ENTREVISTA ACONTECE NO DIA 01/07 E INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DO PROJETO “22 ENTREVISTAS NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA”
“A Revolução Liberal de 1820 e a Independência do Brasil” é tema da próxima conversa do projeto especial “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”, realizado pela Academia Mineira de Letras. O presidente da AML, Rogério Faria Tavares, entrevista o professor José Luís Cardoso em vídeo transmitido no dia 1º de julho, às 19h30, no YouTube da AML.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.
Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o professor José Luís Cardoso, da Universidade de Lisboa, autor de importante obra sobre a Revolução Liberal de 1820, na cidade do Porto, em Portugal, reflete sobre como tal acontecimento político mudou a história de seu país, encerrando o período da Regência e levando ao regresso de Dom João VI à sua terra natal, em 1821.
O professor também avalia como foram as relações entre a monarquia e as Cortes Constituintes eleitas para elaborar a primeira Constituição da história de Portugal e como a conduta de tais Cortes repercutiu no processo político da Independência. José Luís Cardoso não considera que haja elementos suficientes para afirmar que as Cortes pretendiam a ‘recolonização’ do Brasil, como afirmavam, na época, alguns líderes políticos brasileiros, defensores da autonomia do país.
Palestras virtual “A Revolução Liberal de 1820 e a Independência do Brasil” – com José Luís Cardoso
Data: a partir de 1º de julho, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Adicionar Comentários