódio propagado por algumas entidades ligadas à oftalmologia está incentivando atitudes extremas. Estamos sendo atacados não por cometermos ilegalidades, mas por exercer uma profissão reconhecida por lei e respaldada pela Suprema Corte. É hora de dar um basta nisso”, declara Paulo.

Em defesa do direito de trabalhar livre do medo

A categoria convoca todos os optometristas, óticos e apoiadores da saúde visual para comparecer ao ato em Brasília. A mobilização será pacífica e histórica, com o objetivo de exigir justiça pelo assassinato de Marcelo Nogueira, defender o direito ao exercício profissional e garantir segurança para os profissionais e para a população que depende da Optometria.

Para Ricardo Rodrigues, vice-presidente da CROOMG, o triste episódio do assassinato do colega de profissão Marcelo Nogueira é mais um motivo para a participação da categoria na manifestação do dia 5/11/25 em Brasília.

Ato Nacional em Defesa da Optometria e por Justiça
Local: Em frente ao Congresso Nacional – Brasília (DF)

Data: 5 de novembro de 2025
Horário: 9h

Objetivo: Defesa da profissão, justiça pelo assassinato de Marcelo Nogueira e fim da perseguição institucional aos optometristas