Um dos diferenciais do jogo será um site onde as pessoas aprenderão a pronunciar os nomes dos Adinkras da forma que é proferido em Gana. E o melhor; na voz de um africano de Gana
A mestranda em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Sara Negritri realiza o lançamento do Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos ancestrais”; no dia 10 de novembro; às 18h no Jardim Mandala localizado no prédio da FAE. O jogo consiste em uma atividade lúdica e educativa que estimula o exercício cerebral, a criatividade, além de convidar os participantes a reconstruírem a memória dos anciãos africanos e simbolicamente, a recuperarem a sabedoria ancestral. Seu conceito demonstra que quem vence o jogo não é apenas quem tem mais acertos, mas quem demonstra sabedoria, generosidade e espírito comunitário para preservar a memória.
O jogo foi criado para contribuir com ensinamentos sobre valores africanos e afro-brasileiros de forma interativa, conectando educação, ancestralidade e ludicidade. Sua criação busca valorizar o legado dos povos africanos; inserir saberes tradicionais na educação; estimular cooperação, empatia e memória coletiva; além de contribuir com a execução da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas.
“O Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é mais do que um jogo: é um instrumento de reeducação cultural, cognitiva e ancestral, que resgata memórias apagadas e celebra a sabedoria dos povos africanos. É um convite para que cada jogador — criança, jovem ou adulto — se reconheça como parte de uma história viva, plural e sagrada”; explica a mestranda.
O QUE SÃO ADINKRAS
De acordo com Sara Negritri; os Adinkra são um antigo sistema africano de escrita, são símbolos visuais, originários do povo Akan, de Gana (África Ocidental), que representam conceitos filosóficos, morais, espirituais e sociais. Cada símbolo expressa um provérbio, um ensinamento ou um valor para a vida. “Eles são usados há séculos em tecidos, peças da realeza e construções, servindo como uma linguagem gráfica de sabedoria, memória e identidade”; explica.
Ela acrescenta ainda que os Adinkras são ferramentas de resistência e afirmação cultural. “Eles preservam a filosofia africana, transmitindo conhecimentos que sobreviveram à diáspora, à colonização e ao apagamento cultural. Ao reconhecer e estudar os símbolos Adinkra, fortalecemos a memória histórica dos povos africanos e das comunidades afrodescendentes, valorizando saberes que ensinam valores de coletividade, ancestralidade, equilíbrio e respeito à vida.
EM QUE CONSISTE O JOGO
O jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é composto por 52 cartas ilustradas com símbolos Adinkra, acompanhadas de seus significados e pronúncias originais de Gana, trazidos em um QR nas cartas. Para jogar é necessário formar pares de símbolos iguais, aprender suas pronúncias, seus significados e formas práticas da vida. Quem acertar dois pares seguidos torna-se “o sábio da vez”; quem doa sua jogada ganha pontos extras por demonstrar cooperação e autocontrole.
O jogo se estrutura em torno do desafio de recuperar a memória dos anciãos, encontrando pares de símbolos e compartilhando seus ensinamentos. Cada rodada é um exercício de aprendizado, reflexão e diversão. Durante a partida, os jogadores desenvolvem memória, atenção e habilidades cognitivas, ao mesmo tempo em que internalizam valores civilizatórios africanos. As partidas podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias e contextos — escolar, comunitário ou familiar.
Site – A mestranda destaca que o diferencial que vai contribuir para combater os estereótipos sobre a cultura africana que ainda existe na educação brasileira é que haverá um site para que as pessoas aprendam a pronunciar os nomes dos Adinkras da forma que é proferido em Gana. “E o melhor, na voz de um Ganense, que pode ser acessado pelo QR Code das cartas, que direcionará para o site para escutar as pronúncias”; completa.
BENEFÍCIOS DO JOGO
O jogo proporciona benefícios físicos; emocionais; mentais e cognitivos aos participantes; Na parte física; ele estimula coordenação motora fina e percepção visual; desenvolve atenção, agilidade e foco; favorece o relaxamento e o equilíbrio entre corpo e mente. Na área mental e cognitiva; o jogo fortalece a memória de curto e longo prazo; estimula o raciocínio, a concentração e a resolução de desafios; promove o aprendizado de línguas e símbolos africanos (por meio de QR Codes com pronúncia em ganês). Além disso; incentiva o pensamento simbólico e o reconhecimento de significados.
Na área emocional; ele resgata o senso de pertencimento e identidade afrodescendente; estimula o respeito mútuo, a empatia e a cooperação; favorece a conexão com a ancestralidade e com os valores comunitários africanos e desenvolve o equilíbrio interior e o sentimento de dignidade e orgulho das origens. “O jogo também contribuir para acabar com a desconexão com a ancestralidade e os saberes tradicionais em tempos digitais; o déficit de memória e atenção causado pelo excesso de estímulos tecnológicos e a baixa valorização das culturas afro-brasileiras e africanas na educação formal e a competitividade excessiva em detrimento da cooperação”; assegura a mestranda.
OBJETIVOS
O jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos ancestrais”; tem como objetivos valorizar a cultura africana e afro-brasileira por meio dos símbolos Adinkra; estimular o aprendizado da sabedoria ancestral de forma lúdica e interativa; promover o desenvolvimento da memória, do raciocínio e da cooperação; contribuir para a formação cidadã, ética e cultural dos participantes; além de fortalecer a autoestima e o sentimento de pertencimento de crianças, jovens e adultos afrodescendentes.
