Mostra reúne pinturas que transformam imagens jornalísticas sobre queimadas em reflexões poéticas e simbólicas sobre trauma, desejo e transformação
O que pode emergir depois da fumaça? Entre os dias 5 de agosto e 21 de setembro, a Casa Fiat de Cultura exibe a mostra “Vozes do Fogo”, da artista Ana Herter, natural de Porto Alegre e que reside no Rio de Janeiro, onde consolidou-se artisticamente. A exposição apresenta 10 pinturas, em pequenos e grandes formatos, que exploram os limites entre a destruição e a potência transformadora do fogo. A exposição foi escolhida no 8º Programa de Seleção da Piccola Galleria e terá sua abertura marcada por uma visita mediada com a artista no dia 5 de agosto, às 19h, na Casa Fiat de Cultura. Toda a programação é gratuita.
A série de trabalhos que integra a exposição “Vozes do Fogo” foi desenvolvida pela artista Ana Herter durante os últimos anos, em momentos de intensas reflexões sobre a vida e os desastres ambientais. Formada em Biologia e com trajetória artística desenvolvida entre cursos livres e práticas de ateliê, a artista parte de imagens fotojornalísticas, especialmente registros de queimadas, para criar uma poética visual marcada por atmosferas densas e silenciosas. Suas obras não apenas retratam, mas interrogam a imagem e seus significados.
O fogo, nos trabalhos de Ana Herter, deixa de ser apenas um agente de destruição e se torna metáfora de desejo, memória e transformação. “Minha intenção não é reproduzir uma foto, mas criar uma proposta a partir dela. Eu não queria que fossem imagens que provocassem horror ou devastação, mas que despertassem sensações, camadas, pulsações internas”, afirma a artista.
Em vez de se limitar ao discurso político, a exposição amplia a reflexão para o campo simbólico e inconsciente. A artista se apropria da estética das fotos jornalísticas, normalmente suas cores saturadas e enquadramentos dramáticos, como ponto de partida para uma investigação pictórica sobre o que queima, o que sobra e o que pode renascer. “Para mim, a chama representa o desejo de coisas melhores. O fogo não é só destruição, ele também aquece, ilumina e transforma”, reflete Herter.
Para o curador da exposição, Shannon Botelho, as pinturas de Ana Herter criam uma espécie de atmosfera na qual o que se vê não revela, de imediato, o que se quer dizer. “Assim como nos terrenos marcados pelo fogo, é só após a dissipação da fumaça que se torna possível dimensionar a extensão do dano ou da revelação. As imagens que ela constrói anunciam, em silêncio, verdades que se mostram aos poucos, como brasas que ainda ardem sob a superfície”, completa.
A exposição “Vozes do Fogo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis, da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. A mostra tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Abertura
Para marcar a abertura da exposição, no dia 5 de agosto, terça-feira, às 19h, a artista Ana Herter realiza uma visita mediada à exposição. O encontro será uma oportunidade para o público conhecer de perto o processo criativo da artista, as camadas poéticas de suas obras e as reflexões que atravessam a mostra. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pela Sympla.
Ana Herter
Ana Herter é natural de Porto Alegre, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formada em Biologia pela UFRGS. A partir dos anos 1990, inicia estudos teóricos e práticos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), e tem aulas particulares com artistas e teóricos. Começou a desenvolver o próprio trabalho, no seu ateliê, a partir de 2000. A técnica inicial foi o desenho em grafite, crayon e aquarela, devidamente desenvolvida e explorada. Depois, passou para a pintura em tinta acrílica, utilizada até hoje.
Piccola Galleria
A Piccola Galleria é um espaço destinado a artistas da cena contemporânea e foi criado em 2016 com o intuito de incentivar a produção nacional e internacional. Os artistas são selecionados por uma comissão de especialistas, que, nesta 8ª edição, contou com Genesco Sousa, professor da Escola de Design da UEMG, artista e pesquisador; Maria Eduarda Marques, curadora independente, doutora em história social da cultura e escritora; e Iuri Sarmento, artista visual. O processo foi realizado virtualmente, de modo a facilitar a inscrição de pessoas de todo o Brasil. No total, mais de 200 trabalhos foram enviados.
A proposta é apresentar e destacar trabalhos inéditos – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances e/ou videoarte – de artistas locais, brasileiros ou estrangeiros. Além de Ana Herter, outros cinco artistas foram selecionados na 8ª edição e terão seus trabalhos exibidos na programação de 2025/2026.
As exposições selecionadas contam com ações do Programa Educativo, desenvolvidas em conjunto com a curadoria de cada mostra. São realizadas visitas mediadas para públicos agendados e espontâneos, e a mediação é feita com recursos de acessibilidade, para ampliar o acesso do público e a visibilidade dos artistas.
Nas sete edições já realizadas, o Programa de Seleção da Piccola Galleria apresentou o trabalho de 40 artistas, abrigou mais de 450 obras e recebeu um público de 500 mil pessoas. A sala expositiva é um ambiente dedicado às artes visuais e sua criação marcou os 10 anos da Casa Fiat de Cultura. Situada ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari, no hall principal da Casa Fiat de Cultura, o pequeno recinto é destinado a exposições de curta duração, mas com toda a visibilidade que a instituição enseja. Local intimista e com grande circulação de público, conta com a chancela da Casa Fiat de Cultura e do Circuito Liberdade, um dos mais importantes corredores culturais do país.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari e outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
Exposição “Vozes do Fogo”, de Ana Herter, na Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: 5 de agosto a 21 de setembro de 2025
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br
Visita mediada à exposição com a artista Ana Herter
5 de agosto de 2025, às 19h
Inscrições gratuitas pela Sympla
Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
Adicionar Comentários