Festival itinerante busca artistas e grupos mineiros de teatro, circo e dança para apresentações gratuitas em cinco cidades ao longo de 2026
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, abre inscrições para grupos e artistas de teatro, dança e música residentes em Minas Gerais e que tenham interesse em participar da segunda edição do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. As propostas podem ser enviadas até o dia 14 de dezembro pelo formulário deste link.
A iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de espetáculos e oficinas, promovendo atividades em cidades que não possuem unidades do Sesc. Toda a programação será gratuita e realizada em espaços públicos abertos, como incentivo à ocupação artística das ruas e à aproximação com diferentes públicos.
Em 2026, quatro grupos ou artistas que passarem por seleção por meio do chamamento público, além de um grupo homenageado, se apresentarão em cinco cidades mineiras nos meses de abril, junho, julho, agosto e setembro. Mais informações estão disponíveis no site https://mais.sescmg.com.br/trupi.
Em sua estreia (2024/2025), o TRUPI reuniu cerca de 8.200 pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Manhuaçu, Leopoldina, Itajubá e Muzambinho, levando apresentações de Cia Bando, Trampulim, 1º Ato e Mambembe Teatro de Rua. O grupo homenageado foi o Ponto de Partida.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.




Adicionar Comentários