“Ele nasce do propósito de fortalecer a memória, o corpo e a mente através do brincar, reafirmando a continuidade da voz e dos valores civilizatórios africanos na diáspora; resgata a sabedoria ancestral dos símbolos Adinkra, de origem Akan (Gana), promove o conhecimento sobre valores como respeito, solidariedade, equilíbrio, generosidade e sabedoria coletiva. “Em uma era marcada pela hiperconexão digital e pela perda da memória cultural, o jogo propõe uma pausa reflexiva: um espaço de reencontro com a ancestralidade, de exercício cognitivo e emocional, de escuta e partilha”; completa.
O Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” se apresenta como ferramenta de educação afrocentrada, prática de memória social e contribuição para a execução da Lei 10.639/2003, integrando saberes tradicionais africanos ao contexto contemporâneo da educação e da convivência.
INDICAÇÃO
O Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da Memória dos Ancestrais” é indicado para crianças, jovens e adultos, em especial; crianças a partir de 7 anos, em contextos escolares; estudantes e professores de artes, história, cultura afro-brasileira e afins; participantes de oficinas culturais, eventos comunitários e grupos tradicionais; famílias e educadores que valorizam a ancestralidade africana e a educação não racista; uma vez que desperta interesse em quem busca conhecer, celebrar e transmitir a sabedoria africana de forma leve, bela e significativa.
Ao reconhecer e estudar os símbolos Adinkra, fortalecemos a memória histórica dos povos africanos e das comunidades afrodescendentes, valorizando saberes que ensinam valores de coletividade, ancestralidade, equilíbrio e respeito à vida. “Os Adinkra são importantes para a preservação da cultura negra porque são ferramentas de resistência e afirmação cultural. Eles preservam a filosofia africana e transmitem conhecimentos que sobreviveram à diáspora, à colonização e ao apagamento cultural”; explica Sara Negritri.
Além de mestranda em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Sara Negritri é compositora, cineasta, produtora, pesquisadora das relações raciais e desenvolvedora de jogos pedagógicos. Uma trajetória marcada pela criação de obras que integram arte, ancestralidade, memória e educação. Sua atuação também abrange projetos sociais e culturais voltados à valorização das tradições africanas e afro-brasileiras, à promoção da equidade racial e à formação de público consciente e colaborativo, como o evento “Diálogos sobre a Saúde Mental da População Negra” e o “Julho das Pretas”.
RELANÇAMENTO DO LIVRO
Além do lançamento do jogo; na mesma data; haverá o relançamento do livro, mesma autora Sara Negritri e Tadeu Kaçula “Samba e Pandemia: 2021- O Ano em que o Samba parou”. Na obra; Sara registra e exalta o saber dos mestres e mestras da cultura popular, defendendo o lugar das manifestações afro-brasileiras como patrimônios vivos de resistência e sabedoria coletiva
FORMA DE JOGAR O ADINKRA- TRI EM DETALHES
Contexto
Todos os dias, a sabedoria se apresenta em forma de nós — desafios, escolhas e aprendizados. Apenas quem observa com atenção e escuta com o coração é capaz de desatar o nó da sabedoria.
Há um antigo provérbio africano que diz:
“Quando um idoso morre, uma biblioteca é queimada”
Isso significa que, com a partida de um ancião ou anciã, vai embora também uma imensa riqueza de saberes, histórias e experiências. Ele leva consigo todo o conhecimento que acumulou em vida — histórias, conselhos e lições que sustentam uma comunidade.
Neste jogo, um casal de sábios acaba de morrer. Eles guardavam ensinamentos secretos e valiosos sobre como viver bem e ajudar seu povo a viver melhor.
Agora, cabe a você e aos outros jogadores recuperar essa memória e, assim, se tornar um novo sábio capaz de desatar o nó da sabedoria.
Missão do jogo
A missão é simples, mas profunda
Recuperar a memória dos anciãos, encontrando os pares de símbolos Adinkra e relembrando seus significados
Assim, cada jogador se aproxima da sabedoria ancestral, aprendendo valores como cooperação, respeito, empatia e equilíbrio.
Regras do Jogo (Versão Tradicional)
1. Preparação:
Idealmente jogado por 3 ou mais pessoas
As cartas são embaralhadas e dispostas viradas para baixo em fileiras organizadas.
2. Rodadas
Cada jogador, em sua vez, vira duas cartas
Se formar um par, permanece com ele e joga novamente
O “Sábio da Vez
Quem acertar dois pares seguidos torna-se o Sábio da Vez, podendo jogar de novo ou doar sua vez — ganhando pontos extras se escolher a generosidade.
4. Desafio da Sabedoria
O Sábio pode desafiar outro jogador pedindo o nome, o significado ou um exemplo de aplicação do símbolo.
A cada acerto ou erro, os jogadores ganham, perdem ou trocam cartas
Se ambos souberem, o jogo “sobe de nível”, exigindo respostas mais complexas
Coringas Adinkra
O jogo possui quatro cartas especiais com poderes simbólicos.
Sankofa: resgata um jogador eliminado.
Nyansapow: propõe duelos de sabedoria.
Nea Onnim no Sua a, Ohu: recompensa quem ensina o outro.
Owuo Atwedie Baako Nfo: encerra ou reinicia o jogo, simbolizando os ciclos da vida.
6. Vitória
Ganha quem somar mais pontos, mas o verdadeiro prêmio é o aprendizado coletivo.
O vencedor é aquele que demonstra sabedoria, calma, cooperação e respeito.
Lançamento do Jogo “Adinkra-Tri: Jogo da memória dos ancestrais
Data: 10 de novembro de 2025
Horário: 18h
Endereço: Prédio da FAE (Universidade Federal de Minas Gerais)
Valor: Entrada gratuita




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