MAPA Teatro e Outras Linguagens apresenta “Ensaio para o Fim” – 29 a 31/8

Com dramaturgia autoral, o grupo de São João del-Rei chega à capital mineira e faz três apresentações gratuitas na Funarte MG.

Após circular por cidades do interior de Minas e por festivais em Portugal, o grupo MAPA Teatro e Outras Linguagens estreia na capital mineira com o espetáculo “Ensaio para o Fim”, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, às 19h, na Funarte MG. As apresentações são gratuitas, com acessibilidade em Libras garantida na apresentação do dia 29, sexta feira.

Criado pelas atrizes Mariana Barbosa e Paloma Arantes, o espetáculo é uma imersão na efemeridade da vida, onde a narrativa se constrói na tensão entre o nascimento e a morte, início e o fim. Em cena, duas mulheres transformam o palco em um espaço de intensa experimentação, onde diálogos e movimentos coreografados desafiam a linearidade do tempo e suscitam reflexões sobre o que é de fato relevante diante do fim.

Com dramaturgia assinada por Paloma Arantes e direção compartilhada entre ela e Mariana Barbosa, “Ensaio para o Fim” foi  pensado para espaços alternativos e propõe um teatro intimista, no qual o público assiste a peça com uma boa dose de proximidade. Para a dramaturga, o texto valoriza o que é aparentemente simples, banal e ordinário no cotidiano, mas o faz a partir de uma perspectiva de contraste. “Escrever sobre o fim para falar do começo, escrever sobre o movimento de um corpo para falar da concretude de um prédio, escrever sobre a magnitude de um terremoto para falar sobre a fragilidade da vida, que é, na maioria dos dias, feita dos pequenos acontecimentos”, ressalta Arantes.

Com caráter metalinguístico, a peça aborda temas que perpassam por discussões atuais como o fim do mundo e a interferência das alterações climáticas. Segundo Mariana o processo foi atravessado por estudos e leituras que alimentaram a imaginação da equipe: Uma aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector; Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf; Fim, de Fernanda Torres; e as autobiografias de Rita Lee, além de outras referências.

“Ensaio para o Fim surge do desejo de falar sobre o tempo em que vivemos, marcado por urgências, colapsos e a constante sensação de que o mundo, como o conhecemos, está prestes a acabar. Queríamos falar sobre o fim, mas não um fim catastrófico ou paralisante. Nossa vontade era abordar, sobretudo, o fim como possibilidade, como espaço de criação, de respiro, de escuta. Assim, começamos a olhar para o que nos atravessava: as notícias sobre colapso climático, as tensões sociais, os esgotamentos cotidianos, mas também os afetos, as delicadezas e a potência do encontro.”, afirma a atriz.

Criado em 2020, o MAPA Teatro e Outras Linguagens tem como foco a experimentação entre texto, corpo e imagem, reunindo trajetórias diversas dos artistas Mariana Barbosa, Paloma Arantes e Luís Firmato. Desde sua fundação, tem investido em criações híbridas e autorais, promovendo circulação por cidades do interior e participando de eventos internacionais, como o MATE Festival em Coimbra (Portugal).

A estreia em Belo Horizonte representa o encerramento de um ciclo importante para o coletivo: “Após viajar com o espetáculo por diferentes cidades da Região das Vertentes, em um trabalho de descentralização, dialogando com públicos diversos — desde pares do fazer teatral até pessoas que foram ao teatro pela primeira vez —, agora é hora de nos apresentarmos na FUNARTE, esse espaço tão significativo para o fomento e a formação artística e de público. Estamos muito animados em levar nosso espetáculo para este espaço”, finaliza o produtor Luís Firmato.

