Ajuntar para virar semente – Victor Borem 19/05 a 26/06

Centro Cultural UFMG abre exposição de objeto tridimensional de aluno da Universidade

O aluno Victor Borem expõe no Centro Cultural UFMG a partir desta quinta-feira, 19 de maio de 2022, o objeto “Ajuntar para virar semente”, com curadoria do professor Fabrício Fernandino, que poderá ser visto até o dia 26 de junho de 2022. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

Ajuntar para virar semente

O objeto surgiu da vontade do artista de materializar o afeto. Em uma série de esculturas macias, de diversos tamanhos, Victor tenta explorar a poética intrínseca nas matérias, evocando sentimentos de carinho, conforto, acolhimento e calor. Ele busca em sua história e na história de suas matriarcas objetos que tenham ligação ao afeto e encontra no bordado, na costura, no tecido, na lã e na linha o acalanto que germina como semente.

Borem deu o nome de semente às esculturas com o desejo de que elas germinem e afetem o ambiente de quem as toca e as vê. Começou a idealizar esse trabalho a partir de uma necessidade que via em si e nos outros de se deixar descansar, abaixar as barreiras e se tornar vulnerável, permitir ser tocado e tocar, aguçar os sentidos e entender o seu lugar no mundo como seguro e quente. Ainda que como um artifício ou um “faz de conta”, quis proporcionar essa experiência de alguma forma, para que ao menos por alguns segundos, minutos ou horas, pudéssemos escapar.

Período expositivo: 19/05 a 26/06/2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Expositivo Vão da Escada
Classificação: livre
Entrada gratuita