Cantor, compositor e instrumentista Tito faz única apresentação de show que afirmar Belo Horizonte como Capital Criativa da Gastronomia pela UNESCO
A poesia de Arnaldo Antunes musicada por Marcelo Fromer e Sérgio Brito diz que “A gente não quer só comida/A gente quer bebida, diversão, balé”. Ou seja, a comida que homem precisa vai além do alimento que nutre o corpo, mas também enriquece a alma. O artista Tito, entendeu essa máxima e faz única apresentação, no dia 30/8, sábado, às 19h, no Bar Juramento 202 (R. Juramento, 202 – Pompéia), do show “Músicas de comer”, em que apresenta canções que falam do alimento. “O ‘cardápio’ passará pelos ritmos do samba, ijexá, sambalanço, rock nacional, forró, frevo e carimbó. Um ‘menu’ completo com os estilos musicais brasileiros”, explica o artista. Para além disso, o show vem afirmar o título de Belo Horizonte como Capital Criativa da Gastronomia pela UNESCO, conquistado em 2019. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
A ideia de Tito de fazer um show enaltecendo a comida veio de um processo “difícil, árduo e lento que é gostar de cantar e gostar de comer! Brincadeira à parte, mas basicamente cozinhar, numa perspectiva mais criativa e não só de fazer comida para o dia a dia, apareceu na minha vida durante a pandemia, e de lá para cá eu comecei a me animar e tomar gosto”, relata o artista. O cantor apresenta a comida para além da perspectiva do verbo comer. “Para mim falar é diferente de dizer, ouvir é diferente de escutar, portanto comer é diferente de ‘se alimentar’. Alimento é o que precisamos para além da ‘barriga cheia’, é a alma que precisa conectar com outras pessoas, o sorriso, a emoção, a reflexão, o sentimento, se fartar de momento através da música”, explica Tito.
O cardápio do show não contempla somente a comida mineira. “Está presente na música ‘Comida Mineira’, de Toninho Geraes, mas tem também a comida baiana na música ‘Vatapá’, de Dorival Caymmi, paraense na canção ‘Jamburana’, de Dona Onete, na comida carioca presente na música ‘Feijoada Completa’, de Chico Buarque, entre outras. Canto também sobre os alimentos e o preparo que é feito de uma forma geral, como ‘Massa de Mandioca’, do grupo Mastruz com Leite, ‘Tipiti’, de Dona Onete, ‘Morena Tropicana’, de Alceu Valença, entre outras como ‘Comida’, dos Titãs, ‘Freguês da Meia Noite’, do Criolo, ‘Reis do Agronegócio’, de Chico César, ‘Eu te devoro’, do Djavan”, elenca Tito. Também será executado o forró “Xote Xeru”, composto por Tito, que fala sobre olfato e a saudade do perfume.
No palco com Tito estão mais quatro músicos, Rafael de Preta no cavaco, Paulo Cézar no saxofone e Denilson Kitulongi e Luísa de Paula nas percussões, Tito fica na voz, no violão, e reveza com outros instrumentos como o cavaco, pandeiro e zabumba. “A banda é composta por dois percussionistas que utilizarão instrumentos não convencionais neste show. Alguns deles como a frigideira, usado como tamborim no pagode, o prato e a faca que já tem uso tradicional no samba de roda da Bahia por mulheres como Dona Aurinda do Prato e Dona Edith do Prato, o ralador de cozinha como reco-reco, a cabeça de enxada utilizada pelo nosso mestre de BH Babilak Bah, entre outros que irão compor os arranjos das músicas”, completa Tito.
Sobre Tito
São 13 anos de estrada do cantor, compositor, instrumentista e arte-educador de formação livre e acadêmica Tito. O artista é bacharel em Música Popular pela UFMG e pós-graduado em Arte-Educação pela UFBA. “A minha bagagem musical deu-se pela minha vida e vivência nas duas cidades que sou apaixonado, a que eu nasci e a que me reencontrei: Belo Horizonte e Salvador”, revela o artista.
Tito já participou de projetos como intérprete em diversos eventos sociais, acompanhando cantores e cantoras de BH e região, e na direção musical em espetáculos de BH e Salvador (Teatro Vila Velha) e como ator em espetáculos como “Carmina Burana”, dirigido por Ernani Maletta e apresentado no Sesc Palladium. “Como artista autoral, lancei meu primeiro EP, Bambu, em 2019. Meu mais recente lançamento, single e videoclipe, ‘Okàn’ que está disponível no Youtube e nas plataformas de Streaming”, conta.
Tito é idealizador e condutor do “Arreda Roda”, um encontro mensal de música corporal e improvisação musical livre, para músicos e não-músicos, realizado em praças ou parques da capital mineira. “Esta prática é ideal para pessoas que desejam se expressar musicalmente através do corpo e a voz de maneira lúdica e intuitiva, sem julgamentos”, diz o artista. Tito também atua no SUS, na Rede Saúde Mental da PBH, no cuidado da redução de danos aos usuários em situação de rua e/ou com uso abusivo de álcool e outras drogas.
Músicas de comer, com Tito
Data: 30/8/25, sábado
Horário: 19h
Local: Bar Juramento 202 (Rua Juramento, 202. Pompéia)
Ingressos: Entrada gratuita
Classificação: livre
Adicionar Comentários