A escritora Cidinha da Silva é a convidada do Festival Sempre Um Papo, no dia 16 de setembro, terça-feira, às 19h30. Ela participa do evento para lançar dois livros: “Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior: 81 lições do Método Sueli Carneiro” e “Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo”. O encontro acontece no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). Depois da conversa de lançamento dos livros, que será mediada pelo jornalista Afonso Borges, a autora segue para uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
Além de Cidinha da Silva, o Festival Sempre Um Papo conta com a presença de outros escritores de destaque nacional, entre setembro e outubro. Serão ao todo oito eventos de lançamento de livros, com autores como Maria Ribeiro, Ruy Castro, Heloisa Seixas e Aline Bei. O Sempre Um Papo completa, no ano que vem, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Sobre os livros
“Só bato em cachorro grande, do meu tamanho ou maior” é uma obra de aproximadamente 200 páginas, em que Cidinha da Silva compartilha lições de vida e formação política que aprendeu com Sueli Carneiro, uma referência na luta por justiça racial e equidade de gênero no Brasil. Publicado pela Editora Rosa dos Tempos, o livro sistematiza, em textos breves e lapidados, o Método Sueli Carneiro, que reúne ensinamentos como “A fúria é banta” e “Não abra espaço com os cotovelos”, entre outras sabedorias ensinadas pela filósofa reconhecida internacionalmente e fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Mais do que um manual a ser seguido passo a passo, a obra apresenta um olhar atento sobre a trajetória de uma mulher negra que luta por um mundo igualitário. Cidinha da Silva afirma que cada passo em direção à justiça social é fundamentado na força dos ancestrais e na potência dos encontros. Dessa forma, o livro revela um amor generoso e exigente – inspirado nos ensinamentos de Exu e Ogum – que não se encaixa em padrões e fortalece quem ama e enfrenta os conflitos com determinação.
Já no livro “Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo”, publicado pela Editora Autêntica, Cidinha da Silva apresenta temas fundamentais relacionados ao racismo e às assimetrias raciais presentes na sociedade brasileira. Na obra, a autora se aprofunda, de forma envolvente e perspicaz, em questões que são, muitas vezes, evitadas ou negligenciadas, desde o “colorismo” até casos impactantes de violência racial. Além das crônicas, o livro conta com uma série de atividades e exercícios que convidam os leitores a expandir seu entendimento sobre o tema e a se engajar na luta antirracista.
Cidinha da Silva nasceu em Belo Horizonte, em 1967. Ela é autora de 22 livros, dentre eles, os premiados “Um Exu em Nova York” (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019) e “O mar de Manu” (Prêmio APCA, 2022). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil: “Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras” (2003) e “Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil” (2014). Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo, incluindo o PNLD – Programa Nacional do Livro e do Material Didático –, no qual teve quatro obras selecionadas a partir de 2020. Possui textos traduzidos para o catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. É cronista do jornal literário Rascunho.
Sempre Um Papo
Ao longo de sua trajetória, o Sempre Um Papo já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.
O Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Itaú.
Sempre Um Papo recebe Cidinha da Silva
Dia 16 de setembro de 2025, terça-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita
Adicionar Comentários