As apresentações fazem parte do projeto Circula Minas, promovido pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, e tem apoio do Programa Funarte Aberta 2025 – Ocupação Dos Espaços Culturais Da Funarte. 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela Plataforma Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-ensaio-para-o-fim-em-bh-mapa—teatro-e-outras-linguagens/3065192


SINOPSE

Ensaio para o Fim mergulha na brevidade da vida. Duas atrizes desafiam a linearidade do tempo, buscando refletir sobre a complexidade humana na tentativa de construir uma peça. Em cena duas mulheres exploram a linha tênue entre a vida e a morte, o real e o imaginário através de temas como encontro, queda e convivência.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Mariana Barbosa e Paloma Arantes

Texto: Paloma Arantes

Dramaturgia e Direção: Mariana Barbosa e Paloma Arantes

Produção: Luís Firmato

Costura: Lúcia Arruda e Lozana Nascimento

Identidade visual: Mariana Barbosa
Assessoria de imprensa: Júnio de Carvalho e Priscila Natany

Realização: MAPA Teatro e Outras Linguagens

SOBRE O GRUPO:

O Mapa Teatro e outras linguagens é formado por Mariana Barbosa, Luís Firmato e Paloma Arantes, três artistas que, desde 2020, investigam as fronteiras entre texto, corpo e imagem. Juntos buscam criar uma cartografia artística que conecte diferentes linguagens e amplie as possibilidades de expressão, explorando novos caminhos criativos.

Entre seus principais trabalhos estão o espetáculo “Ensaio para o fim” (2023), que teve sua estreia em Tiradentes – MG, apresentou em outras cidades mineiras e, em 2024, participou do MATE Festival em Coimbra/Portugal; as obras experimentais “165 bpm” (2025) e “Ainda estamos aqui” (2021), exibidos no Festival Audiovisual de Cultura de Minas Gerais; e “Sob o mesmo teto” (2020), selecionado para o Memorial Vale Gerais Cultura de Minas.

O grupo se dedica a construir obras que dialoguem com o público e instiguem reflexões sobre formas de presença e comunicação no palco e além dele.

Mais informações: https://www.mapateatro.com/

SOBRE A EQUIPE:

Mariana Barbosa
Atriz, pesquisadora e criadora visual, transita entre teatro, audiovisual e artes visuais. Formada em Teatro pela UFSJ e em Design pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ, com ênfase em Performance, Processos e Poéticas Artísticas. Cofundadora do Mapa Teatro e Outras Linguagens, desenvolve projetos híbridos que exploram corpo, imagem e narrativa, como Sob o Mesmo Teto, Mormaço e Ainda Estamos Aqui. Em 2023, criou o espetáculo teatral Ensaio para o Fim, que investiga tempo, repetição e presença, apresentado em 2024 no Festival MATE (Coimbra/PT) e no espaço Ler Devagar (Lisboa/PT).

Luís Firmato

Ator, produtor cultural e cenógrafo, bacharel em Teatro pela UFSJ. Atua na Adro + Centro Cultural, coordenando exposições e cineclubes. Integrante do MAPA – Teatro e Outras Linguagens, desenvolve espetáculos e produções audiovisuais. Destaca-se na Direção de Arte e Cenografia, criando ambientes visuais imersivos para peças como Amanhã… Até Quando? (2024). Dirigiu Peça para Ouvir , circulando pelo Brasil e França (Université Paris Nanterre, 2024). Sua trajetória transita entre Teatro, Artes Visuais e Audiovisual, explorando novas formas de experiência estética.


Paloma Arantes
Atriz, dramaturga e poeta, investiga as relações entre corpo, palavra e ritmo. Formada em Teatro pela UFSJ, pesquisa a interseção entre dramaturgia e corporeidade. Cofundadora do Mapa Teatro, desenvolve projetos entre teatro, dança, literatura e audiovisual. Lançou o livro Sobremesa (Urutau, 2024) e apresentou Ensaio para o fim no Festival MATE (Coimbra/PT). Criou 165 bpm, videopoema sobre ritmo e repetição. Assinou Pulmões em parceria com a Cia Mineira de Teatro. Atualmente, colabora como assistente de direção e produção na escola Cia das Danças onde investiga a coreografia como vocabulário físico.

Espetáculo: Ensaio para o Fim (MAPA Teatro e Outras Linguagens)
Datas: 29, 30 e 31 de agosto de 2025
Horário: 19 horas
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro, BH
Ingressos: Gratuitos, disponíveis via Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-ensaio-para-o-fim-em-bh-mapa—teatro-e-outras-linguagens/3065192
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama
Acessibilidade: Sessão do dia 29 com tradução em Libras
Realização: MAPA Teatro e Outras Linguagens
Patrocínio: Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais / Circula Minas
Apoio: Programa Funarte Aberta 2025 – Ocupação Dos Espaços Culturais Da Funarte