O projeto Sempre um Papo recebe o ator, escritor e gestor cultural Jefferson da Fonseca para o debate e o lançamento do livro “Antes que o amanhã aconteça” (Editora Suik). O encontro terá mediação da jornalista Jozane Faleiro e acontece no dia 5 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
A obra reúne contos que exploram o absurdo e a poesia da realidade marginal, refletindo a experiência do autor na cena artística e no jornalismo, onde constrói personagens de forte carga humana — como Maria, a prostituta em busca de redenção, e o coronel Cantareira, colecionador de encontros fugazes. Em narrativas que transitam entre a dor, a esperança e a resiliência, Jefferson revela vidas à deriva, em que o inesperado e o emocional se entrelaçam. É uma coletânea intensa, que desafia convenções e celebra a complexidade da existência.
Trecho da obra:
“Viu-se endurecida por tempos ruins. Lembrou-se, um a um, dos cinco abortos já provocados. Com as mãos trêmulas, parecia sentir o sexo sangrar em dor na alma. Respirou fundo e dormiu na companhia de assombrações. Horas depois, acordou com os berros de Claudete: ‘Pensei que tivesse morrido, mulher!’. Banhou o rosto, ajeitou o cabelo e seguiu, como sempre, entre a sobrevivência e o desespero.”
Sobre o autor
Jefferson da Fonseca (Belo Horizonte, 1971) é ator, escritor e gestor cultural. Mestre em narrativas marginais, uniu jornalismo (Prêmio Correios, 2014) e dramaturgia (prêmios nacionais e internacionais) em uma trajetória que mescla palco, palavra e vida. Autor de “Bandeira Dois” e “Antes que o Amanhã Aconteça”, destaca-se por histórias cruas e poéticas. Dirigiu o FIT-BH, a Funarte e a FAOP, e atuou em séries (Até onde ela vai) e espetáculos (Vincent – Um solo de amor). Professor da PUC Minas e da Fundação Dom Cabral, sua obra transita entre a dor e a resistência humana.
Sempre Um Papo
O Sempre Um Papo completa, no ano de 2026, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Sempre um Papo com Jefferson da Fonseca
Data: 5 de novembro de 2025, quarta-feira, às 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita, por ordem de chegada
Informações: www.sempreumpapo.com.br




Adicionar Comentários