Marcha de Mulheridades Sapatão e LBT – 19/07

Marcha de Mulheridades Sapatão e LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais) toma as ruas em defesa da vida, dos direitos e visibilidade de todas as mulheridades

No próximo dia 19 de julho, a partir das 12h, as ruas de Belo Horizonte serão palco de mais um capítulo histórico de mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais, com a 1ª edição da “Marcha de Mulheridades Sapatão e LBT”: uma manifestação política, cultural e afetiva em defesa da visibilidade, dos direitos e da vida de todas as mulheres. A concentração será às 12h debaixo do viaduto do Santa Tereza.

Com o tema “Corpos-Território: Ocupar e Resistir por Direitos, Memória e Justiça”, o ato busca fortalecer a luta contra todas as formas de opressão e violência que atingem as mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais no cotidiano, além de valorizar a memória e a história do movimento LGBTQIAPN+ nacional, que tem um protagonismo importante a partir de Belo Horizonte.

A caminhada é organizada por coletivos de mulheres militantes e ativistas da causa LBT, Brejo das Sapas, Cellos-MG, Clã das Lobas, Coletivo Bil, Rede Afro, Rede Lesbi Brasil e Rolezin das LBPT, e surge como um grito de resistência frente ao apagamento histórico, à lesbofobia, à bifobia, à transfobia e ao machismo estrutural.

Segundo Soraya Menezes, uma das figuras importantes do movimento de mulheres lésbicas e idealizadora da 1ª Parada do Orgulho de BH, o ato é importante para reafirmar os direitos e a liberdade deste público. “Ser LBT é um ato político. Caminhar juntas é reivindicar existência, afeto, corpo, prazer e liberdade para todas as mulheres. A caminhada é aberta a todas, todes e todos que queiram somar na luta por uma sociedade livre de preconceitos e violências. Vista sua camisa, traga sua bandeira, seu cartaz, sua voz e caminhe conosco!”, afirma Soraya.

Além da marcha, o evento contará com intervenções culturais, falas políticas, música e materiais informativos. Após a concentração, as manifestantes seguirão pela Rua da Bahia, a partir das 14h, virando na Avenida Afonso Pena, com dispersão no Parque Municipal às 16h, no “1º Festival Fuzuê LGBTQIA+: Arte, Celebração e Luta!”. O evento é gratuito, com retirada prévia de ingressos pelo Sympla. Espaço sujeito à lotação.

Marcha de Mulheridades Sapatão e LBT de BH

Data: 19/07/2025

Horário: 12h