Sábado é “Dia de Cooperar” em Belo Horizonte – 30/08

Cerca de três mil pessoas são esperadas em ação social que marca as comemorações do maior movimento de voluntariado do cooperativismo brasileiro

Aqui, em Minas Gerais, um programa de voluntariado reúne, todos os anos, mais de 13 mil pessoas que doam tempo e talento para fazer o bem. Estamos falando do Dia de Cooperar, o Dia C, movimento cooperativista que dura o ano todo, mas conta com um evento anual de celebração, realizado simultaneamente em todas as capitais brasileiras (veja abaixo).

Pela primeira vez desde sua criação, em 2009, ele será realizado no dia 30/08, sábado — data escolhida pela proximidade com o Dia Nacional do Voluntariado (28/08).

Em Belo Horizonte, são esperadas cerca de três mil pessoas na Praça da Assembleia, das 9h às 13h. Elas desfrutarão gratuitamente de shows, atividades educativas, serviços de saúde e bem-estar, além de exposições de produtos e serviços de cooperativas mineiras.

“O Dia C mostra que, quando agimos juntos e de forma cooperativa, conseguimos transformar realidades, gerando prosperidade e desenvolvimento para todos”, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg — entidade que representa as cooperativas de Minas Gerais e organiza o evento no Estado.

Este ano, o público que passar pelo Dia C entenderá como é possível contribuir ativamente para o combate dos efeitos do aquecimento global. Como? Calculando a própria pegada de carbono, ou seja, a quantidade de gases do efeito estufa que emite para se deslocar de sua casa até o local do evento. “A maioria das pessoas nem sempre entende que, ao ligar o carro ou pegar um transporte público, ele também deixa um rastro de gás carbônico na atmosfera”, explica Andrea Sayar, gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg.

Após compreender que involuntariamente contribui para o aquecimento do planeta, os participantes do evento serão convidados a compensar sua pegada de carbono, pedalando em bicicletas ergométricas conectadas a um totem digital. A meta é que cada pessoa que passe pelo evento caminhe, pelo menos, 2 minutos. A cada 2 quilômetros percorridos, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) — responsável pela ação — plantará uma muda de árvore nas regiões próximas às unidades industriais de Contagem e Curvelo. Uma maneira lúdica e divertida de educar os mineiros para a importância de evitar lançar gases do efeito estufa na atmosfera.

SAÚDE E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Outro destaque do Dia C 2025 será a oferta de serviços gratuitos de saúde e bem-estar, com aferição de pressão, orientações sobre saúde bucal e outros cuidados, em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Saúde (CoopSaúde) e a Cooperativa de Consumo dos Rodoviários de Minas Gerais (Coopeder). A expectativa é realizar pelo menos 350 atendimentos ao longo da manhã.

O público também poderá participar de ações de educação financeira, com orientações práticas sobre planejamento de gastos, organização do orçamento e importância da poupança e do crédito consciente. Essas atividades serão conduzidas por cooperativas de crédito, entre elas a Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais (Cecremge) e o Sistema Nacional de Cooperativas de Crédito (Unicred).

CULTURA
Em Belo Horizonte, como sempre, o evento será voltado para toda a família. Para as crianças, haverá um espaço kids com brincadeiras e atividades lúdicas, promovidas pelo Sicoob Credicom e Instituto Credicom. Na ocasião, ainda haverá contação de histórias e doação de livros, entre diversas outras ações.

A exposição fotográfica “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, que se destacou na cidade no mês de julho, retratará, mais uma vez, como as cooperativas constroem um mundo melhor no dia a dia, reforçando o compromisso do setor com o desenvolvimento sustentável.

A celebração do Dia C contará ainda com o Circuito Cooperativo, uma área dedicada à exposição e degustação de produtos e serviços de cooperativas. “Mais que números, o Dia C é uma resposta coletiva e estruturada aos desafios sociais do país, com projetos alinhados aos 17 ODS e voltados à promoção do bem-estar e desenvolvimento local”, destaca Scucato. Na ocasião, ainda haverá contação de histórias e doação de livros, entre diversas outras ações.

Confira a programação das apresentações:
9h – Grupo Tamborilata (Instituto Unimed-BH)
9h30 – Projeto Viola Viva (Sicoob Credivertentes)
10h30 – Circo do Sufoco
11h10 – Soul Guetto
11h30 – Show com o Bloco Seu Vizinho

CURIOSIDADE!
Se todas as pessoas que realizam algum trabalho voluntário no mundo se unissem em um único país, elas seriam a terceira maior “população” do planeta, com 861 milhões de habitantes. Os dados são do último Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, publicado pelo Programa das Nações Unidas para os Voluntários (UNV).

Sobre o Dia C
Criado em 2009, aqui, em Minas Gerais, o Dia C foi expandido para todo o país em 2014 e já beneficiou mais de 30 milhões de brasileiros. O projeto é reconhecido por sua capacidade de se conectar a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030.

Em Minas Gerais, a maioria dos ODS trabalhados pelas cooperativas está relacionada à Saúde e Bem-Estar (ODS 3 — 66,4%), seguida por Redução das Desigualdades (ODS 10 — 25,6%) e Educação de Qualidade (ODS 4 — 18,4%). “É impossível falar do Dia C sem lembrar que ele nasceu em Minas e, desde então, se tornou um movimento nacional, inspirando cooperativas de todo o Brasil a se engajarem em causas sociais e ambientais que transformam comunidades inteiras”, afirma Scucato.

NÚMEROS DO DIA C EM MINAS GERAIS EM 2024
13,7 mil voluntários envolvidos
422 cidades contempladas
810,8 mil pessoas beneficiadas
266 cooperativas mineiras participantes

NÚMEROS DO DIA C NO BRASIL EM 2024
131,6 mil voluntários envolvidos
1.915 cidades contempladas
5,4 milhões de pessoas beneficiadas
1.020 cooperativas envolvidas