Capitaneada por Maurício Tizumba, festa acontece no dia 24/8, entre 9h e 19h, reunindo diversas Irmandades de Reinado e várias atrações artísticas; cantora baiana Virgínia Rodrigues é uma das convidadas desta edição do evento
Integrando a 10ª Virada Cultural de Belo Horizonte, o Festejo do Tambor Mineiro ocupa o Parque Municipal Américo Renné Giannetti no dia 24/8, domingo, das 9h às 19h, com uma verdadeira celebração ao Congado. A programação conta com a participação de 15 guardas, além de artistas e grupos como Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê; Bloco Tambor Mineiro; Beth Leivas e Dé Lucas; e Bruno Messias, Bloco Saúde e Bloco dos Inconfidentes (RJ). Junto ao Grupo Tambor Mineiro, o anfitrião Maurício Tizumba recebe como convidada especial desta edição a cantora baiana Virgínia Rodrigues. Haverá também uma cerimônia de entrega do Certificado de Registro dos Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN / MinC. O Festejo é uma realização da Associação Cultural Tambor Mineiro, com produção da Napele Produções Artísticas, e patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-MG). A entrada para o evento é gratuita, sem retirada de ingressos.
Realizado há 23 anos, o Festejo do Tambor Mineiro reúne dezenas de guardas de Congado de Minas Gerais em uma festa plural e na rua. Desta vez, estarão presentes 15 irmandades vindas de de Belo Horizonte e cidades como Contagem, Oliveira, Timóteo, Pedro Leopoldo e Ouro Preto. “As irmandades congadeiras são sempre o destaque do Festejo, a coisa toda nasce fortalecida por elas”, assinala Tizumba. “Os congados e reinados são parte fundante da nossa identidade cultural. Em BH, colorem durante todo o ano as margens da cidade. O Festejo traz essa manifestação para o centro, celebrando sua importância ancestral, Nossa Senhora do Rosário e os demais santos do universo congadeiro”, completa o compositor, cantor, multi-instrumentista, ator, diretor musical e capitão de Congado.
Convidados
Além das tradicionais guardas de Congado, o Festejo do Tambor Mineiro também agrega artistas reconhecidos na cena musical brasileira e que de alguma forma dialogam com a cultura dos congados e reinados. Nesta edição, a convidada especial é a baiana Virgínia Rodrigues, um dos grandes cantos negros brasileiros. A artista, que já gravou com Caetano, Gil, Milton Nascimento e Djavan, foi definida pelo The New York Times como “uma das mais impressionantes cantoras que surgiu do Brasil nos últimos anos”. Virgínia lançou, em 2024, seu mais recente trabalho, “Poesia e Nobreza”, disco em que interpreta canções de Paulinho da Viola e Tiganá Santana, o sétimo de sua carreira.
“A gente tem já essa prática de trazer um nome legal de fechar o Festejo. Já tivemos Chico César, Zezé Motta, Elza Soares, Fabiana Cozza, Thiago da Serrinha, Titane. E agora vem a Virgínia, um nome que a gente já pensava há muito tempo”, conta Tizumba. “Uma voz que transita pelo lírico, mas que carrega uma ancestralidade baiana muito grande. É uma alegria trazê-la para uma festa preta, uma festa congadeira, uma festa de rua de mais de 20 anos”, continua.
O outro convidado de peso é o mineiro Sérgio Pererê, músico e compositor com forte influência percussiva em seu trabalho, e que se apresenta junto com o Bloco Oficina Tambolelê. Criado em 1999, o bloco nasceu como forma de impulsionar jovens do bairro Novo Glória, na região Noroeste de Belo Horizonte, a se envolverem com música, a partir do estudo de percussões afro. Hoje, o projeto é uma referência em formação percussiva em Minas Gerais, com participações em dezenas de festas regionais, como o Carnaval de BH.
“Sérgio Pererê é meu parceiro eterno de Festejo. É quem sempre está comigo, ao meu lado. E com ele vem o Bloco Oficina Tambolelê e os grupos de tambores, como o Bloco Tambor Mineiro e o Bloco Saúde”, continua mestre Tizumba. “O Festejo é uma festa de vitória. Uma festa popular, feita por gente preta, bancada por patrocinadores que acreditam nessa história. E, como festa popular, é muito importante para o Festejo chegar ao Parque Municipal, que é um lugar central da cidade, de fácil acesso para todos. Queremos ser felizes na cidade inteira”.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Festejo Tambor Mineiro na 10ª Virada Cultural de BH
Quando. 24/8/25 (domingo), entre 9h e 19h
Onde. Parque Municipal Américo Renné Giannetti
(Av. Afonso Pena, 1.337 – Centro)
Quanto. Entrada gratuita, sem retirada de ingresso
Programação completa
Manhã / tarde
Guarda de Moçambique do Divino do Reino de São Benedito (Aparecida, BH)
Guarda de Moçambique São José (São José, BH)
Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário (Santo André, BH)
Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário (Concórdia, BH)
Guarda de Congo e Moçambique Treze de Maio (Concórdia, BH)
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos (Aparecida, BH)
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto, MG)
Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia (Conselheiro Lafaiete, MG)
Guarda de Congo Nossa Senhora das Mercês – Irmandade Os Ciriacos (Contagem, MG)
Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário – Irmandade Os Ciriacos (Contagem, MG) Massambique Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Mercês (Oliveira, MG)
Guarda de Moçambique de nossa senhora do Rosário (Timóteo, MG)
Guarda de Congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário (Pedro Leopoldo, MG)
Tarde / noite
Beth Leivas e Trio com participação de Dé Lucas
Bruno Messias, Bloco Saúde e Bloco dos Inconfidentes (RJ)
Mauricio Tizumba e Grupo Tambor Mineiro com participação Virgínia Rodrigues (BA)
Bloco Tambor Mineiro
Sérgio Pererê e Bloco Oficina Tambolelê
13h30: Cerimônia de entrega do Certificado de Registro dos Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN / MinC
Adicionar Comentários